segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ministério Público e vereadores da CEI visitam depósitos dos Medicamentos



Na tarde desta segunda-feira, 31, representantes da Comissão Especial de Investigação dos Medicamentos, composta Ney Lopes Jr.(DEM), Hermano Morais(PMDB), Albert Dickson (PP)visitaram dois galpões na zona oeste da cidade e o Centro de Incineração da empresa Marquise, juntamente com a promotora da Saúde Elaine Cardoso e a Secretária Ana Tânia Sampaio.

O objetivo da visita proposta pelos parlamentares, foi coletar os atuais números levantados pela Secretária Municipal de Saúde com relação aos medicamentos de Natal. Os membros da CEI dos Medicamentos levaram a representante do Ministério Público e a secretária de Saúde para analisar os locais onde estão os medicamentos que serão incinerados, e os que aguardam o laudo laboratorial para saber se ainda há condições para que eles sejam utilizados.

A ida aos galpões revelou que o quantitativo dos números coletados pela SMS são exorbitantes. Conforme relato do chefe do Departamento de Material e Patrimônio-DMP, Oswaldo Borges. "Ao todo, mais de cinco toneladas de medicamentos já são consideradas impróprias para o consumo e ainda não foram incinerados, para que sirvam como provas para as investigações tanto do MP quanto da Câmara Municipal de Natal", disse Borges.

Além disso, mais de R$ 3,3 milhões em medicamentos e insumos estão interditados nos dois galpões utilizados pela SMS e na empresa responsável pela coleta dos medicamentos para o descarte, por não haver a confirmação se podem ser utilizados. Essa definição dependerá de resultados das análises feitas pelos laboratórios responsáveis.

Ao chegar Centro de Incineração da Marquise vereador Ney Lopes Jr. observou que as medidas recomendadas por parte da CEI foram acatadas pela Secretaria de Saúde e preservaram as ações da investigação. “O fato de ter pedido a suspensão da incineração dos medicamentos foi muito importante porque temos aqui a quantificação dos remédios desperdiçados”, disse Ney Jr.

O relatório de conclusão dos trabalhos de investigação deve ser concluído até a próxima semana e a partir daí será aprovado pelos membros da Comissão, posteriormente segue para ser lido em plenário e submetido à aprovação dos demais parlamentares da Casa. Se aprovado pelos vereadores seguirá para o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Procuradoria Geral do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário