segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ney Lopes Jr. participa de procissão em Santana do Matos



O candidato a Deputado Estadual Ney Lopes Jr.(DEM) esteve presente, nesta segunda-feira, 26, no encerramento da Festa de Sant´ana, e participou da procissão e missa em homenagem a padroeira do município de Santana do Matos.

A cidade localizada na mesorregião central do Estado festejou durante vinte dias a Santa protetora, por meio de programação religiosa com a realização de novenas, missas, batismos, procissão. O tema deste ano “Batismo, fonte de Vida e Missão”.

E também não faltaram eventos sociais durante a festividade. No largo da praça e ao lado Igreja Matriz aconteceram diversas apresentações culturais, como encontro de bandas, oficinas de contação de história, concurso de beleza, cavalgada e vaquejada.

A devoção da população santanense está intimamente ligada com o surgimento e a história da cidade. No inicio quando ainda era apenas o povoado da Fazenda Bom Bocadinho, de propriedade do português Manoel José de Matos.

A fazenda começava a dar sinais de prosperidade, uma forte seca prejudicou seriamente a lavoura e dizimou o gado. Manoel José, homem religioso, prometeu erguer uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Santana se a seca terminasse. A seca passou, e a Fazenda Bom Bocadinho voltou a crescer.

A capela foi construída, recebendo o nome de Santana do Matos, numa referência à santa milagrosa e ao dono da fazenda. O povoado foi iniciado nas proximidades da capela com o nome de Santana do Pé de Serra, passando posteriormente a ser chamado de Santana do Matos, num vínculo direto com a capela que lhe deu origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário