sexta-feira, 8 de maio de 2009

Centenário da Arquidiocese de Natal é comemorado na CMN

Nesta quinta-feira (7), a comunidade católica comemorou os 100 anos da Diocese de Natal em sessão solene realizada na Câmara Municipal do Natal. Fiéis da comunidade católica potiguar, padres e autoridades marcaram presença na solenidade, que foi proposta pelo vereador Luís Carlos (PMDB).

Desde quando foi criada pelo Papa Pio X, em dezembro de 1909, a Diocese de Natal já abrangia todo o estado. Em fevereiro de 1952, o Papa Pio XII a elevou para a condição de Arquidiocese.
Nos seus quase cem anos de história, a Diocese de Natal se destacou por iniciativas reconhecidas nacional e internacionalmente. Dentre elas, a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Segurança”.

No decorrer de sua história, a Arquidiocese muito contribuiu para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, disse o parlamentar que propôs a sessão solene. “O trabalho de evangelização da Arquidiocese buscou equilibrar fé e vida, pregação, vivência e espiritualidade”, destacou Luís Carlos.

A cerimônia realizada no legislativo municipal foi coroada com a apresentação do coral Cantus Angelis, que entoou canções religiosas e de louvor.
O arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício, e o vigário geral da Arquidiocese, Padre Aerton Sales da Cunha, estiveram presentes na sessão solene. Também participaram da solenidade os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Ney Lopes Jr. (DEM), Hermano Morais (PMDB), Edivan Martins (PV), Júlio Protásio (PSB), Franklin Capistrano (PSB) e o deputado estadual Poti Júnior.

O vereador Ney Lopes Jr. durante a sessão relembrou, que a retomada do jornal A Ordem(infomativo impresso da Igreja Católica) deu-se com a participação do ex-Deputado Federal Ney Lopes de Souza.

"Com o jovem Ney Lopes de Souza, meu pai, e Dom Eugênio de Araújo Sales, o
jornal retomou sua 2ª fase, na década 60. Foi neste período que o
jornal viveu o seu “auge”, chegando a ganhar, inclusive, dois Prêmios Esso
de Jornalismo. Razão pela qual tenho muito orgulho do meu pai, pois com sua
vivência na Igreja, ele e minha mãe puderam repassar pra mim e para minhas irmãs
valores éticos e morais", afirmou.


Entre as ações sociais desenvolvidas nesta época, destaca-se a Rádio Educativa Rural de Natal, que alfabetizou centenas de pessoas, principalmente do interior do Estado, através do rádio. Outra conquista da época foi o incentivo à criação e organização dos sindicatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário