terça-feira, 20 de setembro de 2011

Maurilio Pinto recebe homenagem na CMN






O delegado Maurílio Pinto, o Xerife Potiguar, foi homenageado na noite desta terça-feira (20) na Câmara Municipal de Natal pelos 47 anos de serviços prestados a segurança pública do Estado do Rio Grande do Norte. A proposta foi do vereador Ney Lopes Júnior (DEM) e subscrita por Aquino Neto (PV) e Heráclito Noé (PPS).


O vereador Ney Lopes Júnior (DEM) falou sobre a biografia de Maurílio Pinto e sobre sua importância para a segurança pública no RN. “Não significa uma homenagem apenas a um policial que se aposenta, mas um cidadão exemplar no exercício da sua difícil profissão, que constitucionalmente tem o dever de salvaguardar a ordem pública e proteger o cidadão. Não se trata, portanto, de um gesto simbólico, mas um ato de Justiça destacar e exaltar os valores profissionais do homenageado desta noite, que se aposenta após 47 anos de dedicação ao serviço público, como policial”, destacou o parlamentar.


Maurilio Pinto agradeceu a homenagem em um breve discurso. “Em toda a aminha vida busquei apenas trabalhar de forma exclusiva para polícia civil de forma prestativa a quem me procurasse, independente se era autoridade ou não”, disse e finalizou citando versos música Emoções, de Roberto Carlos. “O importante é que emoções eu vivi”.


Também participaram da solenidade o deputado Hermano Morais (PMDB), os vereadores Raniere Barbosa (PRB), Assis Oliveira (PR) e o presidente da Casa, vereador Edivan Martins (PV); o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Defesa Social, Edivan Bezerra; o diretor da Associação de Delegados Civis do RN, Henrique Maia; delegado geral da Polícia Civil, Fábio Rogério; além de representantes da segurança pública do Estado, amigos e familiares.


Biografia


Filho do Coronel Bento, Maurílio Pinto herdou do pai a dedicação à segurança pública. O Xerife, como é comumente chamado pelos colegas, começou a trabalhar como motorista de viatura aos 16 anos, na cidade de Patu, antes mesmo de se tornar uma agente. Depois de se formar bacharel em Direito, em 1975, foi exercer o cargo de coordenador de Polícia da Capital.

Se destacou na realização de operações até então inéditas na história da polícia potiguar. Uma das mais célebres foi o caso do assalto ao Banco do Nordeste de Assu, quando pela primeira vez no Estado houve uma perseguição aérea que terminou com a prisão do foragido em Belém/PA.



Fotos: Marcelo Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário