Como de costume, quando volta de alguma viagem, o vereador Ney Lopes Jr. subiu a tribuna da Câmara de Natal para sintetizar o que ouviu no Congresso Internacional de Gestão Pública, que ocorreu em Washington, nos Estados Unidos.
Levantando a bandeira do turismo, ele disse que ficou muito decepcionado com a realidade de Natal. “A gente está muito atrasado em relação a outras cidades, que tem as mesmas condições, como sol, mal, belezas naturais.”
No congresso, o vereador observou vários dados de ONGs e institutos que trabalham com o turismo internacional. Dados que, segundo ele, apontam um crescimento turístico maior em algumas cidades da África, que na capital do Rio Grande do Norte.
“Qual é a política publica que vem sendo feita nos últimos 30 anos para desenvolver um turismo de qualidade? Apesar de o governo divulgar que Natal recebe dois milhões de turistas ao ano, nunca são revelados o quanto eles gastam na cidade e deixam de qualidade de vida para a população.”
Ney Lopes Jr. disse ainda que vai procurar o Secretário de Turismo da cidade, para repassar dados importantes que tomou conhecimento na viagem, ao visitar o BID. De acordo com o vereador, a gestão anterior solicitou ao banco, a quantia de quase 34 milhões de reais, em 2005, para fomentar o turismo, mas não efetivou o empréstimo. Segundo ele, o número da carta é o BR1056, e o dinheiro ainda pode ser retirado.
O vereador acrescentou que se Natal apresentar bons projetos ao Bid, mais investimentos podem chegar à capital. “O banco vai oferecer 800 milhões de dólares vários municípios brasileiros, em 2010. Acredito que Natal pode ser beneficiada.”
Aparteando o pronunciamento de Ney Lopes Jr, o vereador Hermano Morais parabenizou o colega pela preocupação de fazer uma prestação de contas sempre que viaja.