quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ney Lopes Júnior debate políticas públicas para a Cultura e homenageia o cantor Fernando Luiz

A Câmara Municipal de Natal realizará nesta quinta-feira (14), às 10h, no plenário da Casa, uma Audiência Pública para discutir políticas de incentivos a Cultura de Natal e na região metropolitana, a proposição é de autoria do vereador Ney Lopes Jr.(DEM).

Para participar da audiência foram convidados os representantes da Funcarte, Fundação José Augusto(FJA), Instituto Histórico e Geográfico, Teatro Alberto Maranhão(TAM), Centro de Turismo, dos Museus da Cultura Popular e Câmara Cascudo, Universidades,faculdades e grupos culturais da cidade.

Nessa quinta(14) às 18h também ocorrerá uma sessão solene para comemorar os 40 anos de carreira do cantor e compositor potiguar Fernando Luiz.


Perfil do Homenageado:

Sua primeira experiência como profissional foi como crooner do conjunto Apaches, em Natal, ano de 1969. Na capital, para onde havia se mudado com o objetivo de continuar seus estudos, Fernando estreou como disc-jóquei na rádio Nordeste AM no ano de 1972, onde permaneceu até o final de 1973, quando resolveu tentar a sorte no Rio de Janeiro.

Na Cidade Maravilhosa,em fevereiro de 1974 conquistou o primeiro lugar na Buzina do Chacrinha, na extinta TV Tupi, ganhando o título de “Calouro Exportação” do programa do Velho Guerreiro. No ano seguinte, gravou seu primeiro disco, um compacto simples pela gravadora Tapecar. No ano de 1979 Fernando ganhou o primeiro lugar no concurso promovido por Chacrinha na TV Bandeirantes que escolheu o melhor intérprete de Roberto Carlos.

Em 1981, de volta a Natal, foi diretor comercial do jornal Folha da Manhã, recém fundado pelo então Deputado Federal Carlos Alberto. No ano seguinte, depois de deixar o jornal Folha da Manhã, foi levado pelo radialista Assis de Paula para a rádio Trairy AM. no ano de 1984, ao gravar seu primeiro LP pela Gravason, de Belém do Pará.

O disco alcançou grande sucesso de vendas e a música Garotinha foi um dos maiores sucessos do norte e nordeste, o que tornou Fernando Luiz um dos artistas mais populares da região. Entre 1984 e 2004, Fernando gravou 15 discos: 02 Compactos simples, 07 LP’s e 06 cd’s, incluindo a coletânea “As Melhores de Fernando Luiz “ lançado pela gravadora Atração e o CD Canções Fraternas, com tiragem limitada, contendo composições inéditas ë versões inspiradas em passagens do Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário