sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Homenagem celebra centenário do ex-prefeito de Natal Claudionor Telógio


Na noite desta quinta-feira, 20, a Câmara Municipal de Natal celebrou em sessão solene o centenário de nascimento de Claudionor Telógio de Andrade. Segundo o propositor da homenagem, vereador Ney Lopes Jr. (DEM), a comemoração da nasceu da admiração e reconhecimento ao homenageado, que é seu avô.

Claudionor Telógio de Andrade nasceu em agosto de 1909, em São José de Mipibú. Graduado em Direito, atuou como juiz e promotor público e se destacou no Tribunal do Júri. Após a redemocratização, exerceu os cargos de Secretário Geral do Estado e membro do “Conselho Administrativo do RN”, por nomeação do Presidente da República; procurador fiscal; advogado da Fazenda e Consultor Geral do Estado.

Uma passagem marcante da sua história foi ter participado da composição da Assembléia Legislativa Constituinte do Estado, instalada em 1947, e participou da elaboração e promulgação da primeira Constituição do Rio Grande do Norte, após o “Estado Novo”.

Como prefeito natalense, apresentou propostas pioneiras, como a de criação da previdência social para os servidores municipais; a iniciativa da legislação que isentou do imposto predial os servidores públicos estaduais e municipais e a alteração do Plano Diretor da cidade, estruturando o bairro de Lagoa Nova.

Presidiu a Ordem dos Advogados do Estado, assim como o Instituto dos Advogados do RN. Na presidência da Ordem, relatou Ney Lopes Jr., Andrade buscou a liberdade, da plena justiça e dos direitos da cidadania. “Foi este caráter firme, demonstrado ao longo da vida, que justifica a homenagem póstuma na celebração do seu centenário de nascimento”.

Por sua trajetória, ele colecionou títulos e honrarias, como o de Professor Emérito, por ter sido fundador da Faculdade de Direito e da UFRN; as medalhas comemorativas do centenário do nascimento de Clóvis Beviláqua, conferida pelo Ministro de Educação e Cultura, Clóvis Salgado; de “Honra ao Mérito” pelos advogados do RN, além da “Medalha Osvaldo Vergara”, iniciativa da OAB do Rio Grande do Sul, pelos relevantes serviços prestados à classe dos advogados.

Na solenidade, Jurandyr Navarro e Iaperi Araújo também registraram a sua admiração pelo homenageado, com quem conviveram. Dentre as autoridades presentes na sessão, estiveram o Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado Valério Mesquita e parlamentares do legislativo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário