terça-feira, 26 de maio de 2009

"Tenho orgulho de ser filho de político porque tenho um nome a zelar; a responsabilidade é grande", diz vereador democrata

Foto: Elpídio Júnior

O vereador Ney Lopes Júnior subiu à tribuna da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira, 26, e falou enfaticamente sobre as últimas declarações de ex-gestores sobre o andamento da CEI dos Medicamentos. Segue alguns dos trechos do pronunciamento:

"Gostaria de iniciar fazendo uso de uma frase do Eclesiástico. ‘Antes de julgar, procure ser justo. Antes de falar, aprenda.’

Vejam vocês, senhoras e senhores, como o mundo dá voltas.

Quem diria que o Partido dos Trabalhadores e o PCdoB ficariam contra a instalação de uma CPI para investigar irregularidades no governo federal.

O normal seria militantes do PCdoB e do PT, juntos com os militantes do PSTU, que ainda mantém sua ideologia, realizarem manifestações na Esplanada dos Ministérios pedindo para investigar a Petrobras.

E não precisamos ir muito longe.

Foi feita uma referência sarcástica aqui, e eu sei que não foi dirigida a minha pessoa, mas foi ao meu partido, em caráter claramente pejorativo, a uma entrevista do Secretário de Planejamento Augusto Carlos Viveiros, quando este falou do PPA, o Plano Plurianual, que deve ser votado nesta Casa até o mês de julho. Isso apenas por compor os quadros do meu partido.

É aí que eu pergunto se não seria pior ter em seus quadros, ex-gestores denunciados e investigados por um dos maiores esquemas de corrupção e desvio de verba pública da história do Natal. Como está sendo investigada a senhora Aparecida França, ex-secretária de Saúde, que pertence ao PCdoB. Um partido que tem historia e homens sérios, como o vereador George Câmara.

Por que o PCdoB nunca se posicionou sobre o caso? Por que não pediu a expulsão de seus quadros da ex-secretária, uma vez que estamos diante de fatos inequívocos? Fatos confirmados pelo depoimentos na CEI.

Não vim a esta casa com o propósito de discutir problemas mesquinhos, problemas particulares ou pessoais. Mas preciso dar uma resposta aos pronunciamentos que me antecederam. E pelos últimos depoimentos do ex-prefeito e da ex-secretária.

Quem é Aparecida França para vir falar em responsabilidade? Quem é Aparecida França para vir falar em moralidade?

Eu quero ver um cidadão natalense ou um vereador desta casa que tenha a coragem de dizer que a administração de Aparecida França, à frente da Secretaria de Saúde, foi uma administração saudável e que trouxe benefícios para nossa cidade. Um vereador do partido que ela faz parte e até hoje não se expressou. Sabe por que? Porque não tem o que dizer. Contra fatos não há argumentos.

Portanto, quanto as declarações da ex-secretária, que eu respeito, ao contrário dela, quero que ela venha a esta mesa, prestar esclarecimentos.

Ela alega que nós desconhecemos o papel do legislador, mas quem desconhece é ela.
Um dos principais papéis do legislativo é fiscalizar o executivo.

Eu tenho profundo respeito pelo ex-prefeito Carlos Eduardo, mas acredito que ele tenha passado por algum surto, quando manifestou que essa comissão especial não passa de uma patifaria.

Ex-prefeito que vem de uma linhagem política tradicional. Ele que administrou a cidade por seis anos e sabe a importância desse parlamento.

Além de dirigir criticas irresponsáveis e infundadas, em um determinado momento de sua entrevista, o ex-prefeito disse que eu pensei em desistir da participação da CEI.

Se eu fui o propositor da CEI, como é que eu iria desistir da participação?

Ele citou textualmente o meu nome, dizendo que eu teria manifestado ao vereador Raniere Barbosa esse desejo. Muito pelo contrário.

Estou a cada dia mais estimulado, porque tenho a certeza de que estamos conduzindo os trabalhos de forma ética, equilibrada e prudente. Embora, consternado diante dos depoimentos que aqui foram pronunciados.

Quer dizer que o Ministério Público e a Justiça não estão certos em investigar esse escândalo? Só há honestidade na maculação do ex-prefeito e da ex-secretária?

A sociedade vai conhecer a verdade. Vai conhecer quem são os responsáveis ou irresponsáveis.

Estou aqui cumprindo uma missão que o povo de Natal me confiou.

Na posse, um dos colegas disse que tinha orgulho de ter chegado aqui sem ser filho de político. Eu digo o contrário. Digo que tenho orgulho de ser filho de político e tenho uma responsabilidade muito maior, porque tenho um nome a zelar.

Eu tenho a responsabilidade de levar o nome do meu pai.

O maior legado, a maior responsabilidade é a de carregar esse nome.

Os senhores podem até discordar de algum posicionamento, mas tenho a certeza de que não se envergonham do comportamento político do ex-deputado Ney Lopes. Um homem público e estratégico da política do Rio Grande do Norte.

Para encerrar, deixo aqui a minha solidariedade a todos os vereadores que compõe a CEI."

Um comentário:

  1. Caro Eduardo Cloin, suas palavras são mais que suficientes para expressar o que boa parte da população conhece, todavia, há a necessidade de o cidadão acompanhar mais de perto, para se ter certeza de todos os fatos e/ou argumentos. Neutralizando minha opinião, venho parabenizar pelo pos, um forte abraços. William Douglas - pubwebtv.com

    ResponderExcluir