terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dia do Maçom é homenageado na Câmara Municipal





A Câmara Municipal de Natal, por iniciativa do vereador Ney Lopes Jr., prestou homenagem a Maçonaria em uma Sessão Solene realizada na noite desta terça-feira, 21, a propositura teve por objetivo comemorar o Dia do Maçom. Na oportunidade, o vereador Ney Lopes Jr. homenageou as três potências da Maçonaria no Rio Grande do Norte, a Grande Loja Maçônica, o Grande Oriente Independente e o Grande Oriente do Brasil. 

Os grãos mestres das referidas potências, Luiz Rocha Fernando Paiva e Fernando Abati, receberam a Comenda Padre Miguelhinho e o livro em comemoração aos 400 anos da Câmara Municipal de Natal.

O autor da iniciativa ressalta a importância da Ordem Maçônica. “A Maçonaria é uma das mais antigas organizações fraternais existentes no mundo. Em 1717, foi fundada em Londres a primeira loja maçônica. A Maçonaria respeita as opiniões políticas, as crenças religiosas de todos os homens. Caracteriza-se como uma instituição extremamente tolerante, alicerçadas nos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade entre os homens. Além disso, a Maçonaria é essencialmente filantrópica, filosófica e luta pelo progresso do homem na sociedade”, relata Ney Lopes Jr.

Os homenageados agradeceram a realização da solenidade. O primeiro a utilizar a Tribuna, foi o representante do Grande Oriente Independente-GOIRN. “Agradeço imensamente a iniciativa do vereador Ney Jr., pois reconhece a importância histórica e a contribuição da Maçonaria para a formação da nacionalidade brasileira, uma ajuda valorosa. A atuação da Ordem sempre esteve pautada em apoiar e lutar pela concretização dos ideais mais nobres da pátria, como a liberdade”, declarou Fernando Paiva.

Em seguida, falou o representante da Grande Loja Maçônica, o poderoso irmão, Francisco Canindé, que na ocasião representou o Grão Mestre Luiz Rocha. “Parabéns a Maçonaria é uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social”, disse.

Encerrando a solenidade o Grão Mestre Fernando Abati, do Grande Oriente do Brasil-GOB, mencionou a importância da data 20 de agosto, como o dia no qual se comemora em todo país, o Dia do Maçom. ”Em 20 de agosto de 1822, foi convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo , em face da ausência de José Bonifácio, Grão-Mestre que se encontrava viajando. Gonçalves Ledo seu substituto hierárquico na maçonaria brasileira, profere um eloqüente discurso, na ARLS Arte e Comércio em 20 de Agosto, onde era 1º Grande Vigilante. Expondo aos maçons presentes à necessidade de ser imediatamente proclamada a Independência do Brasil”, referiu Abati.

Participaram da solenidade também os vereadores Assis Oliveira, Luis Carlos e George Câmara, Coronel da 7ª Brigada de Infantaria do Exército, Francisco Reis, representando a Governadora do Estado, o Coronel da Polícia Militar, Francisco Freitas, o jornalista Litz Madruga, membros das três lojas e as integrantes Paramaçônicas Juvenis . Após a solenidade foi servido um coquetel no pátio de eventos da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário