terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Presidente do Tribunal de Justiça recebe a nova mesa diretora da Câmara



A nova mesa diretora da Câmara visitou na manhã de hoje a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Judite de Miranda Monte Nunes. Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Edivan Martins, PV, e o vice, Ney Lopes Jr., DEM, fecharam parceria com o Tribunal para realização de projetos conjuntos.

Foi discutida a criação de um programa com as ações do TJRN na grade da TV Câmara, a promoção do projeto Procuradoria Comunitária, em meios às ações da “Câmara nos Bairros”, e um trabalho conjunto para a regularização fundiária no município de Natal.

Sobre a regularização, a presidente do Tribunal afirmou que irá aproveitar uma reunião com o prefeito em exercício, Paulinho Freire, para tratar do tema. Para a desembargadora Judite de Miranda, uma parceria com a Câmara também será muito proveitosa nesse sentido. “Quem quiser oferecer ajuda e sugestão eu aceito.”, disse ela.

“Pode contar com a nossa Câmara, que estamos de portas abertas”, declarou o vereador Edivan Martins. Ele acredita que o trabalho em conjunto com o Tribunal de Justiça será benéfico para a população.

Para o vereador Ney Lopes Jr., projetos como a da regularização fundiária pode gerar grandes benefícios para a cidade de Natal, uma vez que o número de pessoas que residem em terrenos sem registro no cartório ainda é grande.

“Há muitos anos, as pessoas ocuparam terras que não eram devidamente regularizadas nos cartórios e até hoje vivem um eterno tomento, sob pena de serem expulsos de suas casas. Daí a importância da regularização e de parcerias como essas.”, concluiu Ney Lopes Jr.

Ainda participaram da reunião, os vereadores Maurício Gurgel, PHS, e Júlio Protásio, PSB. Além do Controlador Geral da Câmara, Cristiano Barros, e do Procurador Thiago Fernandes.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ney Lopes Jr. prestigia Procissão de São Sebastião





O vereador Ney Lopes Jr. (DEM) participou nesta quinta-feira, 20, da tradicional procissão de São Sebastião padroeiro do bairro Alecrim, em Natal. O parlamentar percorreu todo o trajeto ao lado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), muito cumprimentada pelos devotos presentes.

A procissão tem aumentado o número de fiéis a cada ano, de acordo com a estimativa do Cel. Sergio, Coordenador de Segurança da Guarda do Governo do Estado, mais de 15 mil pessoas acompanharam a mobilização da Igreja Católica. Ao termino da caminhada de fé, Ney Lopes Jr. também participou da missa de encerramento da novena do padroeiro.

A cerimônia teve como celebrante o Pe. Campos, pároco da Igreja de São Sebastião aproveitou a ocasião para agradecer as presenças das autoridades no evento e também sugerir aos representantes da população, políticas públicas solidárias e voltadas para as pessoas menos favorecidas, principalmente para combater à miséria e desenvolver ações para melhorar a Saúde.

Na oportunidade também estiveram presentes o Deputado Federal, Felipe Maia (DEM), Deputado Estadual eleito, Hermano Morais (PMDB), os vereadores Franklin Capistrano (PSB), Assis Oliveira (PP), a Secretária Adjunta Estadual de Saúde, Ana Tânia Sampaio, a ex-governadora Vilma de Faria(PSB) e o ex-prefeito Carlos Eduardo(PDT).

Saiba mais sobre São Sebastião
O Santo Protetor contra peste, fome e guerras nasceu em Narvonne, França, no final do século III, e muito cedo seus pais se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado. Atingindo a idade adulta, alistou-se como militar, nas legiões do Imperador Diocleciano. A figura imponente, a prudência e a bravura do jovem militar, tanto agradaram ao Imperador, que este o nomeou comandante de sua guarda pessoal.

Nessa destacada posição, Sebastião se tornou o grande benfeitor dos cristãos encarcerados em Roma naquele tempo. Visitava com freqüência as pobres vítimas do ódio pagão, e, com palavras de dádiva, consolava e animava os candidatos ao martírio aqui na terra. O Imperador, enraivecido ante os sólidos argumentos daquele cristão autêntico e decidido, deu ordem aos seus soldados para que o matassem a flechadas.

À noite, uma mulher chamada Irene foi com algumas amigas ao lugar da execução, para tirar o corpo de Sebastião e dar-lhe sepultura. Com assombro, comprovaram que o mesmo ainda estava vivo. Desamarraram-no, e Irene o escondeu em sua casa, cuidando de suas feridas. Passado um tempo, já restabelecido, São Sebastião quis continuar seu processo de evangelização e, com valentia apresentou-se de novo ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusados de inimigos do Estado.

Diocleciano ignorou os pedidos de Sebastião para que deixasse de perseguir os cristãos, e ordenou que ele fosse espancado até a morte, com pauladas e golpes de bolas de chumbo. E, para impedir que o corpo fosse venerado pelos cristãos, jogaram-no no esgoto público de Roma.

Naquela ocasião, uma terrível peste assolava Roma, vitimando muitas pessoas. Entretanto, tal epidemia simplesmente desapareceu a partir do momento da transladação dos restos mortais desse mártir, que passou a ser venerado como o padroeiro contra a peste, fome e guerra.

As cidades de Milão, em 1575 e Lisboa, em 1599, acometidas por pestes epidêmicas, se viram livres desses males, após atos públicos suplicando a intercessão deste grande santo. São Sebastião é também muito venerado em todo o Brasil, onde muitas cidades o têm como padroeiro. No Rio Grande do Norte a cidade Caraúbas, na região Oeste, Nova Cruz,na região Agreste, e Parelhas, na região do Seridó.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ney Lopes Jr. visita sede do Tribunal de Contas do Estado



Os parlamentares Ney Lopes Jr. (DEM), Edivan Martin (PV), Adão Eridan (PR) e Albert Dickson (PP), atuais membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal, estiveram hoje pela manhã na sede do Tribunal de Contas do Estado.

Acompanhados por Tiago Fernandes de Souza, procurador Geral da Casa e Cristiano Barros Fernandes, Controlador Financeiro Interno e George Câmara se Souza diretor-presidente da Fundação Djalma Maranhão fizeram uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro-presidente Valério Mesquita.

Os vereadores foram parabenizar o presidente recém-empossado e buscarem parcerias com o TCE para melhoria dos serviços prestados pela CMN à população. Durante o encontro os edis solicitaram ao presidente do Tribunal que disponibilizasse técnicos para orientar e ampliar conhecimento do parlamento, não só o da capital, mas também das Câmaras Municipais do RN.

O conselheiro-presidente Valério Mesquita demonstrou interesse em estabelecer este elo de forma mais próxima. ”Fico realmente gratificado com esta abertura dos parlamentares de Natal e digo que estamos abertos para estreitar este relacionamento com Câmara e realmente firmar uma parceria efetiva das duas instituições”, declara.

O encontro que durou 40 minutos, ocorreu no gabinete da presidência e também conversaram sobre a Cultura do Estado, as deficiências estruturais dos prédios públicos, as ações para Copa 2014, a utilização da Escola de Contas para capacitar os técnicos e funcionários da Câmara e a criação de um programa na grade da TV Câmara para a divulgar ações realizadas pelo TCE.

Na ocasião também estiveram presentes do conselheiro Tarcisio Costa e do procurador-geral do Ministério Público junto ao TCE, Thiago Martins Guterres.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ney Lopes Jr. participa da Festa de Santos Reis







O vereador Ney Lopes Jr. esteve na tarde de hoje (06), na Zona Leste da cidade na procissão e missa de encerramento da Festa de Santos Reis. Durante o trajeto da procissão foram entoados louvores e orações em clima de alegria e paz, a chuva forte, no local, não atrapalhou a movimentação das centenas de fiéis presentes.

Segundo o parlamentar, a participação neste momento de fé é essencial para entregar a Deus mais um ano que se inicia, e pedir a proteção divina as atividades a serem exercidas. "Participo a muitos anos das Festividades dos Santos Reis Magos, e afirmo que não tem nada melhor do que agradecer a Deus por mais ano concedido e também pedir a proteção para as novas oportunidades", declara.

O Ney Lopes Jr. observou ainda, que a Festa de Santos Reis aumenta a cada ano a participação popular. "Gesto que demonstra a força e fé dos natalenses em nosso Senhor Jesus Cristo e também na devoção aos Santos Reis Magos."

A Festividade dos Santos Reis retrata uma grandiosa manifestação de fé e devoção popular, atualmente é considerada uma das maiores festas de padroeiros realizadas em Natal. A Festa que está na 75º edição foi organizada este ano por Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz, Pároco do Santuário e Pe. Cesar Luiz de Morais, vigário Paroquial da comunidade.

Na ocasião também participaram da caminhada de fé a governadora Rosalba Ciarlini, o vice-governador Robinson Faria, o senador José Agripino, o ministro Garibaldi Alves, o prefeito em exercício Paulinho Freire, o deputado federal Felipe Maia, deputado estadual Hermano Morais, vereadores e outras autoridades.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ney Lopes Jr. é empossado como vice-presidente da CMN




A nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal tomou posse na tarde desse sábado (1º) e irá comandar o Legislativo Municipal durante o próximo biênio 2011/2012. As principais metas da nova administração são com a modernização da Casa, agilidade na tramitação dos projetos e transformação da CMN em um dos centros de debates com os temas de interesse da cidade.

O presidente é o vereador Edivan Martins (PV), 1º vice-presidente é Ney Lopes Jr. (DEM); a 2ª vice-presidente, Júlia Arruda (PSB); o 3º vice-presidente, Maurício Gurgel (PHS); o 1º secretário, Júlio Protásio (PSB); o 2º secretário, Albert Dickson (PP); e o 3º secretário, Adão Eridan (PR). O 4ª secretário, Chagas Catarino (PP), só tomará posse posteriormente, pois ocupa o cargo de secretário Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

A sessão especial, realizada no plenário do Palácio Padre Miguelinho, contou com a participação do senador João Faustino, da prefeita Micarla de Sousa, do vice-prefeito Paulinho Freire, dos deputados estaduais Ricardo Motta e Sargento Siqueira, entre várias autoridades e familiares dos vereadores, que lotaram as galerias e até mesmo o plenário da casa.