terça-feira, 30 de março de 2010

Lavoisier Maia recebe título de cidadão natalense na CMN





O deputado estadual Lavoisier Maia recebeu um título de cidadão natalense com quase 27 anos de anos de atraso. O decreto tinha sido aprovado pela Câmara Municipal do Natal no dia 20 de setembro de 1983, como proposição do então vereador Gustavo Mariz. Agora, o vereador Ney Lopes Jr. (DEM) desengavetou o título.

A sessão solene que concede a cidadania foi realizada na noite desta terça-feira (30). “A vida pública passa por momentos de lutas, defesa de ideias, avanços, recuos e também atos de justiça. Vivemos neste momento um ato de justiça, praticado pelos ilustres membros da Câmara Municipal do Natal”, destacou Ney Lopes Jr.

O ex-vereador Gustavo Mariz, autor da proposição quando Lavoisier ainda era governador do Rio Grande do Norte, também foi convidado pelo vereador Ney Lopes Jr. para participar da sessão.

“Denominei ‘ato de justiça’ a honraria desta sessão, pelo fato do deputado Lavoisier Maia fazer jus à homenagem, em função de sua vida pública devotada aos interesses do Rio Grande do Norte, do Brasil e, em particular, à nossa cidade de Natal. Justamente por tais razões, me propus a ser co-autor na outorga do título de cidadão natalense ao deputado, como um gesto suprapartidário”, afirmou Ney Lopes Jr.

Lavô, como é mais conhecido o homenageado, está com 83 anos. Ele é natural da cidade de Almino Afonso, mas foi registrado em Catolé do Rocha, na Paraíba. Sempre dedicado aos estudos, ele se formou em medicina, na Universidade da Bahia, e veio residir em Natal no ano de 1957, onde foi obstetra e diretor da maternidade Januário Cicco.

Lavoisier Maia também ocupou cargos públicos como secretário de Saúde Pública, Governador do Estado, entre os anos de 79 a 83, e senador na época da Constituinte. No ano de 2008, chegou a lançar o “Um homem de superação”.

“É com grande satisfação que venho ao plenário desta Casa para receber o honroso título de cidadão natalense. Quero agradecer ao ex-vereador Gustavo Mariz, que fez a primeira proposição, e ao trabalho legislativo do vereador Ney Lopes Jr. e demais vereadores que autorizaram essa homenagem”, discursou Lavoisier Maia.

Um comentário:

  1. Ney Jr.

    Gostaria em nome de todos os moradores do Nova Natal, um dos bairros da zona norte fundado por Lavô, poder agradece-lo por este gesto tão importante a nós moradores de Natal em especial da zona norte da cidade. O povo sempre canta e encanta Lavô assim:

    "Um outro dia assim na minha frente,
    um homem vinha a caminhar,
    ele sabia não tava sozinho,
    tinha gente tanta gente pra le acompanhar. Hoje ele chega assim na minha frente e na memória derrepente venho a relembrar,
    Lavô eu... Lavô,
    Lavô eu vou com você,
    E Lavô eu com Lavoisier se foi bom vai ser melhor Lavô vou com você.
    Lavoisier que sorte que você
    chegou o meu Rio Grande do Norte fez você governador".

    Um abraço
    ZÉ NEGÃO

    ResponderExcluir