quinta-feira, 7 de abril de 2011

Câmara Municipal discute políticas públicas para Juventude



A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (07) uma audiência pública proposta pela vereadora Júlia Arruda (PSB) e co-participação do vereador Ney Lopes Jr.(DEM) para discutir as Políticas Públicas para a Juventude da cidade.

Os autores da proposta destacaram a importância de se realizar um trabalho conjunto para o desenvolvimento de programas voltados aos jovens, interligando o trabalho do Legislativo com o Executivo Municipal.

Para a vereadora Júlia Arruda esta é a oportunidade para os gestores municipais prestarem esclarecimentos sobre as políticas públicas direcionadas para os jovens em Natal. “É preciso que existam investimentos e projetos sérios em educação, esporte e cultura para a juventude. Também é necessário que o jovem seja incentivado a participar do debate político”, afirmou a parlamentar.

Já Ney Lopes Jr. destacou o descaso dos políticos com a juventude, "Muito se fala no jovem em época de eleição, mas as promessas e propostas ficam apenas no papel. A juventude da nossa cidade e do RN precisa de uma urgente reformulação nas políticas publica que lhe são ofertadas. Cadê a qualificação, as vagas e oportunidades de trabalho? Natal até o ano passado não tinha uma lei que instituísse o conselho municipal da juventude. Essa lei existe hoje e foi proposta por mim." declarou.

O parlamentar disse ainda ter sido procurado pelos movimentos sociais ligados a juventude que solicitaram a mudanças em alguns artigos da lei em vigor. Para tanto Ney Lopes Jr. e vereadora Júlia Arruda formarão um grupo com representantes da sociedade civil e órgãos do Poder Executivo que tenham ações e políticas direcionadas para os jovens.

A audiência foi extremamente prestigiada estiveram presente no plenário da Casa, líderes de movimentos sociais organizados que tiveram a oportunidade de debater os desafios enfrentados pelos jovens na sociedade, além de representantes da Diretoria dos Direitos Humanos Natal, Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL). Também participaram da audiência os vereadores Julio Protásio (PSB), George Câmara (PCdoB),Raniere Barbosa (PRB), Rejane Ferreira (PMDB) e Dinarte Torres (PV).

Rodrigo Cintra, titular SEJEL, afirmou que está empenhado no trabalho para a juventude nas comunidades mais carentes da cidade. “Estamos realizando um diagnóstico da situação dos jovens em todas as regiões de Natal”. Ele disse que ficou surpreso com o empenho da equipe da SEJEL que “tem realizado projetos importantes no campo da capacitação profissional e cultura”.

Segundo o coordenador do Centro acadêmico de Gestão de Políticas Públicas da UFRN, Adler Barros, esta audiência tem a finalidade de cobrar do poder público, ações consistentes para a juventude. “Os jovens de Natal precisam discutir questões que estão diretamente ligadas ao seu cotidiano. É bom ver a motivação de todos e espero que esse momento possa gerar medidas concretas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário