quarta-feira, 28 de março de 2012

Advogado Bira Holanda recebe título póstumo de Cidadão Natalense



Uma passagem breve, mas com marcas que ficarão para sempre. Assim foi definida a vida do advogado Ubirajara de Holanda Cavalcante Júnior, mais conhecido como Bira Holanda, falecido em 2011 e homenageado pela Câmara Municipal do Natal nesta quarta-feira (28), quando foi agraciado com o título póstumo de Cidadão Natalense. O propositor da honraria, vereador Ney Lopes Júnior (DEM), enalteceu a postura e o exemplo que o homenageado deixou para amigos e familiares até ter a vida interrompida aos 26 anos, em um acidente automobilístico.

Estudante de destaque e advogado com futuro promissor, Bira Holanda nasceu em Manaus (AM) e teve atuação marcante no movimento estudantil potiguar, onde chegou aos quatro anos de idade, em 1990. Membro de grêmios estudantis e também do Centro Acadêmico do curso de Direito da UFRN, Bira foi presença constante em debates na universidade, representando alunos no Conselho Universitário da UFRN. O objetivo principal da vida era trabalhar por uma sociedade mais justa, sempre baseado nos ensinamentos que teve durante a graduação. Para isso, mantinha a atuação juntos aos demais estudantes de Direito, mesmo após concluir o curso.


Amigo da família do vereador Ney Júnior, o advogado também tinha a intenção de colaborar com o mandato do parlamentar. Ele sugeriu projetos de lei e, em alguns casos, o próprio vereador chegou a apresentar as propostas. Duas matérias que foram sugeridas por Bira Holanda e apresentadas posteriormente por Ney Júnior trataram sobre a inclusão de mulheres no mercado da construção civil e também referente à acessibilidade de pessoas com deficiência a locais onde ocorrem espetáculos culturais.

Na solenidade, familiares e amigos utilizaram a palavra para enaltecer a postura de Bira Holanda e o legado que ele deixou. Para Ney Júnior, mais do que o carisma e a boa índole que tinha, o advogado também sonhava em receber o título de Cidadão Natalense. "O título lhe faz justiça, tanto pelo amor que teve pela cidade de Natal, quanto pelos serviços que a ela prestou. Os seus pais, familiares e amigos podem se orgulhar daquele que homenageamos nesta noite, o mais novo cidadão natalense Dr. Ubirajara de Holanda Cavalcante Júnior", disse Ney Júnior.

Também participaram da solenidade o vereador George Câmara (PCdoB), representantes da OAB, do Alecrim Futebol Clube e da UFRN, além dos amigos e familiares que lotaram as galerias da Câmara Municipal do Natal.

Crédito das Fotos: Elpídio Júnior
Texto: Júlio Pinheiro (Assecam)

 






Além da paixão pelo curso que escolheu, Bira Holanda também era um apaixonado por futebol. Ele era conselheiro jurídico do Alecrim Futebol Clube, que era o time do coração, e sonhava em, um dia, presidir a equipe esmeraldina. A atuação junto ao clube também foi marcante e motivou a presença de diversos representantes do clube na homenagem, inclusive o presidente alecrinense, Orlando Caldas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário