A decisão do presidente gerará grande desenvolvimeto econômico ao nosso estado. No Rio Grande Norte serão criadas duas, uma no município de São Gonçalo do Amarante e outra na cidade de Assu.
"Não poderia deixar de parabenizar o presidente Lula, pela decisão tomada nesta segunda-feira(06), na reunião ocorrida em Montes Claros(MG), com os governadores, por ter assinado o decreto que regumentará as Zonas de Processamento e Exportação.
Essa medida gerará um impacto extremamente positivo na economia do país e em particular do nosso Estado. São muitos os benefícios. Serão gerados mais de 50 mil empregos, o que melhoria e muito a realidade social do Rio Grande Norte.
Muitos países em torno do mundo já adotam essas Zonas, que nada mais são que áreas de livre comércio. Eu estive na China, visitando a cidade de Qingdao, e vi com meus olhos a gradiosidade do porto lá existente e das melhorias que uma área de livre comércio pode gerar.
Para o nosso estado será a rendeção econômica, pois escoaremos e exportaremos diretamente os produtos industrializados e matérias-primas que produzimos, porque somos privilégiados geograficamente. Estamos na esquina do continente no ponto mais proxímo da Europa, e com a implatação do aeroporto de São Gonçalo, reduzirá e muito os custos para empresas exportadoras.
E falar desse projeto pra mim é uma alegria, pois essa foi umas das lutas encampadas pelo pai o ex-deputado federal Ney Lopes, que tentou por muitos tempo ver implatado este projeto.
Realmente esperamos que o presidente Lula possa acatar o mais rápido possível, o pedido da Governadora Vilma de Faria para implatação das ZPE´s."
Saiba mais:
O que é uma ZPE?
As ZPEs são distritos industriais, cujas empresas são beneficiadas com a suspensão de impostos para exportar pelo menos 80% de sua produção. Os benefícios são garantidos por 20 anos e, no caso de indústria de grande porte, podem ser prorrogados por igual período.
A expectativa dos defensores do modelo é que a regulamentação da lei estimule as empresas interessadas em se instalar nessas áreas a encaminharem projetos ao Conselho Nacional das ZPEs, presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.
Com o decreto assinado, o conselho - formado pelos ministros do Desenvolvimento, Fazenda, Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Casa Civil - terá condições de aprovar novos pedidos de criação dessas áreas industriais, que podem ser apresentados por Estados ou municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário