terça-feira, 20 de março de 2012

Ney Lopes Jr. fará audiência pública sobre a Síndrome de Down

O dia 21 de março é uma data importante, uma vez que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Durante toda essa semana e a próxima, muitas atividades serão realizadas em Natal, com intuito de esclarecer a sociedade sobre a síndrome. A Câmara Municipal de Natal também participa desta data. Por iniciativa do vereador Ney Lopes Jr., a Casa Legislativa realizará próxima terça-feira, 27, às 9h, uma audiência pública, no plenário Érico Hackradt, com a seguinte temática, “Síndrome de Down: O desafio da inclusão”.

O propositor explica a importância da audiência, “A Síndrome de Down, apesar de ser mais conhecida hoje em dia, ainda não se conseguiu acabar com preconceito. Durante a audiência pública mostraremos o quanto uma pessoa com Down é capaz de conduzir sua vida com independência e qualidade. A intenção maior é que nasçam sugestões para inserir as pessoas com Down em todas as esferas sociais”, declara o vereador Ney Lopes Jr.

Na oportunidade serão discutidas questões como o que é este acontecimento genético, as conquistas alcançadas, o preconceito, quais as ações desenvolvidas por instituições e pelos gestores públicos para ampliar a qualidade de vida das pessoas com Down, entre tantos outros. Para a discussão foram convidados os representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Poderes Legislativos, a sociedade civil organizada, através das entidades não-governamentais ligadas ao tema, agentes sociais, empresários, instituições religiosas e de ensino.

Sobre a Síndrome de Down

A Síndrome de Down é um acontecimento genético natural e universal. Ela é causada por um erro na divisão das células durante a formação do bebê (ainda feto). A titulo de esclarecimento, de cada 700 bebês que nascem, um tem Síndrome de Down. Por isso, qualquer mulher, independente da raça ou classe social pode ter um bebê Down. Até hoje, a ciência ainda não descobriu os motivos que provocam essa alteração genética, portanto não há como evitar. Entretanto atualmente, com as descobertas da medicina, sabe-se que para a criança down desenvolver todo seu potencial é importante que, desde cedo, seja amada e estimulada pelos pais, irmãos e profissionais habilitados.
A data
O dia 21 de março foi escolhido pela associação "Down Syndrome International" para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down em referência ao erro genético que a provoca. Todo mundo tem 23 pares de cromossomos. Quem tem Down tem três cromossomos no par de número 21 (daí a data 21/03).

Nenhum comentário:

Postar um comentário