segunda-feira, 27 de junho de 2011

Audiência discute prevenção às drogas na CMN



Ney Lopes Jr. chamou atenção para o abuso de substâncias lícitas, como o álcool.

A integração das políticas de educação, saúde, assistência social e juventude no uso do crack e de outras drogas foram tema da reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos pais, Familiares, Amigos e Usuários de Álcool e Outras Drogas, realizada nesta segunda-feira (27) na Câmara Municipal de Natal por proposição do vereador Ney Lopes Jr. (DEM).

O debate contou com a presença de representantes do Conselho de Entorpecentes do Rio Grande do Norte (Conen-RN), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) e das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Mulher.

Além do avanço no consumo de drogas ilícitas como o crack, a cocaína e o oxi, a audiência pública também tocou na questão das drogas lícitas como o álcool e o tabaco.
“Vivemos uma realidade triste em todo o país e que também está se alastrando por toda Natal. Espero que desse debate possamos sair com soluções concretas e viáveis para construir políticas públicas consistentes no combater as drogas lícitas e ilícitas em nossa cidade”, destacou o vereador Ney Lopes enfatizando que o uso de narcóticos hoje atinge todas as classes sociais.

Sobre as ações do executivo municipal referentes à questão, a secretária da Mulher Rosy de Sousa destacou a criação do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas (DPAD), que encaminha jovens em situação de dependência química para seis comunidades terapêuticas que mantém convênio com a prefeitura.

Outra ação destacada pela secretária é o projeto piloto “Prevenção é com a gente”, voltado para a capacitação de jovens sobre prevenção de drogas dentro das comunidades carentes. Atualmente, participam do programa 120 jovens oriundos do ProJovem Adolescente.
“A situação da mulher é ainda mais séria, porque entram na droga por causa dos parceiros chegando inclusive a atuar no tráfico. Não se trata apenas de uma questão de saúde. As ações devem ter uma atuação mais ampla”.

Participaram da audiência os vereadores Aquino Neto (PV), Assis Olveira (PR), George Câmara (PCdoB) e Adão Eridan (PR).

Texto e Fotos: Assessoria da Câmara Municipal do Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário