segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ney Lopes Jr. participa do Seminário de Educação do PSDB em Natal





O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) participou no último sábado,26, do seminário "Educação e Inclusão Social", que o PSDB promoveu em Natal. O evento foi organizado pelo Deputado Federal Rogério Marinho(PSDB), no Hotel Praia Mar e contou com a participação dos candidatos a Presidência da Replúbica, os governadores Aécio Neves(PSDB-MG) e José Serra(PSDB-SP).

Além das presenças do presindente nacional do partido Sérgio Guerra, deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES), presidente do Instituto Teotônio Vilela, senadora Marisa Serrano(PSDB-MS), os secretários estaduais de educação de São Paulo, o ex-ministro Paulo Renato Souza, e de Minas Gerais, Vanessa Guimarães Pinto, presidente nacional do Democratas Rodrigo Maia, os senadores Rosalba Ciarlini, José Agripino e o deputado federal Felipe Maia, prefeitos, deputados estaduais e vereadores de todo o estado.

Na ocasião os governadores Aécio Neves(MG) e José Serra(SP) demonstraram ações bem sucedidas na área da educação dos seus estados e propostas para realizar em todo páis caso ganhe o pleito em 2010. O evento foi o quarto de uma série de seminários regionais que o partido está fazendo em diferentes regiões do País.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Câmara Municipal de Natal homenageia José Agripino Maia



A solenidade foi proposta para comemorar os 30 anos de vida pública do senador democrata


O senador José Agripino Maia (DEM/RN) recebeu na manhã desta sexta-feira (25), em sessão solene no Plenário Erico Hackradt, da Câmara Municipal do Natal, homenagens pelos 30 anos de dedicação à vida pública. A iniciativa foi do vereador Júlio Protásio (PSB). Na ocasião também foi ofertado pelo vereador Ney Lopes Jr.(DEM) a Comenda Padre Miguelinho a maior condecoração dada pela Câmara Municipal.

Os presentes assistiram a um vídeo enaltecendo a vida política do líder dos Democratas. Em seguida, o propositor da solenidade proferiu um discurso destacando detalhes da história política do homenageado. “Essa é uma justa e afetuosa homenagem que nasce do reconhecimento da vida pública e do talento administrativo desse político”, destaca o vereador. O senador recebeu das mãos do vereador Enildo Alves (PSB) o diploma de homenagem.

Após a entrega do diploma foi a vez do senador receber a Comenda Padre Miguelinho, em reconhecimento aos trinta anos de vida pública, proposta por Ney Lopes Jr. que também homenageou o Agripino com um discurso emocionado, que falava da sua trajetória de vida e de homem público.

"...Gostaria de deixar registrado que o senhor é como uma árvore frondosa que produz bons frutos através da sua ações. E mais falar da sua vida é falar da vida da senhora Anita Catalão Maia, essa mulher sempre elegante, educada e de uma simplicidade jamais vista. O senhor senador com certeza vive aquela maxíma popular que diz; atrás de um grande homem, existe um grande mulher.Parabéns senador, o seu nome é sempre lembrado pelo seu exemplo de correção, ética. Não é fácil chegar a essa altura da vida pública e não conter nenhuma mancha, pois o que é comum hoje em dia é ver justamente o contrário. Quero continuar a seguir seu exemplo, assim como o do meu pai o ex-deputado federal Ney Lopes de Souza...", discursou Ney Jr.

O senador José Agripino se mostrou emocionado com as homenagens recebidas declarando suas responsabilidades em defender o interesse público. “Quero falar de um homem que me trouxe para a vida pública do Rio Grande do Norte, me refiro ao ex-governador Lavoisier Maia. Foi um político decente e limpo por quem tenho admiração”, ressaltou enquanto todos aplaudiam de pé o político Lavoisier Maia. “Talvez a melhor coisa que tenho feito na minha vida pública tenha sido ouvir a vontade do povo e assim chego aos 30 anos de vida pública recebendo essa homenagem marcada pelas mãos limpas e respeito ao povo por quem não vou faltar”, completa.

A solenidade foi marcada pela presença ilustre de autoridades políticas e comunitárias. Os senadores Garibaldi Alves, Rosalba Ciarlini, Deputados Federais Betinho Rosado e Felipe Maia, o ex-deputado Ney Lopes de Souza vice-prefeito, Paulinho Freire, representante da Governadora, Aluizio Lacerda, Prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, Deputados Estaduais Getulio Rego,José Adécio, Leonardo Nogueira, Lavosier Maia, Raimundo Fernandes, o Conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB), Sérgio Freitas, além de lideranças comunitárias, admiradores, amigos e familiares do homenageado.

Também prestaram justa homenagem ao parlamentar os vereadores, Dickson Nasser (PSB), Paulo Vagner (PV), Chagas Catarino (PP), Maurício Gurgel (PHS), Sargento Regina (PDT), Hermano Morais (PMDB), Bispo Francisco de Assis ( PSB), Albert Dickson (PP), Raniere Barbosa (PRB), Julia Arruda (PSB), Aquino Neto (PV), Adenubio Melo (PSB), Adão Eridan (PR), Heraclito Noé (PPS) e Edivan Martins (PV). Após a cerimônia foi servido um coquetel no pátio da CMN.


Com informações da Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Natal e Fotográfia: Elpídio Júnior

Ney Júnior defende retorno do pai a política

O vereador Ney Lopes Júnior, único parlamentar do DEM na Câmara Municipal de Natal (CMN) foi o entrevistado desta sexta-feira (25) no Jornal da Manhã da 95 FM, pelos jornalistas Marcos Aurélio de Sá, Túlio Lemos e Daniela Freire.

Em seu primeiro mandato, o democrata fez uma avaliação positiva dos resultados obtidos até agora, reconheceu que a crise aberta entre a Prefeitura e os vereadores governistas no episódio dos vetos da prefeita está ultrapassada e defendeu a abertura das novas vagas na CMN, após a promulgação da PEC dos vereadores, apenas para 2012.

“No entendimento jurídico, a aprovação da lei precisa ser feita até um ano antes do período eleitoral. Então não se pode imaginar como essa mudança pode voltar para trás”, disse. Ao ser questionado sobre os estados que já empossaram seus suplentes, o parlamentar criticou e defendeu a espera por uma decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sobre o pai, o ex-deputado federal Ney Lopes, disse que seu retorno a política ainda não está descartado. Mas, caso o ex-parlamentar não dispute a eleição, o vereador entrará na briga por um espaço na Assembleia Legislativa.

“Eu posso dizer que em 2010, um Ney será candidato”, afirmou

Com informações do Blog Arquivo S/A - Jornalista Saul Amorim

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Câmara aprova relatório da Cei dos Medicamentos

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram, por quatorze votos a favor, duas abstenções e um voto contrário, o encaminhamento do relatório final da Cei dos Medicamentos, que investigou a compra e o armazenamento de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde, nos anos de 2007 e 2008.

O relatório da CEI dos Medicamentos pede que o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves e mais sete pessoas sejam averiguadas. Os ex-secretários Maria Aparecida França e Edmilson Albuquerque, o ex-chefe do SAMOL, Fabio Brennand, e o ex-funcionários Giuliana Patricia Gomes, Alian Paiva de Arruda, Gabriela Fernandes Moreira e Mariza Sandra de Araújo.

O texto final tem 97 páginas e está disponibilizado no endereço http://www.ceidosmedicamentos.blogspot.com/. Ele foi feito por Albert Dickson e pelos vereadores Hermano Moraes, Ney Lopes Junior, Heráclito Noé e Paulo Wagner, membros da comissão.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ney Lopes Jr. propõe criação do Conselho Municipal da Juventude

No Dia da Juventude no Brasil, parlamentar presenteia os jovens de Natal com a proposição

O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) apresentou ao setor legislativo da Câmara Municipal um projeto de lei que instituí o Conselho Municipal da Juventude em Natal. O órgão de assessoria, planejamento e consultoria do município será vinculado a Prefeitura e promoverá a integração e a participação da juventude no processo social, econômico, político e cultural da cidade.

O Conselho tem por objetivo atuar na defesa dos direitos dos jovens, e encaminhar as reivindicações e sugestões da juventude aos órgãos públicos, empresas privadas, entidades civis e, em particular, ao Poder Público Municipal. O órgão trabalhará também na promoção de campanhas de conscientização, programas educativos junto às instituições de ensino e pesquisa, empresas, veículos de comunicação e outras entidades.

Ney Lopes Jr. diz que a iniciativa tenta minimizar as distorções sociais atribuídas a essa faixa etária da população.
“É comum associar juventude a violência, drogas e pessoas sem responsabilidade. No entanto, muitos caminhos podem afastar os jovens desses problemas, como a oferta de ensino, qualificação e trabalho, acesso a bens culturais, ao lazer, ao esporte e promoção de suas habilidades de forma útil à comunidade e a si mesmos”, justifica.


O Conselho Municipal da Juventude será composto pelas representações dos estudantes, Câmara Municipal de Natal, Executivo, movimentos religiosos, Secretaria de Educação, Fundação Cultural Capitania das Artes – FUNCARTE e Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer- SEJEL.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Democratas reúne nomes da política nacional em Natal





O vereador Ney Lopes Jr.(DEM) participou hoje, 18, à tarde do Fórum de Gestão Municipal do seu partido e das comemorações pelos 30 anos de vida pública do presidente estadual, o senador José Agripino Maia(DEM), o evento lotou o auditório do Hotel Ocean Palace.

Do cenário Nacional os senadores Efraim Morais (DEM-PB), Aldemir Santana(DEM-MA), deputados federais Ronaldo Caiado(DEM-GO), André de Paula(DEM-PE), o presidente nacional do partido Rodrigo Maia(DEM-RJ), o Ex-Ministro da Previdência Social e deputado Roberto Brant(DEM-MG), o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab e o Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda(DEM).

Dos expoentes da política local estiveram presentes, os senadores Garibaldi Alves (PMDB) e Rosalba Ciarlini (DEM), os deputados federais Betinho Rosado(DEM), João Maia, Rogério Marinho(PSDB). Além deles as prefeitas Micarla de Sousa (PV) de Natal e de Mossoró Fafá Rosado(DEM), o presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria(PMN),os três deputados estaduais democratas José Adécio, Getúlio Rêgo, Leonardo Nogueira, e os pevistas Paulo Davim e Gilson Moura.

Também participaram vereadores de Natal e Mossoró, prefeitos do interior do estado, líderes partidários, correligionários. Todos reunidos para escutar as palestras José Roberto Arruda, Rosalba Ciarlini, Gilberto Kassab que apresentaram ao público presente, suas boas experiências como gestores.

O primeiro a falar foi o governador Arruda que relatou um pouco de sua trajetória política, e como conseguiu diminuir muitos dos gastos públicos, fazer investimento com criatividade. Em seguida foi a vez da senadora Rosalba, que demonstrou entusiasmo ao mencionar os feitos de suas ações, quando prefeita de Mossoró, a senadora relembrou que a cidade recebeu reconhecimento de instituições como UNESCO e FGV, pela melhora significativa da qualidade de vida da população através do programa de saneamento básico implantado por sua gestão dentre outras ações.

Para finalizar o ciclo de apresentações o prefeito Gilberto Kassab demonstrou exemplos que dão certo na cidade mais populosa do Brasil. Kassab falou sobre a importância da transparência das ações públicas, através da internet , citou também que é necessário um empenho maior dos governos federais e estaduais para ampliarem o repasse financeiros aos municípios, e que é preciso que os gestores saibam fazer parcerias com instituições privadas, nos mais diversos campos.

Este ponto foi citado como o mais positivo de sua administração. “As parcerias públicos privadas hoje eu digo, que são fundamentais para se conquistar políticas públicas efetivas, porque somente com o dinheiro dos repasses , não conseguimos estabelecer as mudanças das cidades brasileiras que são inúmeros” , disse Kassab. Notícia que a prefeita Micarla gostou de ouvir, pois Natal já conta com legislação própria sobre o tema, que é de autoria do vereador Ney Lopes Jr.(DEM), o programa Mutirão da Solidariedade, e a pevista comentou com o prefeito de São Paulo que agora é só por regulamentar totalmente e por em prática.

Depois da participação do prefeito de São Paulo foi a vez dos Democratas renderem homenagens ao líder da oposição no Congresso Nacional o senador José Agripino, pela passagem dos seus 30 anos de vida pública. Agripino recebeu dos seus correligionários troféus comemorativos, e da juventude Democratas recebeu das mãos do vereador Ney Lopes Jr. uma placa em agradecimento pelo zelo que o senador conduz o partido no Rio Grande do Norte e no país.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Lei que obriga identificação de torcedores também é promulgada



Uma das leis de autoria do vereador Ney Lopes Júnior, publicadas na edição desta quinta-feira, 10, do Diário Oficial do Município, tem por objetivo minimizar a violência nos estádios de futebol de Natal por meio da identificação de todos os torcedores nas entradas das arenas esportivas de futebol.

"Após participar de uma audiência pública sobre o assunto apresentei um Projeto de Lei que fará com que os ingressos vendidos nos estádios contenham espaços destinados para informações sobre o torcedor", afirmou o democrata.

O parlamentar destaca que o objetivo é facilitar a identificação dos torcedores envolvidos em brigas e ações de violência nos dias de jogos. Para ele, muitos torcedores se dirigem aos estádios com o objetivo apenas de promover brigas, o que tem afastado boa parte do público dos jogos que ocorrem em Natal pelos diversos campeonatos.

"Alguns torcedores vão aos jogos apenas com intuito de promover confusão. Entendo que é necessário coibir qualquer prática de violência, pois a ida aos estádios deve ser uma diversão e não uma preocupação por parte da sociedade", afirmou.

Outra razão exposta pelo vereador são os danos causados ao erário público e privado. "As perdas materiais são muitas, por exemplo, as pichações e depredações no patrimônio público e nos ônibus, sem falar no chamado "dano social", que deixa um impacto na vida do natalense instituindo a cultura do medo e o distanciamento daquele torcedor nato dos estádios", concluiu.

Multirão da Solidariedade é criado através de lei publicada no DOM

Foi publicada hoje, no Diário Oficial do Município, a lei que cria o Mutirão da Solidariedade da cidade de Natal, projeto a ser viabilizado através de um programa de parcerias público-privada com a prefeitura. A lei de autoria do vereador Ney Lopes Júnior visa incrementar, desenvolver, coordenar, regular e fiscalizar parcerias público-privadas de interesse público, na esfera da Administração Pública Municipal Direta e Indireta do município.

De acordo com o vereador, o programa de parcerias público-privadas de Natal priorizará, entre outras ações comunitárias, programas de assistência à criança e ao adolescente, valorização do turismo, acesso ao abastecimento alimentar e habitação popular, defesa dos direitos do consumidor e prestação de assistência jurídica gratuita a carentes na defesa de direitos fundamentais.

Também estão incluídas atividades de preservação da biodiversidade, de praias, estuários, reservas florestais, dunas, manguezais, nascentes de rios, além de ações voltados para o acesso à educação, saúde pública e medicamentos, assistência ao idoso, aos portadores de necessidades especiais e ao esporte amador, e inclusão social dos usuários de drogas.

Lei que autoriza convênio com o CETESB é promulgada


Foi promulgada nesta quinta-feira, 10, a lei de autoria do vereador Ney Lopes Júnior, que autoriza a prefeitura a firmar convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O convênio tem como objetivo uma parceria técnica na elaboração de um projeto de saneamento básico para a cidade de Natal, treinamento de pessoal em preservação do meio ambiente, entre outros programas de cooperação científica.

De acordo com o vereador, a Cetesb dispõem de acervo tecnológico de alto nível e pleno reconhecimento mundial. “Ela é considerada, no ranking das empresas globais que preservam o meio ambiente, como a de melhor nível de qualidade e eficiência na América Latina e Caribe.”, afirma.

Ele diz ainda que a CETESB mantém permanentes cursos de curta duração, em reciclagem e aperfeiçoamento na área ambiental, o que permitirá que a Secretaria do Meio Ambiente de Natal credencie técnicos e servidores para freqüentar esses cursos, sem ônus de taxas de matrículas, criando os meios necessários à qualificação de pessoal técnico especializado no meio ambiente.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Prefeita sanciona mais duas leis propostas por Ney Júnior

O vereador totaliza oito leis em seu primeiro mandato

Duas novas leis propostas pelo vereador Ney Lopes Jr.(DEM) foram sancionadas nesta quinta-feira, 03, pela Prefeita Micarla de Sousa. O Diário Oficial do Município publicou em sua terceira edição de setembro as Leis Nº 5.952 e 5.956. As novas redações estabelecem regras que beneficiam a Educação Municipal.

A primeira complementa a Lei 5.409 que obriga a existência de um interprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nos estabelecimentos comerciais com bancos, shoppings e hospitais. A Lei do parlamentar democrata altera um artigo e inclui a obrigatoriedade de um interprete, também na rede municipal de ensino e nas instituições que atendem a alunos surdos, o profissional das LIBRAS será disponibilizado para atuar nas salas de aula.

Já a Lei de Nº. 5.956, obriga a entoação do Hino Nacional e do Município nas escolas públicas de Natal, quando as instituições promoverem cerimônias cívicas, e também em todas as segundas-feiras, nos horários das manhãs e tardes por partes dos alunos e professores.

O vereador do DEM avalia como positiva as ações proposta pelo poder legislativo municipal. “É possível através do trabalho desenvolvido pela Câmara realizar políticas públicas de inclusão social e executar medidas de promoção do pleno exercício da cidadania”, disse Ney Jr.

Ney Júnior apresenta três novos projetos de lei

O vereador Ney Lopes Jr. (DEM), apresentou três projetos de lei nesta quinta-feira (03) ao setor legislativo da Câmara Municipal do Natal. Os projetos tratam do direito do consumidor, medidas de preservação ao meio ambiente e sobre o trato com animais.

O primeiro institui o parcelamento de multas de trânsito emitidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – SEMOB – para os motoristas que possuam carros registrados em Natal ou nas situações previstas na Lei Federal nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro). O valor poderá ser dividido em até 12 parcelas mensais corrigidas pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo – IPCA. Segundo a redação do projeto, o valor mínimo de cada parcela será de R$ 30,00 (trinta reais). A lei beneficiará mais de 270 mil veículos licenciados no município de Natal, caso seja sancionada.

Outro projeto de lei apresentado pelo parlamentar dispõe sobre o reaproveitamento do material orgânico derivado das podas de árvores e da coleta do lixo das feiras-livres. A legislação obriga a Companhia de Serviços Urbanos –URBANA – que todo material coletado seja triturado e transformado em adubo a ser utilizado, exclusivamente, para hortas comunitárias e escolares, projetos de paisagismo e ajardinamento promovidos pelo Poder Público Municipal.

Já o terceiro projeto tem como objetivo conscientizar a população de que os maus tratos contra animais é crime previsto na legislação federal. De acordo com o texto, clínicas veterinárias e pet shops serão obrigados a manter em local visível uma placa com os seguintes dizeres: “É crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos (Lei Federal 9.605/98, art. 32)”. A placa deve conter, ainda, os telefones da Polícia Ambiental e da Linha Verde do IBAMA.

Agora, os projetos seguem para apreciação das Comissões Permanentes da Casa.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Senadora Rosalba apresenta em Brasília projeto dos Concursos



Já está no canal de vídeos do vereador Ney Lopes Júnior, o vídeo com o pronunciamento em que a senadora Rosalba Ciarlini apresentou em Brasília o projeto dos Concursos, de autoria do vereador natalense.

O projeto, que em Natal já é lei, obriga a contratação imediata dos candidatos aprovados em concursos dentro do número de vagas estipulado e edital.

O endereço do canal de vídeos do vereador Ney Lopes Júnior é o www.youtube.com.br/neylopesjr

Ney Júnior defende projeto que beneficia o esporte em Natal

O vereador Ney Lopes Júnior entrou no debate em torno da suposta inconstitucionalidade do projeto Bolsa Atleta, do vereador Edivan Martins. Na tribuna, Ney Júnior lembrou que não cabe a comissão de educação discutir a inconstitucionalidade do projeto e sim a Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final, da qual faz parte.

“Na minha opinião, o Direito não é uma ciência exata, depende da interpretação do poder judiciário. A função do poder é criar alternativas e criar projetos econômicos para contribuir com o município.”, disse ele.

“Eu acredito que nós podemos superar essas burocracias impostas pelo próprio direito administrativo. Se gera dispesa, se não gera. O vereador Edivan não está criando a despesa. Ele está propondo a criação de um programa que será definido pela prefeitura, com o objetivo de incentivar o esporte no município.”, concluiu.

O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão com dezoito votos favoráveis, um contrário e 2 contários e duas abstenções.