quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ney Lopes Jr. propôs Título de Cidadania ao compositor Zé Dantas e a Iolanda Dantas


A Câmara Municipal de Natal aprovou, por unanimidade,  na sessão ordinária desta quarta-feira (27), dois Títulos de Cidadania Natalense propostos pelo vereador Ney Lopes Jr.(DEM). Os títulos homenageiam, respectivamente, o compositor José de Souza Dantas Filho (In Memoriam) e sua esposa Iolanda Simões de Souza Dantas. 

O parlamentar explica que a iniciativa é uma atitude de reconhecimento. "Este casal marcou para sempre a história da Música Popular Brasileira. Zé Dantas como grande compositor que foi, e Dona Iolanda como sua fonte de inspiração. Exemplo de companheirismo e dedicação. A obra deixada por ele é imortal. Até os dias de hoje, os grandes intérpretes da MPB cantam as suas composições”, declara.

O casal inspirador deixou raízes também na família. De Natal para o mundo,   a neta e cantora Marina Elali, empresta seu talento ao cenário artístico.

HOMENAGEADOS:

Iolanda  Simões de Souza Dantas
Filha, Esposa, Mãe, Vó, pianista  casou-se em 1954  com Zé Dantas com quem conviveu até 1962. 

Zé Dantas
Natural da cidade de  Carnaíba, Pernambuco, José de Souza Dantas Filho era médico, compositor, poeta e folclorista. Conhecedor e amante da sua cultura desenvolveu uma forte parceria com eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no inicio da década de 50.

E com Gonzagão iniciaram uma profícua série de sucessos assinados a quatro mãos, como "Vem Morena", "A Dança da Moda", "Riacho do Navio", "Vozes da Seca", "A Volta da Asa Branca", "Imbalança", "ABC do Sertão", "Algodão", "Cintura Fina" e "Forró de Mané Vito".  Um marco, na carreira da dupla, é a composição do clássico, "Sabiá", "São João na Roça", "Acauã" e "Xote das Meninas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário