quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dr. Leide Morais recebe homenagem póstuma na Câmara Municipal de Natal



Fotos de Elpídio Júnior

Por iniciativa do vereador Ney Lopes Jr.(DEM), a Câmara Municipal realizou na noite desta quinta-feira dia, 11, uma Sessão Solene para homenagear "in memorian" o professor Leide Morais, ex-diretor da Maternidade Januário Cicco. A solenidade também fez parte das comemorações pelos 60 anos da Instituição Federal.

Durante a sessão, Ney Lopes Jr. relembrou em seu discurso a trajetória de determinação e dedicação do ilustre professor de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Na ocasião, o parlamentar também agraciou a família do homegeado com Diploma em nome da Casa Legislativa.

Coube ao filho Dr. Kleber Morais, atual Diretor da Maternidade, receber a honraria. O documento é um reconhecimento aos importantes e significativos serviços prestados a população de Natal, durante o exercício profissional do Dr. Leide Morais.

Emocionado, Dr. Kleber Morais agradeceu ao propositor e aos demais parlamentares da Câmara, pela realização da solenidade e também ao tributo ofertado a história de vida do seu pai. “Fico verdadeiramente muito feliz e emocionado por este momento especial e não tenho outra palavra que não seja Agradecimento.”

E completou sua fala dizendo, “Meu pai foi um incansável defensor de uma Saúde de qualidade para as pessoas menos favorecidas, através da Maternidade Januário Cicco pode realizar muitos benefícios, como professor e diretor da Instituição. Tenho certeza que não somente eu, mas toda minha família e o corpo de funcionários da maternidade também congregam do mesmo sentimento.”, declarou.

Estiveram presentes na sessão muitos familiares e amigos do Dr. Leide Morais, bem como, autoridades empresariais e políticas. O Deputado Estadual Lavousier Maia (PSB), os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e Aquino Neto (PV), a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Elizama Batista e a Sub-coordenadora de Saúde Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Bruno de Araújo que representaram respectivamente a Prefeita Micarla de Sousa e o Governador Iberê Ferreira de Souza.

Confira a seguir o Discurso na íntegra do Vereador Ney Lopes Jr.


Senhoras e Senhores,
Na vida privada e pública, há pessoas que passam e deixam lições e ensinamentos importantes para seus familiares, amigos e para as futuras gerações!

O Professor Leide Morais recebe hoje nesta sessão solene a homenagem póstuma da Câmara Municipal de Natal, dentro das comemorações dos 60 anos da Maternidade Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em cuja direção geral esteve no período de 1961 a 1989. A partir de 1961, a instituição passou a denominar-se Maternidade Escola Januário Cicco.

A iniciativa da homenagem, que tive a honra de propor, é o reconhecimento a um cidadão, que muitos conheceram e admiraram. Outros, não conviveram com ele, mas sabem e respeitam a sua história de vida. Para uns e para outros, o Professor Leide Morais ficou para sempre na lembrança, na tradição médica e de cidadania desta cidade de Natal, do Estado do Rio Grande do Norte, do Brasil e de outros países.


O professor Leide Morais partiu cedo para a eternidade. Se vivo fosse, estaria com 83 anos, em plena vitalidade para continuar a prestar serviços médicos que foi a grande marca de toda a sua existência. Lamentamos mas temos que nos conformar com a vontade de Deus!

Cordato, diplomata, atencioso, o Professor Leide Morais cativava a todos pela firmeza com que conduzia a cátedra e dirigia, com especial abnegação, a Maternidade Escola Januário Cicco.

Ele foi uma dessas pessoas “incomparáveis” a que se referiu Fernando Pessoa, quando disse que “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

A Maternidade Januário Cicco foi um legado do devotado médico Januário Cicco, que o Professor Leide Morais soube conduzir com carinho e devoção. O Dr. Januário Cicco, natural de São José de Mipibú, reestruturou a assistência médica na cidade de Natal, construindo o Hospital da Caridade Juvino Barreto – atual Hospital Universitário Onofre Lopes.

Em 1932, o Dr. Januário Cicco fundou a “Maternidade de Natal”, hoje a Maternidade Escola Januário Cicco. Embora concluído o prédio próprio da Maternidade em 1940, o espaço físico foi ocupado como Quartel General das Forças Aliadas e Hospital de Campanha, em função da II Guerra Mundial ter transformado Natal, em base militar aliada. Somente em 1950, a instituição começou a funcionar no novo prédio. Com a morte em 1952, do Dr. Januário Cicco, assumiu o comando da Maternidade o seu sucessor, Dr. Onofre Lopes da Silva, que deu continuidade ao trabalho pioneiro e ao sonho do seu fundador.

Além do Professor Leide Morais, passaram pela direção da Maternidade Escola Januário Cicco, eminentes profissionais da medicina potiguar, tais como, Doutores. João Tinoco, Joaquim Luz Cunha, Ivis Bezerra, Ivan Lins e Iaperi Araújo. O atual diretor é o Dr. Kleber Morais, filho do homenageado presente nesta sessão solene. A Maternidade transformou-se em referência na prestação de serviços terciários ao SUS e funciona como campo de ensino e aplicação prática para as profissões da área da saúde, cumprindo meritório trabalho de ensino, pesquisa e atenção sobretudo à população carente.

Senhoras e Senhores,
O nosso Homenageado foi um Chefe de família exemplar. Construiu a sua vida sentimental, ao lado da dedicada, amiga, companheira e esposa, Leda de Melo Morais, recentemente falecida. A Dra. Leda Morais era enfermeira de elevado conceito e complementou, ao lado do esposo, o trabalho de assistência médica e ambulatorial à milhares de natalenses carentes. O seu filho, médico Dr. Kleber Morais, espelhou-se na trajetória do pai e da mãe.

Ele dirige, com inegável competência, a Maternidade Escola Januário Cicco e detém respeitável qualificação profissional, com estágios e pesquisas permanentes na Europa, principalmente hospitais e entidades médicas da França.

O médico e escritor conterrâneo, Dr. Armando Negreiros, que integra o corpo médico da Maternidade Escola, escreveu brilhante artigo no jornal Tribuna do Norte, no último dia 15 de setembro, intitulado “Homenagem a Leide Morais”.

O texto observa que “o professor Leide Morais dirigiu a Maternidade Escola Januário Cicco, durante 28 anos. Nesse período, ele instalou a cátedra de obstetrícia; promoveu a integração com a ginecologia, criando o departamento de toco-ginecologia; fundou a residência médica; instalou diversos serviços de especialidades, para o atendimento da mulher (anestesiologia, mastologia, endocrinologia, citopatologia, infertilidade, etc.); estimulou bases de pesquisas; promoveu a qualificação do quadro de professores, com a formação de mestres e doutores.

Foi toda uma existência de obsessiva dedicação. Projetou o departamento em nível nacional e, mesmo, internacional. Entre esses professores, destacamos o professor da USP e de Campinas, Bussamara Neme, que se tornou seu amigo fraternal e o ajudou a construir a residência de toco-ginecologia, que foi a primeira residência médica da universidade”. Este o depoimento do Dr. Armando Negreiros, em relação ao professor Leide Morais.

Senhoras e Senhores,

Outra área de trabalho do Professor Leide Morais foi a nossa tradicional e respeitável Polícia Militar do RN. Atingiu o posto de Tenente-Coronel e demonstrou na instituição a sua competência como gestor público, criando o atendimento ambulatorial da Polícia Militar, de 1953 a 1962, o que, em verdade, foi a primeira semente para a posterior criação do Hospital Coronel Pedro Germano, inaugurado em 1963, no governo Aluízio Alves.

Em 1961, por indicação do então Magnifico Reitor, Onofre Lopes da Silva, Emérito Fundador da nossa Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi indicado para cátedra de ginecologia na Faculdade de Medicina, tendo em vista o afastamento, por motivo de saúde, do titular Professor João Tinoco.

Percebendo a elevada qualificação e espírito empreendendor do Professor Leide Morais, o Reitor Onofre Lopes o nomeou, na mesma época, diretor da então Maternidade Januário Cicco. O objetivo da UFRN era transformar a maternidade assistencial em hospital que desse suporte à programas de extensão universitária, através de um Hospital-Escola como apoio para a disciplina de obstetrícia, que começaria a funcionar em 1963.

Os registros históricos confirmam que o Professor Leide Morais, ao abraçar a dificil tarefa de reestruturar a Maternidade Januário Cicco, teve dentres outros colaboradores, o suporte de apoio e dedicação de dois médicos, à época plantonistas: doutores Araken Irerê Pinto –já falecido e cuja memória reverenciamos- e o dr. Lavoisier Maia Sobrinho, ex-governador do Rio Grande do Norte, que tive a honra de ser coautor de proposta, que lhe outorgou nesta Casa o título de Cidadão Natalense.

Senhoras e Senhores,

É inegável a grande contribuição que o Professor Leide Morais deu à saúde pública de Natal e do nosso estado. O seu tirocínio de gestor público tinha semelhanças com os processos de globalização atuais, quando se reconhece, que em qualquer atividade humana, é absolutamente fundamental a visão ampla e até minuciosa da realidade mundial. Não há profissional competente, sem uma macro visão do mundo.

Hoje em dia, predomina o princípio de que sem conhecimento global, em relação a troca de experiências, pesquisas e atualizações constantes, nenhum objetivo estável será alcançado, seja qual for o ramo da atividade humana.

Nesta linha, o Professor Leide Morais fez estágio de especialização na Espanha, onde pôde observar novas técnicas e métodos de procedimentos médicos e administrativos.

A propósito, o professor Araken Irerê Pinto, seu companheiro de Idealismo, publicou artigo na Tribuna do Norte, quando escreveu: “A maternidade era bem administrada pelos que lhe antecederam, porém, haviam resistências, incompreensões e dificuldades, superadas pelo nosso trabalho e a habilidade de Leide... Em 1961, tivemos, com a primeira turma de alunos, o início de um grande trabalho, pois o ensino da obstetrícia juntou-se com o de ginecologia num só departamento com a aposentadoria do professor Etelvino Cunha”.

Senhoras e Senhores,
Este o perfil do pai de família, médico, gestor público de alta qualificação e cidadão honrado, o Professor Leide Morais, postumamente homenageado nesta sessão solene, da Câmara Municipal de Natal. Recentemente, a sua memória foi igualmente homenageada, com a inauguração de um busto na Maternidade Escola e também o seu nome dado a uma Maternidade na Zona Norte, do município de Natal.

Já se disse que a morte é um sono sem sonhos. Entretanto, os sonhos idealistas do Professor Leide Morais continuam a serem sonhados por todos aqueles que têm a visão humana e cristã de assistir aos mais pobres, sobretudo no momento divino, no qual a mulher passa a ser mãe.

O nome do Mestre e Professor Leide Morais ficará para sempre gravado nesta cidade de Natal, como exemplo vivo de espírito público, amor ao próximo e, sobretudo, de que é perfeitamente possível alcançar a eficiência na prestação pública de serviços de saúde, área na qual a cidade de Natal é tão carente. O Professor Leide Morais comprovou ser possível atingir este grau de eficiência.

Resta, agora, os governantes seguirem o seu exemplo, em matéria de saúde pública, estimulando os talentos anônimos, a competência e a criatividade, ao invés do viciado e condenável clientelismo político eleitoral. Que o Professor Leide Morais seja realmente um exemplo a ser seguido por aqueles que acabam de sair vitoriosos nas urnas livres e têm responsabilidades com o futuro do nosso povo. Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário