quinta-feira, 26 de maio de 2011

Idosas festejam Dia das Mães





Nesta quinta-feira, 26, ocorreu uma tarde de homenagem ao Dia das Mães para as idosas integrantes do grupo NAPI, Núcleo Assistencial Pró-Idoso, na sede do Conselho Comunitário, localizado em uma das comunidades da Zona Norte de Natal. Durante a programação houve encenação de peças, recitais de poesias, homenagens, sorteios e distribuições de presentes. Estiveram presentes mais de setenta idosas do grupo.

Com a implementação da Lei 6.238/2011, de autoria do vereador Ney Lopes Jr. (DEM), o NAPI se tornou de Utilidade Pública Municipal. O Núcleo Assistencial é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por objetivo desenvolver atividades ocupacionais, educacionais, recreativas e religiosas com as pessoas idosas, de forma a valorizar a terceira idade.

Segundo Clenilder Clemente Xavier, uma das fundadoras do grupo NAPI, a tarde foi gratificante. “É inexplicável a sensação de alegria em ajudar ao próximo e ocupar o idoso com tarefas que fornecem qualificação e terapia. Oferecemos cursos de pintura, bordado, crochê, biscuit, costura. Promovemos passeios, brincadeiras e a festa chamada “Forró do Idoso” realizada na última quinta-feira do mês”, explica.

Além disso, ressaltou a importância de contribuir para a qualidade de vida dos idosos impossibilitados de frequentar o grupo. “Contamos com doze voluntários que se deslocam até a residência dessas pessoas para cooperar com a alimentação, higienização e o desenvolvimento das habilidades que auxiliem no meio doméstico”, reiterou.

Na ocasião, Maria do Socorro Soares, monitora do curso de pintura, esclareceu o motivo da grande procura das idosas em aprender a pintar. “Elas utilizam a pintura como arte para aplica-la nos utensílios domésticos e principalmente como fonte de renda”, declarou.

Já Hildete Moisés Gomes, integrante do grupo NAPI desde a fundação, fala da sua preferencia. “Admiro muito a pintura, mas preferi a arte de modelar, o biscuit”, ressalta.

Sendo assim, a presente iniciativa contribui para a valorização dos aspectos culturais dos idosos e também promove o desenvolvimento das aptidões que auxiliem nos ambientes doméstico, social e de lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário