quinta-feira, 8 de março de 2012

CMN homenageia as mulheres





A Câmara Municipal de Natal realizou na noite desta quinta-feira (8), sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na sessão 20 mulheres, representantes da sociedade natalense, sugeridas pelos parlamentares, foram agraciadas com a Comenda Comemorativa dos 400 anos da Câmara Municipal de Natal e com a Comenda Júlia Alves Barbosa.

A Comenda Júlia Alves Barbosa é um projeto da vereadora Sargento Regina (PDT), que homenageia a primeira mulher a ter assento no legislativo da capital potiguar, em 1928. Entre as homenageadas escolhidas pelos parlamentares estão a prefeita de Natal, Micarla de Sousa; a ex-governadora Wilma de Faria; e a advogada e jornalista Laurita Arruda Câmara.

Para a propositora da solenidade, vereadora Júlia Arruda (PSB) comemorar o dia da mulher é destacar as conquistas nos últimos anos. “Nós devemos comemorar nossas conquistas no mercado de trabalho. Nós tornamos lideres políticas. Mas temos muito a conquistar, pois ainda há resquícios de machismo e outras coisas que nos envergonham como a violência doméstica”, destacou a parlamentar.

O vereador Ney Lopes Jr. escolheu um verdadeiro exemplo de vida para homenagear, a senhora Bertha Ramalho Fernandes. A dona de casa é reconhecida em todo o Rio Grande do Norte por sua defesa e luta em favor das mulheres. "Cito Aristóteles para expressar a minha alegria na noite de hoje, o filósofo disse a celebre frase, 'a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las', e a senhora Bertha Ramalho Fernandes merece muito essa homenagem, uma mulher de fibra que se sobressaiu em suas ações e lutas. Conquistou direitos hoje essenciais para as empregadas domésticas, essa foi apenas uma das inúmeras vitórias", destacou.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, falou em nome de todas as homenageadas. “Tem mulheres que estão sendo reconhecidas pelo seu lado politico, por ser advogada, ser jornalista, dona de casa. Hoje nós avocamos as qualidades das mulheres. Eu tenho certeza que todas que aqui estamos por temos qualidades únicas”, discursou.

Também prestigiaram a solenidade a deputada estadual Márcia Maia, a diretora do Teatro Alberto Maranhão Dione Caldas e a o ex-deputado federal Ney Lopes.

Foram homenageadas:                                                                         
- Ver. Chagas Catarino: Rossana Sheila Resplandes Dacelar Viana
- Ver. Albert Dickson: Terezinha de Oliveira Lima
- Ver. Assis Oliveira: Professora Maria Enilda de Sá Leitão de Brito
- Ver. Dickson Nasser: Francisca Francineire de Sales de Aquino Mota
- Ver. Sargento Regina: Zélia Maria Silva do Nascimento
- Ver. Maurício Gurgel: Divone Cristina Campos Nunes Paes Garcia
- Ver. Fernando Lucena: Natália de Souza Melo Alves (In memoriam)
- Ver. Enildo Alves: Dra. Maria Lúcia dos Santos
- Ver. Osório Jácome: Professora Jerusa Portela Idesis Mesquita
- Ver. George Câmara: Joana Darc Leite             
- Ver. Franklin Capistrano: Cláudia Regina Canova  
- Ver. Júlio Protásio: Magda Silva Neri       
- Ver. Adão Eridan: Francisca Elizete de Andrade
- Ver. Ney Lopes Júnior: Bertha Ramalho Fernandes
- Ver. Júlia Arruda: Professora Wilma Maria de Faria
- Ver. Edivan Martins: Professora Maria Aparecida Ramalho Rocha
- Ver. Aquino Neto: Dra. Sheila Maria Freitas de Souza
- Ver. Adenúbio Melo: Micarla de Sousa
- Ver. Professor Luís Carlos: Maria Ceci Bezerra de Lima
- Ver. Raniere Barbosa: Laurita Arruda Câmara


Fotos: Elpídio Jr.
Com informações da Assecam 

Nenhum comentário:

Postar um comentário