quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Meio Ambiente: restos de poda e lixo orgânico serão reaproveitados

Essa é a décima terceira lei de Ney Lopes Jr.(DEM), e foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 12.01.2010

Questões ambientais como reciclagem, sustentabilidade e combate ao desperdício de recursos naturais são assuntos da atualidade. Com foco nesta temática, a prefeita Micarla de Sousa (PV) sancionou a Lei Nº 6.040, que obriga o reaproveitamento do material orgânico derivado das podas de árvores e da coleta do lixo das feiras-livres.

A legislação, de autoria do vereador Ney Lopes Jr.(DEM), visa transformar lixo, em adubo, a ser utilizado, nos projetos de paisagismo e ajardinamento, em hortas comunitárias e escolares promovidos pela prefeitura. O processo para reaproveitar os detritos é simplificado, e tem por base a trituração.

O parlamentar esclarece a iniciativa da proposição; “O acúmulo de lixo é um dos principais problemas das capitais brasileiras. Muitos materiais que vão para o lixo podem ser reaproveitados ou reutilizados. Daí a idéia, através de um pequeno investimento com a compra de uma máquina própria para triturar, a prefeitura economizará bastante com destinação final dos resíduos”, disse Ney Lopes Jr.

O vereador reitera que a medida servirá também para preservar o meio ambiente. ”Essa medida une o útil ao agradável. Para se ter idéia, Natal produz atualmente 664 toneladas de lixo por dia, e material derivado das podas são mais de 800 toneladas por ano”, completou.

A regulamentação da lei resultará em economia de combustível para o município e no desafogamento dos aterros sanitários, pois não precisará ser transportada para o aterro da cidade. As despesas para executar a lei ficarão por conta das dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas, se for necessário.


Link para o Diário Oficial do Município:

http://www.natal.rn.gov.br/dom/arquivos_anexos/dom_20100112.pdf

Ney Júnior participa da procissão de São Sebastião em Caraúbas





A forte chuva no município de Caraúbas não foi problema para os fiéis realizarem a tradicional procissão de São Sebastião, padroeiro da cidade oestana. O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) esteve ontem (20), participando do encerramento da programação da semana dedicada ao "Santo Guerreiro”.

Na ocasião o parlamentar fez questão, juntamente com os fiéis, de fazer todo percurso da procissão, nas principais ruas da cidade. Ao término da caminhada de fé, Ney Lopes Jr. participou da benção do Santíssimo Sacramento, em frente à Igreja Matriz, fez o asteamento da Bandeira Nacional e falou em nome das autoridades políticas presentes.

“É com muita alegria que venho pela terceira vez participar aqui em Caraúbas, da Festa São Sebastião. Gostaria de deixar uma mensagem de gratidão por ser sempre tão bem recebido e por poder levar dessa terra as expressões e sentimentos da verdadeira fé cristã”, disse o vereador.

Além de Ney Lopes Jr. estiveram presentes o prefeito de Caraúbas Ademar Ferreira, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo(PDT), os deputados estaduais Getúlio Rêgo(DEM), Larissa Rosado, e a deputada federal Sandra Rosado(PSB), , Lauro Maia(PSB) e o jornalista Sávio Hadrackt.

A programação religiosa da festa incluiu uma cavalgada, missas, novenário, casamentos comunitários e procissões. A programação social da festa de São Sebastião 2010 foi encerrada com a apresentação dos artistas locais.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Campeonato estadual vai começar sem identificação de torcedor

Lei está em vigor há quatro meses, mas aguarda regulamentação.

Embora Natal tenha uma lei municipal de autoria do vereador Ney Lopes Jr. (DEM), que obriga a identificação do comprador de ingresso para partidas de futebol, o Campeonato Estadual vai começar no próximo dia 24 sem que ela seja colocada em prática.

A não regulamentação da lei por parte da Secretaria Municipal da Juventude do Esporte e do Lazer (SEJEL) fará com que os torcedores continuem indo aos estádios sem a devida identificação.

“Natal foi pioneira na iniciativa de combater atos de vandalismos nos estádios de futebol, mas é preciso agora operacionalizar a lei municipal. A cidade de Curitiba (PR) teve uma lei semelhante sancionada segunda-feira (11)pelo prefeito Beto Richa. Lá, a lei entrará em vigor com 90 dias e a proposta surgiu depois do vandalismo provocado no estádio Couto Pereira, na partida entre Coritiba e Fluminense, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Tenho certeza que Natal poderá seguir os moldes da regulamentação do Paraná”, disse o vereador Ney Lopes Jr.

A lei municipal Nº 0292/2009 determina que a identificação do torcedor seja realizada pela SEJEL em conjunto com a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) no ato de aquisição do ingresso que dá acesso as dependências dos estádios situados na cidade do Natal. “Essa é uma reação política aos atos de vandalismo provocados pelas gangues que se infiltram nas torcidas organizadas”, salientou o parlamentar.

Em Curitiba, a lei entrará em vigor na metade do Campeonato Paranaense e da Copa do Brasil. Todos os jogos em estádios com capacidade superior a 15 mil pessoas terão de exigir documento para cadastro dos espectadores. Em princípio, o descumprimento da lei vai render advertência por escrito ao clube.

Em caso de reincidência, a associação estará sujeita a multa (R$ 5 mil e de R$ 10 mil). Na hipótese de desobediência à lei, mesmo após a aplicação das penalidades, será cassado o alvará de localização e funcionamento do estádio de futebol.

A nova lei, em Curitiba, funciona basicamente assim: os realizadores dos jogos devem fotografar o rosto para identificar os torcedores e relacioná-los com o ingresso adquirido. O aparelho será dotado de mecanismo de gravação de imagem, que ficará vinculado ao cadastro, registrando o dia, a hora e o local de acesso ao estádio.

As informações gravadas deverão ser preservadas por 30 dias para instrução de eventual inquérito policial, administrativo ou ação judicial. Funcionários dos clubes, próprios ou terceirizados, com desempenho de alguma atividade no local da partida, também devem ser identificados e portar documento que permita a visualização de seu nome, função e foto.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ney Júnior participa de procissão em Santos Reis







O vereador Ney Lopes Jr. esteve presente na tarde desta quarta-feira, 06, na procissão de fé no bairro de Santos Reis. A caminhada fez parte do encerramento das festividades em comemoração aos santos padroeiros da comunidade.

A ocasião contou a presença de centenas de populares, religiosos e políticos no intuito de homenagear, pedir bênçãos e agradecer aos três Reis Magos pelas graças alcançadas.

Desde o dia 2, o bairro da zona leste festeja os padroeiros, com programação religiosa e cultural, com a participação de grupos folclóricos, shows musicais, além de barracas com comidas típicas.

Este é o quinto ano que o vereador Ney Lopes Jr. participa da festa. "A festa dos Santos Reis Magos é uma verdadeira expressão de fé do povo natalenses, com certeza a maior procissão da cidade. Participo desde 2005, pois acredito que é importante e bom agradecer a Deus por tudo que passou, e entregar nas mãos Dele a nova caminhada que se inicia." disse o parlamentar.

Saiba Mais
O dia 6 de janeiro é celebrado na Igreja Católica como a Festa da Epifania, em alusão ao encontro dos Reis Magos com o menino Jesus.

Neste ano, o feriado municipal completa 73 anos de realização, com o tema: “Eucaristia, Pão da Unidade dos Discípulos e Missionários”. As celebrações dedicadas aos Reis Magos estão inseridas na programação do Ano do Congresso Eucarístico Nacional 2010.