terça-feira, 27 de março de 2012

Câmara discute políticas públicas para pessoas com Síndrome de Down






A Câmara Municipal de Natal realizou nesta terça-feira (27) no plenário Érico Hackradt, uma audiência pública para discutir as políticas públicas de inclusão para pessoas com Síndrome de Down.
 
O encontro, alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março, reuniu representantes da Prefeitura, do Governo do Estado e da sociedade civil para discutir as conquistas alcançadas, o preconceito, quais as ações desenvolvidas por instituições e pelos gestores públicos para ampliar a qualidade de vida das pessoas com Down.
 
O propositor da audiência, vereador Ney Lopes Jr. (DEM), destacou a necessidade de combater o preconceito em torno da questão. “As pessoas com Down são capazes de desempenhar qualquer função dentro da sociedade. Por isso, é necessário acabar com o preconceito e investir em mais políticas públicas em torno dessa questão”.
 
O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda Câmara, defendeu a inclusão das pessoas com Down nos serviços básicos de saúde, como pré-natal e vacinação. “Na parte médica não deve haver privilégio, precisamos melhorar a assistência para todas as crianças, incluindo as pessoas com Síndrome de Down”, afirmou. 

A presidente da Associação Síndrome de Down de Natal, Glauciane Costa Santana, apontou a falta de profissionais qualificados para dar atenção médica às crianças com Down. "O estado hoje sofre um déficit de pediatras e praticamente não há profissionais geneticistas que trabalhem nessa área. Faltam fonoaudiólogos e psicólogos na rede pública. Precisamos enfrentar o preconceito, mas também atentar para a estruturação dessas políticas pública", disse.  
 
Na área da educação, a representante do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME), Maria José Costa, destacou os avanços na inclusão de alunos com Down na rede de ensino.  “Estamos vencendo o preconceito. Os educadores hoje já estão mais preparados para trabalhar com esses alunos”, destacou.  

Crédito das fotos: Marcelo Barroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário