quinta-feira, 2 de junho de 2011

Severino Lopes recebe homenagem do Lógico Cursos

Dr. Severino Lopes residiu muitos anos, juntamente com sua família, onde hoje funciona a Unidade-I do Lógico Cursos







Na noite dessa quarta-feira, 01, o vereador Ney Lopes Jr. (DEM) e o ex-deputado federal, Ney Lopes de Souza, participaram da cerimônia de inauguração do Centro de Convivência Dr. Severino Lopes, na Instituição de Ensino Lógico Cursos Aliados, localizada em Tirol.

A iniciativa teve por finalidade ressaltar a figura humana e ações sociais realizadas pelo Dr. Severino Lopes, enquanto referência familiar, médica e desportista. A homenagem conduzida pelo professor de história, João Maria Fraga contou com a participação dos demais professores e alunos da escola, do coral APAE, autoridades e familiares do homenageado.

Durante a solenidade o professor de biologia e médico Carlos Rafael, ressaltou a importância do homenageado para educação. “É com orgulho que falo deste mestre e ser humano especial e diferenciado. A medicina transformou-se com seu trabalho. Ficou mais sensível e inclusiva. Rendeu muitos frutos. Expressões e ações como tratamento e atendimento humanizado, tão visto na área da saúde atualmente já era praticada há muito por Dr. Severino”, declarou.

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE se fez presente com a participação do coral formado por 25 crianças e adolescentes. A instituição iniciou suas atividades em Natal através do trabalho desenvolvido por Dr. Severino Lopes. O coral fez a abertura e o encerramento do evento com a apresentação das músicas, Asa Branca e Vamos Construir.

O diretor social da APAE, Dr. Murilo Barros também fez seu tributo e destacou o trabalho “Sua conduta médica transformou a vida de muitos excluídos. Dedicado a causa dos deficientes físicos e mentais foi um abnegado na luta por mais socialização e inclusão, aliais a família Lopes sempre foi sensível a está realidade social. Aqui referencio também, o sobrinho e o sobrinho-neto, o ex-deputado Ney Lopes e seu filho o vereador Ney Lopes Jr., respectivamente, pois a família Lopes de Souza desenvolve na política um belo trabalho na defesa dos direitos dos excepcionais”, disse.

Dr. Severino deixou um legado vivo para as instituições que fundou, especialmente, no Hospital Severino Lopes (antiga Casa de Saúde Natal) e na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho. Os estabelecimentos continuam a servir milhares de pessoas da sociedade potiguar. Atualmente os filhos perpetuam a missão deixada pelo pai.

SAIBA MAIS SOBRE DR. SEVERINO LOPES

O legado deixado pelo pai, marido, professor, médico psiquiatra e esportista é considerado um exemplo de vida. Mestre e Doutor Severino Lopes foi um dos fundadores do Curso de Medicina Legal da UFRN, além de professor e titular de psicologia médica na UFRN. Em sua carreira acadêmica recebeu diversas homenagens, uma delas foi intitulação como Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Severino Lopes desenvolveu um trabalho social em prol das crianças e jovens com necessidades especiais. Na década de 60, contribui para a fundação da rede de APAES no nosso país e fundou a APAE em Natal e em alguns municípios do Rio Grande do Norte, como Mossoró, Currais Novos e Caicó. Além disso, foi um grande incentivador do esporte paraolímpico e defensor da Educação Física e do Desporto para as pessoas portadoras de deficiência do nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário