terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ney Lopes Jr. retorna ao trabalho na CMN



Após cumprir licença médica, por uma semana, o vereador Ney Lopes Jr. (DEM) retornou as atividades na Câmara Municipal de Natal nesta terça-feira, 29. Os compromissos começaram cedo, com a reunião da Comissão Legislação, Justiça e Redação Final. Na oportunidade o parlamentar apreciou mais de 30 projetos de lei, juntamente com os demais membros da Comissão Permanente, os quais conseguiram zerar toda pauta.

Já à tarde, no horário da Sessão Ordinária foram aprovados dois Projetos de Lei, em primeira discussão, e cinco Requerimentos de autoria de Ney Lopes Júnior. As proposições legislativas tratam dos Projetos de Nº 052/2010 e Nº 097/2010, que dispõem sobre a criação do “Programa Praia Acessível, Lazer para Todos” e do “Alvará Digital”, respectivamente. As seguintes iniciativas retornaram ao plenário para apreciação definitiva até a próxima semana, no máximo.

Sobre Requerimentos:

Ney Lopes Jr. solicitou através do Requerimento de Nº 2774/2010, a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos pais, familiares, amigos e dos próprios Alcoólatras e usuários de Drogas. A proposta tem como objetivo adotar um fórum permanente para abordar as problemáticas dos dependentes químicos.

Outra solicitação é a de Nº 2773/2010, que trata sobre a Presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. O parlamentar requisitou presidir a Frente Parlamentar, pelo biênio 2011 e 2012, em virtude da futura renúncia do vereador Hermano Morais (PMDB), que assumirá uma vaga na Assembleia Legislativa a partir do próximo ano.

O vereador apresentou voto de profundo pesar pelo falecimento do dentista Dr. Clemente Galvão, ocorrido na ultima quarta-feira,24. O odontólogo era professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, tinha 85 anos. O cirurgião-dentista também foi o idealizador do Museu da Odontologia, localizado na Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia.

Os últimos requerimentos referem-se a dois votos de congratulações, o de Nº 2824/2010 é endereçado a Marcelo Rosado, recém eleito Presidente das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte. E para finalizar, o de Nº 2825/2010 que parabeniza a empresa Cia Exportadora Produtos do Mar-PRODUMAR, que completou 40 anos de fundação em Natal, nas pessoas de Rayana, Arimar e Juraci França.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ausência Justificada!




O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) ficará afastados das atribuições junto a Câmara Municipal de Natal até quinta-feira, 25. A ausência do parlamentar deve-se as expressas recomendações de ordem médica, proibindo-o de exercer qualquer atividade política ou profissional.

A obrigatoriedade do repouso absoluto deve-se a uma forte sinusite contraída a mais de uma semana. Ney Lopes Jr. despachará em casa as principais demandas das Comissões Permanentes da Casa Legislativa para evitar o acúmulo de projetos por decorrência do seu afastamento.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ney Lopes Jr. solicita ações a Prefeitura

A Câmara Municipal Natal aprovou três requerimentos de autoria do vereador Ney Lopes Jr.(DEM) na tarde dessa quarta-feira, 17.

As proposições são direcionadas as secretariais municipais de Natal. Dois deles tratam de duas solicitações endereçadas a Secretária Municipal de Urbanismo, SEMURB, no que diz respeito à construção de uma grande área de lazer no Conjunto Serrambi I e o outro se refere à elaboração de um projeto de implantação do parque ecológico na Zona Sul.

O terceiro versa sobre a limpeza das lagoas de captação situadas no Conjunto Pirangi, a solicitação é destinada a Secretaria Municipal de obras e Infraestrutura, SEMOPI.

Ney Lopes Jr. apresenta votos de Congratulações na CMN



O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) apresentou ao Setor Legislativo da Câmara Municipal Natal, dois requerimentos de votos de congratulações. O primeiro é direcionado ao jornalista Cassiano Arruda Câmara em virtude de um ano da fundação do Impresso Novo Jornal na cidade.



A segunda proposição são direigidas as professoras Ângela Paiva Cruz, atual vice-reitora, e a Fátima Ximenes, diretora do Centro de Biociências, foram eleitas reitora e vice-reitora, respectivamente, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em pleito realizado na quarta-feira, 10 de novembro para conduzir a Instituição durante o triênio de 2011 à 2015.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dr. Leide Morais recebe homenagem póstuma na Câmara Municipal de Natal



Fotos de Elpídio Júnior

Por iniciativa do vereador Ney Lopes Jr.(DEM), a Câmara Municipal realizou na noite desta quinta-feira dia, 11, uma Sessão Solene para homenagear "in memorian" o professor Leide Morais, ex-diretor da Maternidade Januário Cicco. A solenidade também fez parte das comemorações pelos 60 anos da Instituição Federal.

Durante a sessão, Ney Lopes Jr. relembrou em seu discurso a trajetória de determinação e dedicação do ilustre professor de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Na ocasião, o parlamentar também agraciou a família do homegeado com Diploma em nome da Casa Legislativa.

Coube ao filho Dr. Kleber Morais, atual Diretor da Maternidade, receber a honraria. O documento é um reconhecimento aos importantes e significativos serviços prestados a população de Natal, durante o exercício profissional do Dr. Leide Morais.

Emocionado, Dr. Kleber Morais agradeceu ao propositor e aos demais parlamentares da Câmara, pela realização da solenidade e também ao tributo ofertado a história de vida do seu pai. “Fico verdadeiramente muito feliz e emocionado por este momento especial e não tenho outra palavra que não seja Agradecimento.”

E completou sua fala dizendo, “Meu pai foi um incansável defensor de uma Saúde de qualidade para as pessoas menos favorecidas, através da Maternidade Januário Cicco pode realizar muitos benefícios, como professor e diretor da Instituição. Tenho certeza que não somente eu, mas toda minha família e o corpo de funcionários da maternidade também congregam do mesmo sentimento.”, declarou.

Estiveram presentes na sessão muitos familiares e amigos do Dr. Leide Morais, bem como, autoridades empresariais e políticas. O Deputado Estadual Lavousier Maia (PSB), os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e Aquino Neto (PV), a Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Elizama Batista e a Sub-coordenadora de Saúde Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Juliana Bruno de Araújo que representaram respectivamente a Prefeita Micarla de Sousa e o Governador Iberê Ferreira de Souza.

Confira a seguir o Discurso na íntegra do Vereador Ney Lopes Jr.


Senhoras e Senhores,
Na vida privada e pública, há pessoas que passam e deixam lições e ensinamentos importantes para seus familiares, amigos e para as futuras gerações!

O Professor Leide Morais recebe hoje nesta sessão solene a homenagem póstuma da Câmara Municipal de Natal, dentro das comemorações dos 60 anos da Maternidade Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em cuja direção geral esteve no período de 1961 a 1989. A partir de 1961, a instituição passou a denominar-se Maternidade Escola Januário Cicco.

A iniciativa da homenagem, que tive a honra de propor, é o reconhecimento a um cidadão, que muitos conheceram e admiraram. Outros, não conviveram com ele, mas sabem e respeitam a sua história de vida. Para uns e para outros, o Professor Leide Morais ficou para sempre na lembrança, na tradição médica e de cidadania desta cidade de Natal, do Estado do Rio Grande do Norte, do Brasil e de outros países.


O professor Leide Morais partiu cedo para a eternidade. Se vivo fosse, estaria com 83 anos, em plena vitalidade para continuar a prestar serviços médicos que foi a grande marca de toda a sua existência. Lamentamos mas temos que nos conformar com a vontade de Deus!

Cordato, diplomata, atencioso, o Professor Leide Morais cativava a todos pela firmeza com que conduzia a cátedra e dirigia, com especial abnegação, a Maternidade Escola Januário Cicco.

Ele foi uma dessas pessoas “incomparáveis” a que se referiu Fernando Pessoa, quando disse que “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

A Maternidade Januário Cicco foi um legado do devotado médico Januário Cicco, que o Professor Leide Morais soube conduzir com carinho e devoção. O Dr. Januário Cicco, natural de São José de Mipibú, reestruturou a assistência médica na cidade de Natal, construindo o Hospital da Caridade Juvino Barreto – atual Hospital Universitário Onofre Lopes.

Em 1932, o Dr. Januário Cicco fundou a “Maternidade de Natal”, hoje a Maternidade Escola Januário Cicco. Embora concluído o prédio próprio da Maternidade em 1940, o espaço físico foi ocupado como Quartel General das Forças Aliadas e Hospital de Campanha, em função da II Guerra Mundial ter transformado Natal, em base militar aliada. Somente em 1950, a instituição começou a funcionar no novo prédio. Com a morte em 1952, do Dr. Januário Cicco, assumiu o comando da Maternidade o seu sucessor, Dr. Onofre Lopes da Silva, que deu continuidade ao trabalho pioneiro e ao sonho do seu fundador.

Além do Professor Leide Morais, passaram pela direção da Maternidade Escola Januário Cicco, eminentes profissionais da medicina potiguar, tais como, Doutores. João Tinoco, Joaquim Luz Cunha, Ivis Bezerra, Ivan Lins e Iaperi Araújo. O atual diretor é o Dr. Kleber Morais, filho do homenageado presente nesta sessão solene. A Maternidade transformou-se em referência na prestação de serviços terciários ao SUS e funciona como campo de ensino e aplicação prática para as profissões da área da saúde, cumprindo meritório trabalho de ensino, pesquisa e atenção sobretudo à população carente.

Senhoras e Senhores,
O nosso Homenageado foi um Chefe de família exemplar. Construiu a sua vida sentimental, ao lado da dedicada, amiga, companheira e esposa, Leda de Melo Morais, recentemente falecida. A Dra. Leda Morais era enfermeira de elevado conceito e complementou, ao lado do esposo, o trabalho de assistência médica e ambulatorial à milhares de natalenses carentes. O seu filho, médico Dr. Kleber Morais, espelhou-se na trajetória do pai e da mãe.

Ele dirige, com inegável competência, a Maternidade Escola Januário Cicco e detém respeitável qualificação profissional, com estágios e pesquisas permanentes na Europa, principalmente hospitais e entidades médicas da França.

O médico e escritor conterrâneo, Dr. Armando Negreiros, que integra o corpo médico da Maternidade Escola, escreveu brilhante artigo no jornal Tribuna do Norte, no último dia 15 de setembro, intitulado “Homenagem a Leide Morais”.

O texto observa que “o professor Leide Morais dirigiu a Maternidade Escola Januário Cicco, durante 28 anos. Nesse período, ele instalou a cátedra de obstetrícia; promoveu a integração com a ginecologia, criando o departamento de toco-ginecologia; fundou a residência médica; instalou diversos serviços de especialidades, para o atendimento da mulher (anestesiologia, mastologia, endocrinologia, citopatologia, infertilidade, etc.); estimulou bases de pesquisas; promoveu a qualificação do quadro de professores, com a formação de mestres e doutores.

Foi toda uma existência de obsessiva dedicação. Projetou o departamento em nível nacional e, mesmo, internacional. Entre esses professores, destacamos o professor da USP e de Campinas, Bussamara Neme, que se tornou seu amigo fraternal e o ajudou a construir a residência de toco-ginecologia, que foi a primeira residência médica da universidade”. Este o depoimento do Dr. Armando Negreiros, em relação ao professor Leide Morais.

Senhoras e Senhores,

Outra área de trabalho do Professor Leide Morais foi a nossa tradicional e respeitável Polícia Militar do RN. Atingiu o posto de Tenente-Coronel e demonstrou na instituição a sua competência como gestor público, criando o atendimento ambulatorial da Polícia Militar, de 1953 a 1962, o que, em verdade, foi a primeira semente para a posterior criação do Hospital Coronel Pedro Germano, inaugurado em 1963, no governo Aluízio Alves.

Em 1961, por indicação do então Magnifico Reitor, Onofre Lopes da Silva, Emérito Fundador da nossa Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi indicado para cátedra de ginecologia na Faculdade de Medicina, tendo em vista o afastamento, por motivo de saúde, do titular Professor João Tinoco.

Percebendo a elevada qualificação e espírito empreendendor do Professor Leide Morais, o Reitor Onofre Lopes o nomeou, na mesma época, diretor da então Maternidade Januário Cicco. O objetivo da UFRN era transformar a maternidade assistencial em hospital que desse suporte à programas de extensão universitária, através de um Hospital-Escola como apoio para a disciplina de obstetrícia, que começaria a funcionar em 1963.

Os registros históricos confirmam que o Professor Leide Morais, ao abraçar a dificil tarefa de reestruturar a Maternidade Januário Cicco, teve dentres outros colaboradores, o suporte de apoio e dedicação de dois médicos, à época plantonistas: doutores Araken Irerê Pinto –já falecido e cuja memória reverenciamos- e o dr. Lavoisier Maia Sobrinho, ex-governador do Rio Grande do Norte, que tive a honra de ser coautor de proposta, que lhe outorgou nesta Casa o título de Cidadão Natalense.

Senhoras e Senhores,

É inegável a grande contribuição que o Professor Leide Morais deu à saúde pública de Natal e do nosso estado. O seu tirocínio de gestor público tinha semelhanças com os processos de globalização atuais, quando se reconhece, que em qualquer atividade humana, é absolutamente fundamental a visão ampla e até minuciosa da realidade mundial. Não há profissional competente, sem uma macro visão do mundo.

Hoje em dia, predomina o princípio de que sem conhecimento global, em relação a troca de experiências, pesquisas e atualizações constantes, nenhum objetivo estável será alcançado, seja qual for o ramo da atividade humana.

Nesta linha, o Professor Leide Morais fez estágio de especialização na Espanha, onde pôde observar novas técnicas e métodos de procedimentos médicos e administrativos.

A propósito, o professor Araken Irerê Pinto, seu companheiro de Idealismo, publicou artigo na Tribuna do Norte, quando escreveu: “A maternidade era bem administrada pelos que lhe antecederam, porém, haviam resistências, incompreensões e dificuldades, superadas pelo nosso trabalho e a habilidade de Leide... Em 1961, tivemos, com a primeira turma de alunos, o início de um grande trabalho, pois o ensino da obstetrícia juntou-se com o de ginecologia num só departamento com a aposentadoria do professor Etelvino Cunha”.

Senhoras e Senhores,
Este o perfil do pai de família, médico, gestor público de alta qualificação e cidadão honrado, o Professor Leide Morais, postumamente homenageado nesta sessão solene, da Câmara Municipal de Natal. Recentemente, a sua memória foi igualmente homenageada, com a inauguração de um busto na Maternidade Escola e também o seu nome dado a uma Maternidade na Zona Norte, do município de Natal.

Já se disse que a morte é um sono sem sonhos. Entretanto, os sonhos idealistas do Professor Leide Morais continuam a serem sonhados por todos aqueles que têm a visão humana e cristã de assistir aos mais pobres, sobretudo no momento divino, no qual a mulher passa a ser mãe.

O nome do Mestre e Professor Leide Morais ficará para sempre gravado nesta cidade de Natal, como exemplo vivo de espírito público, amor ao próximo e, sobretudo, de que é perfeitamente possível alcançar a eficiência na prestação pública de serviços de saúde, área na qual a cidade de Natal é tão carente. O Professor Leide Morais comprovou ser possível atingir este grau de eficiência.

Resta, agora, os governantes seguirem o seu exemplo, em matéria de saúde pública, estimulando os talentos anônimos, a competência e a criatividade, ao invés do viciado e condenável clientelismo político eleitoral. Que o Professor Leide Morais seja realmente um exemplo a ser seguido por aqueles que acabam de sair vitoriosos nas urnas livres e têm responsabilidades com o futuro do nosso povo. Muito Obrigado!

Câmara Municipal de Natal homenageia Leide Morais


Por iniciativa do vereador Ney Lopes Jr.(DEM), a Câmara Municipal realizará Sessão Solene, nesta quinta-feira dia, 11, às 18h, para uma homenagem póstuma ao professor Leide Morais, ex-diretor da Maternidade Januário Cicco. A solenidade faz parte das comemorações dos 60 anos da Instituição Federal.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ney Lopes Jr. comenta a supensão do ENEM

Em virtude dos últimos acontecimentos referentes à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, o vereador Ney Lopes Jr. (DEM) fez um pronunciamento na tarde desta quarta-feira, 10, no plenário da Câmara Municipal de Natal. O parlamentar ressaltou a importância de validar as provas realizadas nos dia 07 e 08,respctivamente, pelo Ministério da Educação.

O vereador declarou que apesar do erro ocorrido na impressão de algumas provas, o MEC deveria refazer somente as avaliações que foram erradamente confeccionadas, bem como, a dos estudantes que se sentiram prejudicados em relação ao Exame.

A preocupação do parlamentar se justifica, pois caso seja confirmada o cancelamento os estudantes provavelmente perderão o prazo destinado as matriculas nas Universidades e Faculdades que aderiram ao ENEM, como sistema de avaliação utilizado para ingresso acadêmico.

“Sei que é muito difícil as instituições atrasarem seus calendários em virtude do erro ocorrido na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio, mas seria de muito bom senso que as Universidades aguardassem a decisão final do Ministério da Educação, para que os alunos tenham seus esforços reconhecidos e seus direitos preservados, já que também não são culpados pelo equivoco”, explica.

Ney Lopes Jr. disse ainda que apresentará um requerimento endereçado a Secretária Estadual de Educação solicitando o número total de alunos participantes ENEM em Natal e nos demais municípios do Estado. A proposição visa saber qual é a quantidade exata dos estudantes que serão prejudicados, caso o MEC opte por invalidar as provas.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ney Lopes Jr. defende valorização profissional dos jornalistas



Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte presente na Audência Pública realizada pela Câmara Municipal de Natal


O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) utilizou o horário reservado as Lideranças Partidárias para parabenizar jornalista Nelly Carlos, Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte-SINDJORN, pela luta em favor da valorização profissional da categoria em nosso estado.

A Câmara Municipal de Natal realizou nessa segunda-feira, 08, uma Audiência Pública para tratar do tema. O parlamentar ressaltou em seu pronunciamento a importância do jornalismo para sociedade. "Para a nossa sociedade ter o direito a informação de qualidade é imprescindível que o profissional da Comunicação tenha boas condições de trabalho e um salário digno para sua sobrevivência", declara.

Ney Lopes Jr. que além de jornalista é advogado, ressaltou ainda a necessidade de estabelecer um diálogo harmônico com os empresários durante as negociações, e assim sensibilizar o patronato não apenas para contrair os legítimos dividendos do Mercado, mas alertar também da necessidade de prestigiar os jornalistas que tanto dignificam, através do trabalho realizado diariamente, a população norte-rio-grandense .

Nesta quarta-feira (10), às 10h, na sede da Delegacia Regional do Trabalho-DRT,localizada na Avenida Duque de Caxias, 80 - Ribeira acontecerá uma nova rodada de negociações com o empresariado. A seguir conheça a pauta de reivindicação;

Propostas da categoria apresentadas aos empresários do jornalismo:

Correção e atualização dos salários (Cláusula 1) de R$ 900,00 para R$ 1.500,00 repondo as perdas salariais dos últimos anos;

Criação de auxílio-alimentação (Cláusula 2) no valor de R$220,00;

Anuênio (Cláusula 10) a partir já do primeiro ano de trabalho;

Atualização monetária das Diárias (Cláusula 15);

Retorno do Delegado sindical (Cláusula 32).

Câmara aprova pojeto de lei de Ney Lopes Jr.

A Câmara Municipal de Natal aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira, 09, o Projeto de Lei Nº 212/2010, de autoria do vereador Ney Lopes Jr.(DEM), que inclui no âmbito da Administração Pública Municipal os zootecnistas como pertencentes à "área dos profissionais da saúde".

Ney Lopes Jr. foi procurado por um grupo de estudantes de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande Norte - UFRN, os quais solicitaram ao parlamentar a elaboração de uma proposta legislativa que contemplasse os profissionais.

“Considero ser uma reivindicação justa, para assim demonstrar a necessidade e importância desta categoria altamente capacitada a ocupar funções na Área de Saúde no nosso Município. Com a regulamentação, os zootecnistas poderão atuar no Centro de Zoonoses de Natal, por exemplo.”

Diferetemente do médico veterinário, que cuida da saúde do animal doméstico ou silvestre de forma mais direta, a profissão do zootecnista congrega um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao planejamento agropecuário, controle, gestão da produção e da produtividade dos animais.

Outras atribuições estão relacionadas a preservação das espécies e na sustentabilidade dos meios de produção, visa à proteção ambiental e a promoção da vida e do bem-estar social.