terça-feira, 13 de setembro de 2011

Natal realiza I-Conferência Municipal de Juventude



Ney Lopes Jr.(DEM) participou da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Natal para debater com os jovens o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. A conferência aconteceu na manhã de hoje, 13, no Complexo Cultural da Zona Norte. A Conferência teve por objetivo aproximar a relação entre o poder público e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política municipal de juventude.

Para o representante da Câmara Municipal, Ney Lopes Jr. o fórum de discussão é uma oportunidade única para analisar as ações voltadas aos jovens. "A promoção de políticas eficazes, e que pode fazer a diferença na juventude, passa por uma integralização dos setores públicos. É inconcebível pensar ou se falar em avanços e perspectivas de forma isolada. O jovem geralmente é visto como um coadjuvante da sociedade, o que é uma visão totalmente errônea e deturpada. Vamos tentar construir em conjunto, proposta concretas para que tenham aplicabilidade. Gostaria de deixar uma reflexão aqui para todos, a juventude não é uma promessa de futuro são agentes sociais capazes de promover mudanças no nosso cotidiano. Para tanto só precisam de oportunidades para demonstrar sua criatividade e capacidade intelectual”, declarou o parlamentar.

Dentro da temática principal dos debates os assuntos abordados foram; a Juventude na Democracia, Participação e Desenvolvimento Municipal; Plano Municipal de Juventude: prioridades 2012-2015; Articulação e integração das políticas públicas de juventude. A realização dos debates nos grupos de trabalho formados durante a conferência.

Os subsídios da discussão serão utilizados como texto-base, elaborado a partir das formulações contidas nos documentos Política Nacional de Juventude: Diretrizes e Perspectivas e Reflexões sobre a Política Nacional de Juventude 2003-2010 do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve); nas diretrizes da Secretaria Nacional de Juventude; assim como em um Diagnóstico da Realidade das Políticas Públicas de Juventude em Natal, fornecido pela SECOPA.

A Conferência contou com a representações do poder público, sendo eles: Câmara Municipal do Natal, Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Lazer & Copa do Mundo FIFA, Subsecretaria Estadual de Juventude. Além das representações da sociedade civil organizada; o Canto Jovem, Centro Acadêmico de Gestão de Políticas Públicas – UFRN, Federação de Entidades Comunitárias e Associações Potiguares do Rio Grande do Norte – FECAP – RN, Marcha Mundial das Mulheres, Pastoral da Juventude, Posse de Hip Hop Lelo Melodia e Rede de Jovens de Terreiros e Matrizes Africanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário