quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Rotary Club é homenageado pela Câmara Municipal do Natal




Crédito das fotos: Elpídio Júnior

Por iniciativa do vereador Ney Lopes Jr. (DEM), foi realizada na noite desta quarta-feira (23), a sessão solene, na Câmara Municipal do Natal, em homenagem ao “Dia Municipal do Rotariano”. Para o vereador, que é integrante do Rotary, a comemoração desta data é um reconhecimento ao trabalho da instituição. “O Rotary Club é uma instituição não-governamental, de caráter suprapartidário e que é voltada para trazer dignidade à vida das pessoas.”, destacou o vereador.

A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Edivan Martins (PV), e contou também com a presença da deputada estadual Gesane Marinho (PMN), que representou a Assembleia Legislativa, do secretário municipal de Gestão de Pessoas Logística e Modernização Organizacional, Roberto Lima, que esteve representando a Prefeita Micarla de Souza, além da Governadora do Rotary Internacional Distrito 450, que abrange os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, Teresa Neuma Dantas.

Segundo Teresa Neuma, o Rotary leva apoio à sociedade com o trabalho voluntário a creches e hospitais. “O trabalho do Rotary não é assistencialista, é de fortalecimento e que transforma famílias e cidadãos com programas de inclusão social e digital”, frisou a rotariana.

O presidente da Câmara do Natal, Edivan Martins, fez questão de enfatizar que já foi aluno Rotary. “Os rotarianos desenvolvem um trabalho social na área de educação em Natal, e eu sou um dos beneficiados, pois fui aluno da Escola Rotary, no bairro das Quintas. Foi uma justa homenagem e o trabalho da instituição estimula o voluntariado e a pessoas que querem ajudar o próximo”, afirmou o presidente.

O Rotary é uma instituição internacional, que associa líderes, empreendedores e profissionais das mais diversas áreas empresariais, com a finalidade de trocar ideias e experiências, onde o interesse maior é realizar trabalhos sociais e humanitários. Foram homenageados com o diploma comemorativo, Heriberto Ferreira Bezerra, Richard Ribeiro Palmeira, Tereza Neuma de Castro Dantas, Katiúcia de Souto Nogueira, Maria Selma Porpino de Araújo, Maria Lúcia Silvano de Oliveira e Maria da Conceição Negreiros Falcão Bezerra.

A lei que instituiu o “Dia do Rotariano”, em 23 de fevereiro, foi aprovada em setembro de 2009, e é de autoria do vereador Heráclito Noé (PPS).

Texto: Assessoria CMN

A seguir o discurso na íntegra da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Municipal do Rotariano.

Senhoras e Senhores,

Gratifica-me presidir esta sessão comemorativa do Dia Municipal do Rotary Club. A honra é ainda maior, por ser rotariano e procurar, na medida das possibilidades, tornar realidade aquele lema histórico e permanente da nossa organização: “Dar de Si Antes de Pensar em Si” e “Mais Se Beneficia, Quem Melhor Serve”.

Tal objetivo rotário foi definido em 1911, na segunda Convenção da Associação Nacional de Rotary Clubs da América em Portland, Oregon. Na ocasião, o companheiro Arthur Frederick Sheldon afirmou que "apenas a ciência da conduta correta em relação aos outros vale a pena. Os negócios fazem parte da ciência de serviços humanos. Mais se beneficia aquele que serve ao seu companheiro da melhor maneira possível".

O Rotary é uma instituição, reconhecida internacionalmente, que associa líderes, empreendedores e profissionais das mais diversas atividades de negócios, com a finalidade de trocas de idéias e experiências, além de um companheirismo muito saudável, através do qual nós rotarianos procuramos ajudar às comunidades carentes dos mais diversos recantos do mundo.

O Rotary remonta aos anos de 1900, o início do século XX. Durante um passeio em Chicago, onde havia muitas empresas, PAUL Harris percebeu que seria boa idéia reunir um grupo de colegas de negócios em um ambiente de informalidade e de amizade. Aí surgiu o clube denominado Rotary.

A proposta seria realizar encontros rotativos, no escritório de cada um daqueles que aderissem ao movimento. Paul Harris compreendeu que o sistema de encontros periódicos seria ótima oportunidade para encorajar a tolerância política e religiosa e também para servir. Ele tinha a convicção de que a amizade levava à boa vontade e às grandes realizações.

Assim, nasceu o Rotary, que pode ser resumido ao poema de Bertold
Brecht:
Há homens que lutam um dia e são bons
Há outros que lutam um ano e são melhores.
Há os que lutam muitos anos e são muito bons.
Porém há os que lutam toda a vida. Estes são imprescindíveis.

Atualmente, o Rotary é a mais antiga Organização Não-Governamental e a única que possui uma cadeira cativa na Organização das Nações Unidas - ONU, com direito de opinar sobre os destinos da humanidade.

O Rotary visa promover, entre outros objetivos permanentes, a paz e a compreensão mundial, conscientizando as pessoas de todas as classes, sobre a importância do papel desenvolvido pela Fundação Rotária, no contexto social dos cinco continentes. O caminho a percorrer é a divulgação permanente, através dos meios de comunicações disponíveis, com o objetivo de concretizar as metas definidas.

A família rotária é hoje constituída de quase um milhão e meio de pessoas, todas elas comprometidas com os problemas gerados pela maléfica desigualdade social. Dentre vários os campos de trabalho destacam-se a educação e a saúde pública, sobretudo os projetos voltados para atender as necessidades nutricionais de crianças pertencentes a famílias carentes e, dessa forma, ajudar a reduzir o universo de 5 milhões de crianças que morrem desnutridas todos os anos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, divulgou que 2/3 das mortes infantis registradas, poderiam ter sido evitadas, se fossem fornecidas de forma criteriosa as vacinas e tratamentos direcionados as mães e recém-nascidos.
No campo da educação o maior desafio é erradicar o analfabetismo em nosso país, o que não constitui problema exclusivamente dos Governos Federal, Estaduais e Municipais, mas sim de cada cidadão, através do exercício da cidadania e responsabilidade social.

Aprender a ler e escrever é um direito de todo cidadão. Somente assim o homem poderá sentir-se verdadeiramente participante de uma sociedade. A oferta de oportunidades para disseminar o conhecimento desempenha papel essencial na erradicação da pobreza, no aumento das possibilidades de emprego, na promoção da igualdade entre os sexos, na melhora da saúde familiar, na proteção do ambiente e na promoção da participação democrática.

Preocupado com esta realidade desafiadora, os Rotarianos, inclusive, é claro, nós rotarianos de Natal e do Rio Grande do Norte executam projetos educacionais visando suprir as deficiências localizadas, priorizando à medida do possível, o desenvolvimento comunitário, a proteção e a preservação do meio ambiente.

Minhas Senhoras e Meus senhores
A Câmara de Vereadores de Natal, como legítima representante da
Comunidade, nesta sessão em Homenagem ao Dia Municipal do Rotary demonstra a gratidão e apreço a todos os clubes de Rotary de Natal, aos seus integrantes e dirigentes que, nos diversos setores da atividade, servem à cidade e contribuem de forma assinalável para o progresso e prestígio do nosso município, principalmente para a transformação de seres humanos na conquista de um espaço digno para atuar e viver.

Permitam-me homenagear os Rotarianos de Natal nas pessoas da companheira Ana Cristina Cabral e o companheiro Onofre Lopes Junior. Conhecendo ambos, até por laços familiares, posso testemunhar o espírito devotado de servir que encarnam, numa demonstração de que a filosofia e os princípios de Paul Harris prosperaram e deixam frutos. Ana Cristina Cabral e Onofre Junior espelham o mérito de todos os companheiros rotarianos, hoje homenageados nesta Câmara Municipal de Natal.

Estou absolutamente convencido, de que o futuro do Rotary não é definido por sua sede mundial, mas em cada Rotary Club, cabendo a cada rotariano fazer o que for necessário para enxergar no futuro uma sociedade mais justa e mais humana. Aliás, lembro Goethe, que dizia “vá até onde puder ver; quando lá chegar poderá ver ainda mais longe”. Nós rotarianos, neste Dia Municipal, firmamos o propósito de irmos até onde pudermos, para cada vez que chegarmos ao destino almejado, se tornar possível enxergar mais longe.

Obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário