domingo, 22 de março de 2009

SAÚDE: Ney Júnior encaminha apelo a Câmara Federal

Após avaliações feitas durante os trabalhos na Comissão de Saúde, o vereador Ney Lopes Júnior observou como medida de urgência a liberação pelo Ministério da Saúde do Cartão SUS para Natal, assegurando maior eficiência e rapidez no atendimento da população carente da cidade.

Ney Júnior solicitou à Câmara de Natal, o envio do requerimento para todos os membros da bancada federal do Rio Grande do Norte, no sentido de que se ultimem gestões junto ao Ministério da Saúde para a implementação urgente do cartão.

O vereador também solicitou explicações referentes aos recursos públicos já gastos na tentativa de implementar o programa na capital.

SOBRE O CARTÃO
O Cartão SUS é um sistema informatizado, de base nacional, que vincula os procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde ao usuário, ao profissional que o realizou e também a unidade de saúde. O sistema é conhecido pelo cartão entregue ao usuário com um número único de identificação em âmbito nacional.

A aquisição do cartão magnético é feita diretamente pelo Ministério da Saúde, com recursos do Tesouro Nacional. Até agora, milhões de reais já foram gastos no programa, que tem mais de 10 anos de criação e ainda não se concretizou na cidade de Natal apesar dos investimentos já realizados.

Considerada uma proposta promissora para controlar gastos, melhorar as condições de atendimento e racionalizar o Sistema Único de Saúde, o cartão se resume hoje a um cadastro de números de pacientes em relação a Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário