quarta-feira, 1 de junho de 2011

Usuários do CAPS Leste III conhecem a CMN



Usuários do CAPS Leste III tiveram uma manhã diferente nesta terça-feira (31). Eles conheceram as dependências da Câmara Municipal de Natal, um momento importante para a Casa Legislativa e para essas pessoas que buscam a ressocialização. O presidente da CMN, vereador Edivan Martins (PV), recebeu os ilustres visitantes.

A visita faz parte do Programa Escola na Câmara, que geralmente recebe crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, mas, dessa vez, acolheu os 39 usuários do CAPS III, os quais são portadores de transtornos mentais graves e crônicos.

“Toda semana nós levamos um grupo para passear e conhecer alguns pontos turísticos e históricos da nossa cidade. Isso tem o objetivo de integrar esses usuários a sociedade porque faz parte do tratamento deles. Não é apenas o uso de medicamento. A socialização também ajuda na cura desse tipo de transtorno”, explica o estagiário de psicologia do CAPS III, Vitor Gruska.

Eles já conheceram, entre outros locais, a Pinacoteca e o Forte dos Reis Magos. A visita pela CMN é uma forma de torná-los mais cidadãos já que durante o passeio eles aprenderam os seus direitos e deveres, a função dos vereadores e de outros setores da Casa.

“É uma grande alegria receber esses ilustres visitantes aqui na casa do povo, que também é a casa deles. Essa foi uma das visitas mais lúcidas que tivemos na CMN. Eles fizeram suas reivindicações claramente e nós vamos dar os encaminhamentos necessários para atendê-las”, disse o presidente da CMN, vereador Edvan Martins.

O vereador Ney Lopes Jr. também participou do bate papo com os usuários do CAPS. “Essa proximidade com a população é a essência do mandato dos vereadores. Aqui nós tivemos a oportunidade de conhecer de perto a necessidade deles e agora vamos trabalhar para resolvê-las”, disse Ney Jr.

Francisca Silva, que é usuária do CAPS, aprovou a visita. “A gente não pode ficar só tomando remédio. A gente tem que conhecer pessoas, lugares novos. Conheci o trabalho dos vereadores e gostei muito daqui”, disse Francisca.

A psicóloga do CAPS III, Conceição Valença, falou da importância dessa visita. “A loucura esteve na casa do povo. E nós temos que ocupar todos os territórios em busca dos nossos direitos. Precisamos fazer a população enxergar o direito de cidadania que cada uma dessas pessoas tem. E atividades como essa são importantes. Agradeço a toda a equipe da Câmara que nos recebeu tão bem”, finalizou Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário