quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vereador Ney Lopes Jr. participa da posse da nova Procuradora Geral União


A advogada Caroline Bulhosa de Souza Nunes recebeu o cargo das mãos do Dr. Niomar de Sousa Nogueira. 

Um dos órgãos mais importantes na defesa do patrimônio público a Advocacia Geral da União-AGU, empossou na manha de hoje a primeira mulher a ocupar o posto de Procuradora-Chefe da União aqui no Rio Grande do Norte. Trata-se da Drª Caroline Bulhosa de Souza Nunes. A solenidade ocorreu na manhã de hoje, 29, no auditório da Procuradoria Geral da União, em Candelária.

O presidente em exercício, da Câmara Municipal de Natal, vereador Ney Lopes Jr.(DEM) esteve presente na ocasião e citou a importância da indicação. “Drª Caroline Bulhosa assume a função com muita disposição e comprometimento. O erário público norte-rio-grandense só tem a ganhar com a nomeação dela”, declara o parlamentar.

Em seu discurso, a nova-procuradora ressaltou a responsabilidade de assumir e continuar o trabalho do seu antecessor, Dr. Niomar Nogueira. “É uma honra inenarrável e grande satisfação abraçar esta função de Procuradora-Chefe da União aqui no Rio Grande do Norte. No entanto, a missão será um grande desafio, tendo em vista o excelente trabalho desenvolvido por Dr. Niomar a frente da AGU. Ainda assim, afirmo meu total comprometimento e dedicação com a instituição.”, assegura Caroline Bulhosa.

Na oportunidade diversas autoridades se fizeram presentes, dentre elas Procuradora Geral da União, Helena Maria de Oliveira Bettero, que representou o Ministro Luís Inácio Lucena Adams, Procurador Regional 5º Região, José Roberto Machado Farias, Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, Procurador Geral do Município, Bruno Macedo.


Sobre a Procuradora Geral da União do Rio Grande Norte:
A nova procuradora-chefe Caroline Bulhosa de Souza Nunes, de 32 anos, é natural de Feira de Santana, na Bahia, Casada. A advogada é filha do casal Zara Silva Nunes e Carlos Antônio Silva Nunes, ela exerceu diversas funções na Advocacia Geral da União, sendo sua última atividade a reponsabilidade da Procuradoria Seccional da União em Mossoró.

Sobre a Advocacia-Geral da União:
A Advocacia-Geral da União (AGU) é a instituição brasileira responsável pelo exercício da advocacia pública em âmbito federal. Por advocacia pública federal entende-se a defesa de todos os poderes da União em sede judicial ou extrajudicial, bem como o exercício de atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo Federal. Além disso, também representa o Brasil perante a justiça de outros países e jurisdições internacionais. Na Constituição Federal (art. 131), a AGU é tratada como função essencial à justiça, ao lado do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia Privada e da própria magistratura.

A Advocacia-Geral da União foi criada em 1993, por meio de lei complementar, tendo nascido da necessidade de distinguir as atribuições de defesa do Estado daquelas de defesa da sociedade e de fiscalização da lei, antes concentradas no Ministério Público. A partir da criação da AGU, o Ministério Público deixou de fazer a representação da União, que costumava ser feita por um órgão denominado Consultoria Geral da República.

De Olho na Cidade tem novo horário na Band




 O programa De Olho na Cidade, apresentado por Ney Lopes Jr., de segunda a sexta, na Band Natal, está de horário novo. Com o fim do horário  brasileiro de verão, a grade local da TV Bandeirantes foi alterada e o programa passou a ser exibido às 13h30. Há cerca de um ano no ar, o advogado e jornalista inova com o quadro Você Repórter, abrindo espaço para que o próprio telespectador apresente os problemas da comunidade.

O programa conta com diversos outros quadros, como o Procure Seus Direitos, onde Ney Jr. esclarece as dúvidas jurídicas dos telespectadores, De Olho na sua saúde, com a participação da nutricionista Fátima Nunes, a interação com o humorista Mafaldo Pinto, que retrata as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia do cidadão, matérias jornalísticas e as entrevistas completam a receita de sucesso. Sem esquecer a participação do telespectador através das redes sociais e por telefone.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Comissão de Justiça retoma os trabalhos


A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal iniciou os trabalhos para o ano de 2012 na manhã desta terça-feira (28).

Durante a reunião, os membros iniciaram a apreciação de matérias que serão votados em plenário esse ano. Entre os projetos que passam pela análise da comissão está o que dispõe sobre a reformulação no sistema de transporte público do município de Natal.

De acordo com o presidente da Comissão de Justiça, vereador Ney Lopes Jr. (DEM), após o parecer da comissão, o projeto deve seguir para análise da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transportes e Habitação.

“Estamos retomando os trabalhos após o recesso, analisando a constitucionalidade dos projetos e respeitando o cumprimento dos prazos, que sempre foi a marca da nossa Comissão”, destacou Ney Lopes Jr.

Crédito das fotos: Marcelo Barroso
Texto: Assecam

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vereadores recebem cópias do relatório da CEI dos Contratos



O presidente em exercício da Câmara Municipal de Natal, Ney Lopes Jr (DEM), solicitou na tarde desta quinta-feira (23) que fosse disponibilizada a cópia do relatório da CEI dos Contratos exclusivamente para os vereadores. O texto está disponível aos parlamentares desde o final da sessão desta tarde, na presidência da Casa.
Durante o horário reservado aos oradores do dia, Ney Lopes Jr. utilizou a Tribuna para explicar como será o processo de apreciação do relatório elaborado pelo vereador Bispo Francisco de Assis (PSB). “Assim que o documento foi protocolado na Presidência da Câmara solicitei a elaboração das cópias, para que cada vereador tenha conhecimento do conteúdo. Agora de posse da reprodução é possível fazer uma análise detalhada para termos embasamento quando o relatório for colocado em votação. Só gostaria de esclarecer como se dará o processo de apreciação no Plenário. Nós votaremos duas peças legislativas, uma é o relatório propriamente dito, com a descrição dos fatos, e a outra são os encaminhamentos, em outras palavras significa a conclusão do relatório. A primeira é imutável, já a segunda poderá ser acrescentado algum apontamento, mas nenhuma haverá retirada de dados inseridos nas peças”, esclarece o democrata.
O parlamentar ainda deixou claro que a prerrogativa, de incluir relatório na Ordem do Dia, e do presidente da Câmara Municipal de Natal e como a interinidade do vereador termina próxima segunda-feira, 27, ficará a cargo do vereador Edivan Martins (PV) colocar para votação. 


Fotos: Elpídio Júnior

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Começa a temporada do Carnaval em Natal



No final da tarde desta quinta-feira,16, ao som de antigas marchinhas de Carnaval, da Orquestra de Frevo do Maestro Maurício, o prefeito em exercício Edivan Martins, acompanhado do presidente, também em exercício, da Câmara Municipal de Natal, Ney Lopes Júnior, e de diversos secretários do município, foi recebido com muitas palmas, no Salão Nobre, do Palácio Felipe Camarão, para abrir a temporada de Folia de Natal.

O primeiro Grito de Carnaval, aliás, a primeira Palavra de Carnaval, foi do prefeito Edivan Martins, que agradecendo a presença do presidente da Câmara Municipal e dos secretários municipais de Natal, falou da importância de cada um deles, quando disse que todos eram imprescindíveis para o sucesso do Carnaval.

Para ter a certeza de que tudo sairá conforme o planejado, antes de chegar à sede da Prefeitura, Martins percorreu, com todas as equipes envolvidas, os cinco polos. “Está tudo pronto. Tudo à espera da animação dos foliões e também daqueles que se vestirão para trabalhar durante o período de Momo. Afinal, não existe um Carnaval sem o rufar dos tambores, nem sem os toques de clarins”, disse Edivan.

O vereador Ney Lopes Júnior também discursou, dizendo-se muito feliz em participar de um evento tão grandioso como o Carnaval de Natal. “Logo mais, daremos início à maior festa do Brasil, o Carnaval. E engana-se quem diz que em Natal não tem Carnaval. Prova contrária de tudo isso é que fomos recebidos por artistas tão talentosos, esses mesmos que farão a alegria dos foliões natalenses”, comemorou o presidente da Câmara.

Ratificando a importância desta grande festa, o prefeito Edivan disse que o mais importante é ter segurança. Para garanti-la, na manhã desta sexta-feira terá uma reunião com a governadora Rosalba Ciarlini, para em parceria garantir um Carnaval de Paz. E foi com este sentimento de alegria e paz que o Rei Momo Francisco Lima, com seus 120 Kg de pura simpatia, em seu 10º reinado, acompanhado das Rainhas do Carnaval e do Frevo, Andreza Cristina e Raíssa Rafaela, receberam oficialmente a Chave da Cidade do Natal, que nestes dias de folia, ficará sob a supervisão de sua alegria e animação.

A programação segue hoje à noite, com todos atendendo ao convite feito pelo prefeito em exercício, junto com o Rei Momo e a Rainha, para o tradicional Baile de Máscaras, às 19h, no Largo do Atheneu.


Com Informações da Assecom

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ney Lopes Jr. antecipa salário dos servidores da Câmara Municipal de Natal

A primeira sessão ordinária do ano contou com a participação da maioria dos parlamentares.


 O presidente em exercício, vereador Ney Lopes Jr.(DEM), abriu oficialmente os trabalhos do Legislativo Municipal nesta quinta-feira, 16. Além de presidir a sessão ordinária, o parlamentar já realizou seu primeiro ato como gestor. Em uma medida para valorizar e comtemplar os servidores da Câmara Municipal de Natal, por ocasião do Carnaval, o democrata antecipou para amanhã, 17, o pagamento dos funcionários da Casa. 

 Ney Lopes Jr. enfatizou no seu pronunciamento como será sua conduta a frente da Câmara. “Durante estes dias que estarei presidindo Casa, conduzirei os trabalhos com muito equilíbrio, coerência, imparcialidade e bom senso. Neste inicio do ano legislativo temos os impasses da CEI dos Contratos e os vetos do executivo para serem apreciados, além dos projetos de leis”, declarou.

 Com o salário antecipado mais de 700 funcionários públicos da CMN, incluindo ativos e inativos, serão beneficiados e poderão aproveitar os festejos carnavalescos ou efetuar pagamentos e sacar seus vencimentos em qualquer caixa eletrônico.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ney Lopes Jr. é empossado presidente da Câmara Municipal de Natal




A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira, 15, durante inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Antônia Fernanda Jales, localizada no bairro Cidade Satélite.

O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) administrará a presidência do Poder Legislativo Municipal, enquanto o vereador Edivan Martins (PV) exercerá a função de prefeito até o dia 27 de fevereiro, durante a ausência, por motivo de viagem, da prefeita Micarla de Sousa e do vice-prefeito Paulinho Freire.

O parlamentar enfatizou sobre o retorno das atividades legislativas. “Nestes dias que estarei a frente Câmara Municipal conduzirei os trabalhos com muito equilíbrio, coerência, imparcialidade e bom senso. Para este inicio do ano legislativo temos os impasses da CEI dos Contratos e os vetos do executivo para serem apreciados”, declarou.

A solenidade foi prestigiada pelos vereadores Osório Jacomé (PSC), Albert Dickson (PP), Adenúbio Melo (PSB), Maurício Gurgel (PHS), Enildo Alves (DEM), Assis Oliveira (PR) e Aquino Neto (PV), além de secretários municipais e lideranças comunitárias.


Fotos: Elpídio Júnior

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ney Lopes Jr. assumirá presidência da Câmara Municipal


A partir desta quarta-feira, 15, o vereador Ney Lopes Jr.(DEM) assume, por dez dias, o cargo de presidente da Câmara Municipal de Natal.

 A posse ocorrerá durante o período do Carnaval, no qual a prefeita Micarla de Souza (PV) e o vice-prefeito Paulinho Freire (PP ) se afastarão das funções, para passar os dias de folia fora da cidade. Em decorrência disto o vereador Edivan Martins (PV), atual presidente da Câmara, será o prefeito em exercício e o vereador Ney Jr., que é o seu sucessor imediato, presidirá o parlamento municipal. 

A transmissão do cargo acontecerá logo após a prefeita realizar a leitura da mensagem anual, na abertura dos trabalhos legislativos na Casa. A sessão solene está marcada para iniciar as 9h30, no Plenário Érico Hackradt, no Palácio Frei Miguelinho sede da CMN.