quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nossa Senhora da Candelária é festejada em Natal







O vereador Ney Lopes Jr. (DEM) esteve nessa quarta-feira, 02, no encerramento das festividades a Nossa Senhora da Candelária, padroeira do bairro Candelária, localizado na Zona Sul da cidade. Ao lado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o parlamentar prestigiou a festa participando da procissão, que percorreu várias ruas do bairro. A imagem de Nossa Senhora foi levada pelo carro do Corpo de Bombeiros e ao chegar a Igreja foi saudada pela banda de música da Polícia Militar.

Os festejos a Nossa Senhora contou com intensa participação da comunidade, e foram três dias de homenagens com celebrações eucarísticas, novenas, louvores e shows. A última celebração da noite foi a realização de uma missa campal, no pátio em frente à igreja. A liturgia presidida por padre Júlio César, pároco da matriz, também teve a participação de diversos outros sacerdotes da capital e do interior.

Saiba mais sobre Nossa Senhora da Candelária:

A origem da devoção à Senhora da Candelária tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento. De acordo com a tradição da epóca, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de render um sacríficio (geralmente um cordeiro ou dois pássaros brancos) e assim purificar-se.

Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes dito: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas, 2, 29-33).

Pode-se dizer também, que a devoção a Nossa Senhora da Candelária , ou Nossa Senhora das Candeias , ou Nossa Senhora da Luz, se iniciou por volta de 1440 , através de dois pastores que guardavam seus animais perto de uma caverna na ilha de Tenerife , nas Canárias , em Portugal. Observaram certo dia, que o gado se recusava a entrar na caverna, apesar de seus esforços .

Os pastores entraram então na gruta e descobriram a imagem de uma Senhora com o filho no colo. Depois de encontrarem a imagem, os pastores não tiveram mais dificuldades com rebanho, e também obtiveram diversas outras graças, através a devoção a Virgem Mãe. A festa em honra a Nossa Senhora da Candelária é celebrada no dia 2 de fevereiro.

Fonte:Site Wikipédia e Arquidiocese de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário