quarta-feira, 3 de junho de 2009

Câmara aprova Título de Cidadã Natalense para Sargento Regina

A Câmara Municipal de Natal aprovou na tarde desta quarta-feira, 3, o Título de Cidadã Natalense para a vereadora Sargento Mary Regina (PDT). Proposta pelo vereador Ney Lopes Júnior (DEM), a homenagem foi aprovada com 12 votos favoráveis e dois contra. Os demais vereadores estavam ausentes do plenário.

Para Ney Jr., a Sargento Regina é merecedora da cidadania natalense por seu histórico de lutas enquanto sindicalista e, em particular, por suas conquistas para os policiais militares do Rio Grande Norte.

"Minha intenção de apresentar esse título é única e exclusivamente de homenagear a cidadã Mary Regina dos Santos, o que julgo muito justo. Regina já fez muito pelo Rio Grande Norte, especialmente por Natal, na luta em defesa do trabalhador e da segurança pública, categoria que ela representa", explica o parlamentar.


O projeto contou ainda com a subscrição dos vereadores Bispo Francisco de Assis (PSB), Enildo Alves (PSB), Júlia Arruda (PSB) e Chagas Catarino (PP). A vereadora agradeceu emocionada a homenagem dos colegas.

A data para entrega do título ainda será definida pelo cerimonial da Casa juntamente com o propositor.

Biografia

Mary Regina dos Santos Costa nasceu no município de Mossoró em 12/09/1968. Filha de pescador, Regina mudou-se para Natal aos 12 anos para estudar. Mãe de Julian e Isadora, foi eleita para o primeiro mandato de vereadora com 5.498 votos.

Com sua história marcada por pioneirismos entrou na Polícia Militar em 1990, onde fez parte da primeira turma feminina. Em 1992 participou da primeira turma de formação de Cabos mista, era uma das nove mulheres entre 117 homens. Autorizada pelo então Comandante do Policiamento da Capital, Major Hugo, foi a primeira mulher a usar arma na PM do Estado e trabalhar no policiamento ostensivo. Até então as mulheres só atuavam nos setores administrativos.

No ano de 1996 entrou para Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar ainda como aluno-sargento (Al-Sgt). Formou-se Sargento como 1º lugar da turma e em 2002 iniciou sua luta pela categoria militar, atuando como vice-presidente da Associação.

Em 2004 foi eleita presidente, sendo a primeira mulher a comandar uma instituição militar. Ao fim do triênio em 2007, mesmo após a expulsão da Polícia Militar, teve o mandato prorrogado por mais um ano como reconhecimento das conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário