terça-feira, 22 de maio de 2012

Câmara discute projetos de mobilidade urbana para Natal





O trânsito na cidade de Natal e os projetos relativos à mobilidade urbana para a cidade foram tema de audiência pública nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Natal. A propositura foi do vereador Ney Lopes Jr. (DEM).

A audiência foi a quarta de uma série de debates que vem sendo realizada no plenário da CMN sobre o sistema viário da cidade.

Durante a audiência, o vereador Ney Lopes Jr.(DEM) sugeriu a implantação de corredores exclusivos para os transportes coletivos, a inversão do trânsito nas principais vias, como as avenidas Prudente de Morais e Senador Salgado Filho, para que em horários de grande fluxo estas vias tornem-se sentido de mão única.

O parlamentar ressalta que a verba para estas obras podem ser adquiridas através de empréstimos com organismos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Em 2009 visitei a sede do BID e lá detectei que para Natal existia uma rubrica de 34 milhões requerida na gestão municipal passada que não foi repassada para a cidade por falta de projeto”, declarou.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Marcio Sá, afirmou que existem projetos de melhoria do trânsito em estudo pela secretaria, como a criação de novos corredores de ônibus e ambulâncias, além das obras previstas para a Copa 2014. Porém, o crescimento do número de automóveis dificulta a realização das ações.

 “A Semob vem trabalhando continuamente para a melhoria do trânsito, sempre estudando soluções. Mas os incentivos governamentais para aquisição de veículos têm prejudicado as cidades brasileiras. O aumento de automóveis em Natal faz com que as obras de estrutura viária tenham um prazo de validade curto”, ressaltou.

Participaram da audiência o diretor do DETRAN-RN, Willy Saldanha, além de representantes da Secretaria Municipal de Juventudde, Esportes, Lazer e Copa (Secopa), Polícia Rodoviária Federal, UFRN, do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN) e do Sindicado dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (SINTRO) e da sociedade civil.

O vereador Aquino Neto (PV) também participou da audiência.

Com informações da Assecam e imagens de Marcelo Barroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário