Os telespectadores da TV Câmara vão poder acompanhar em breve, a interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, do conteúdo transmitido pela emissora, beneficiando os portadores de deficiência auditiva. Isso será possível se a Câmara Municipal de Natal atender o requerimento do vereador Ney Lopes Júnior, que solicitou em caráter de urgência, a contratação de um intérprete para este fim.
Segundo o vereador, os surdos são cidadãos que podem e devem exercitar seus direitos e obrigações. “Direitos e obrigações que muitas vezes para as pessoas de audição normal, são tão básicos que se tornam imperceptíveis. Direito de poder explicar a um médico a dor que estão sentindo. A necessidade que tem e o que deseja. Direito de solicitar e receber informações.”
Ele diz ainda que o deficiente auditivo, sente-se um estrangeiro dentro do próprio país, e de sua comunidade, quando não sendo entendido em sua linguagem de sinais, fica praticamente incomunicável. “Entretanto isso está mudando. E mudará na exata medida em que pessoas dos diversos segmentos sociais se dispuserem a conhecer a linguagem própria dos surdos, contrariando a falsa lógica de que eles, por serem minoria, é que devem adequar-se aos demais.”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário