quinta-feira, 14 de julho de 2011

Embaixador da Letônia visita a Câmara Municipal do Natal




A Câmara Municipal do Natal recebeu na tarde desta quinta-feira (14) a visita oficial do embaixador da Letônia no Brasil, sr. Artis Bertulis, que foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Edivan Martins (PV), pelo vice-presidente, vereador Ney Lopes Júnior (DEM) e pelos vereadores Adão Eridan (PR), Raniere Barbosa (PRB) e Sargento Regina (PDT). O embaixador da Letônia também está em Natal para inaugurar o Consulado Honorário da Letônia na capital potiguar, que terá como cônsul o engenheiro natalense Antônio Medeiros.

Na ocasião, o presidente da CMN Edivan Martins destacou uma futura parceria no segmento turístico entre Letônia e Natal. “Tanto a Letônia quanto Natal apresentam uma atuação no turismo muito forte e a presença do embaixador muito nos enriquece. A partir dessa visita o país e a nossa cidade poderão ganhar importantes investimentos, através de parcerias no aspecto turístico e cultural”, ressaltou Martins.

Para o vereador Ney Lopes Júnior o principal ponto do relacionamento entre Natal e Letônia é a questão portuária. “Eles têm um grande movimento do porto em Riga, que é capital da Letônia, onde circula uma boa parte da renda per capita do país, e acredito que com um estudo mais aprofundado teremos uma solução para beneficiar economicamente e socialmente a nossa cidade”, afirmou o vereador.

De acordo o embaixador Artis Bertulis, Natal foi escolhida para sediar um Consulado Honorário da Letônia devido a sua capacidade econômica e cultural. “O primeiro ministro da Letônia esteve no Brasil semana passada, onde assinou um contrato de cooperação entre o porto de Santos e o porto da nossa capital. No entanto, queremos ampliar esse contrato e estender a outras capitais brasileiras e Natal tem potencial para ser explorada. Além disso, temos a intenção de abrir o nosso porto para exportadores brasileiros e realizar um intercâmbio cultural entre Natal e Riga”, assegurou Bertulis.

Segundo Antônio Medeiros, cônsul da Letônia, o consulado dará apoio aos cidadãos letões que vieram a Natal para realizar negócios ou estabelecer residências fixas.

Texto: Assessoria da Câmara Municipal do Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário