quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ney Lopes Jr. estará na Feirinha de Sant´Ana


Amanhã, quinta-feira, o vereador Ney Lopes Jr.(DEM) segue com destino ao Seridó para participar das festividades de Sant´ana, em Caicó. Ney Jr. estará na tradicional feirinha onde a comunidade seridoense se confraterniza e se reencontra durante na Festa de Sant´Ana.

Ney Lopes Jr. fica em Caicó até a sexta para prestigiar a carreata dos motoristas, a 8ª Novena, os eventos na Ilha de Sant`Ana e ao tradicional Baile dos Coroas, no clube Corintians. No sábado Ney Lopes Jr. cumpre agenda em outros municípios da região Seridó para conversas com lideranças políticas da região e do partido Democratas .

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ney Lopes Jr. debate projeto Via Livre com empresários da Avenida Afonso Pena


O vereador Ney Lopes Jr. foi convidado por um grupo de empresários para participar de uma reunião nessa segunda-feira,20. A razão do convite era discutir a instalação do projeto Via Livre na Avenida Afonsa Pena.

Na ocasião estiveram presentes lojistas que possuem estabelecimentos comerciais na avenida, a proprietária do Restaurante Talher Ivone Freire, Fabiana Gondim da Clinica Terezinha Gondim, Aline Novaes da Fatern e Renato Ramalho da Oficina da Luz. Os empresários conversaram com Ney Jr. sobre as implicações possíveis caso a o projeto seja realmente implantado.

“O que nós estamos buscando é um dialogo maior entorno do assunto. Não podemos concordar que a posição da SEMOB, seja colocada em prática sem que tenha havido um debate maior sobre o projeto”, explica Ivone Freire.

Já empresária Fabiana Gondim expôs a preocupação com a diminuição das vendas. “Essa determinação pode ocasionar queda no repasse dos impostos e em futuras demissões, já que ela prevê uma queda significativa no número de consumidores no local.

O vereador concorda com a reivindicação dos empresários para não transformar a Avenida Afonso Pena em Via Livre, projeto da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB).

Ney Lopes Jr ressalta que além dos lojistas que serão afetados economicamente, os moradores que não tem garagem, as clínicas e outros estabelecimentos precisam do espaço para guardar seus veículos. Segundo ele, muita gente sairá prejudicada se a medida for adotada.

O parlamentar apresentou sugestões para tentar evitar o projeto Via Livre, como por exemplo, a construção de túneis de acesso à Via Costeira e a adoção de sentido único em alguns horários nas avenidas Prudente de Morais e Salgado Filho (Hermes da Fonseca).

Ney Jr. explica ainda, que não é contra alternativas que melhorem o trânsito de Natal, mas que se tire o espaço público para estacionamento e se crie apenas espaços pagos, deixando quem não pode pagar sem ter outra opção.

Na próxima segunda-feira, 27, às 17h haverá uma audiência no auditório do CDL, com os moradores e empresários e o Secretário da SEMOB, Kelps Lima para tentar viabilizar algumas alternativas para adequar o Projeto Via Livre.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Prefeito de Lisboa é homenageado pela Câmara de Natal


A Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Natalense e a Medalha Padre Miguelinho ao prefeito de Lisboa, Antonio Costa. Ele veio à capital potiguar para participar da Semana de Lisboa em Natal.

Em seu discurso, o vereador Ney Lopes Júnior, um dos propositores do título, falou sobre a importância do estreitamento da relação entre as duas cidades. A seguir, alguns trechos do discurso:


"Lembro no início das minhas palavras, a aldeia do Ribatejo, chamada Azinhaga, onde nasceu o ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1998, José de Sousa Saramago. Na vasta e respeitável obra literária desse escritor consagrado, recordo uma expressão por ele escrita e apropriada para o momento que vivemos: “não tenhamos pressa, mas não percamos tempo!”. Esta, é a nossa bussola comum, na implantação do intercâmbio entre Natal e Lisboa; o Brasil e Portugal.

Certamente, os mais céticos indagam as razões práticas e objetivas da aproximação da nossa cidade de Natal com a cidade de Lisboa. A resposta está no fato de que embora não devamos ter pressa, não podemos perder tempo diante de em cenário mundial, que prenuncia o aumento do desemprego, da economia informal em expansão e a redução drástica da renda dos mais pobres.

Pergunto: a quem cabe, senão aos administradores e legisladores públicos, buscar alternativas, através da criatividade, que reduzam a dor coletiva e construam horizontes de novos empregos e oportunidades para as massas abandonadas e
desiludidas?

Afinal, se tornou atual o vaticínio de Eleanor Roosevelt, quando considerou que o “futuro pertence a quem crê na beleza de seus sonhos”. Não me refiro a mero subjetivismo de sonhos. Acredito apenas, que aqueles que não sonham se comparam a pássaros, que com a asa rompida não podem voar.

Senhor Presidente Antonio Costa, Portugal é um exemplo patente de crença nas relações internacionais da reciprocidade entre os povos. Como membro fundador da NATO – a organização do tratado do atlântico norte – reforçou a modernização, com o ingresso na Comunidade Econômica Européia, cuja adesão ocorreu em 1986.

Vossa Excelência, Senhor Presidente, é igualmente uma veemente demonstração do valor da nova geração política portuguesa. De origem goense, licenciou-se em Direito na Faculdade de Lisboa, sendo pós graduado em Estudos Europeus. Foi deputado na Assembléia de Lisboa, na Assembléia da República, inclusive vereador na Câmara Municipal de Loures, município português pertencente ao distrito de Lisboa e sub região da Grande Lisboa.

No Partido Socialista, Vossa Excelência segue a trilha e o exemplo do grande líder mundial Mario Soares, aquele personagem memorável que em 28 de abril de 1974 – o ano em que nasci - desembarcou em Lisboa, vindo do exílio em Paris no chamado "Comboio da Liberdade", recebido por uma multidão de portugueses. O Sr. Mario Soares foi primeiro ministro de Portugal em três governos constitucionais, presidente da República em dois mandatos e também como Vossa Excelência, deputado do Parlamento Europeu.

Saudar Vossa Excelência, Presidente Antonio Costa, é exaltar, por justiça, os valores de um homem público, que exercendo o elevado e honroso cargo de Ministro da Administração Interna preferiu renunciar para dedicar-se à cidade de Lisboa, como seu presidente da Câmara Municipal, o que em nosso país corresponde ao mandato de Prefeito Municipal.

Natal o recebe fraternalmente, da mesma forma que Lisboa nos recebeu. Aqui acendemos simbolicamente juntos, uma vela votiva na catedral dos nossos sonhos comuns. Essa réstea de luz haverá de iluminar os caminhos de um amanhã, que rogamos a Deus não traga consigo a inquietude da permanência das desigualdades sociais, da fome, do desemprego, da agonia coletiva.

Vossa Excelência, a Eminente prefeita Micarla de Souza, os vereadores que integram este plenário legislativo, os auxiliares da administração, todos nós desejamos acertar.
Desejamos fomentar o turismo entre os dois continentes, abrir veredas de empregos para os desempregados, de qualificação profissional, enfim a identificação de um lugar ao sol para aqueles que têm a legitima aspiração de crescer honrada e honestamente com a sua família e a sua comunidade.

Vossa Excelência recebe nesta solenidade, a “Medalha Padre Miguelinho” e o título de “Cidadão Natalense”, homenagem desta Câmara Municipal de Natal.

O natalense padre Miguel Joaquim de Almeida Castro, o Miguelinho, não foi apenas um dos heróis da Revolução Pernambucana de 1817, como conta a história tradicional, mas sobretudo um homem sem temores, culto, intelectual e sonhador.

Ele acalentou muitos sonhos. Um deles, o desmembramento do Estado do Rio Grande do Norte, à época anexado ao território de Pernambuco, que passou a ser província autônoma como conseqüência da Revolução Pernambucana.

Padre Miguelinho tornou-se um mito, por reunir na sua pessoa a tradição religiosa e o herói nacional. Os sentimentos do Padre Miguelinho foram os mesmos dos portugueses na histórica Revolução dos Cravos, de 25 de abril de 1974, quando este valoroso país - raiz e origem da história nacional brasileira - procedeu à descolonização de todas as suas colônias.

Recebe também Vossa Excelência o título de cidadão natalense. A honraria é mais significativa para nós natalenses, do que para Vossa excelência. Desejamos te-lo como nosso amigo e conterrâneo, agora e no futuro. De mãos entrelaçadas iremos exercitar a criatividade e buscarmos os caminhos de paz e harmonia social, que beneficiem a
nossa gente.

Com a firme crença na viabilização e concretização desta integração bilateral entre Natal e Lisboa, senhor Presidente Antonio Costa, termino as minhas palavras, da forma como as iniciei: “não tenhamos pressa, mas não percamos tempo!”."

Vereadores aprovam reajuste dos agentes de saúde

A Câmara Municipal do Natal aprovou na sessão extraordinária desta sexta, 17, o reajuste dos agentes de saúde e a emenda que prevê a contratação emergencial de agentes de combate às endemias. Com isso, os servidores terão um aumento de aproximadamente 60%, e os salários passarão dos R$ 531 para R$ 850.

A aprovação do reajuste foi bem recebida pelos servidores que lotaram as galerias da Câmara e comemorada com discursos acalorados em carros de som em frente ao Palácio Padre Miguelinho.

O vereador Ney Lopes Júnior foi um dos quinze vereadores que participaram da sessão.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dois projetos esperam promulgação e cinco são aprovados em primeira votação

Após aprovação de dois projetos de lei na tarde da última quarta-feira, 15, outros cinco projetos de autoria do vereador Ney Lopes Júnior foram aprovados em primeira votação na sessão ordinária desta quinta-feira, 16.

Um dos projetos aprovados em segunda votação na quarta, proíbe, durante o horário de atendimento ao público, a transferência de valores e bens patrimoniais nos interiores de instituições públicas e privadas, que trabalham com grandes quantias em dinheiro. O outro projeto proíbe inuguração de obra pública inacabada. Os dois aguardam sanção da prefeita Micarla de Souza.

Dentre os cinco projetos aprovados em primeira votação nesta quinta, um reconhece a Lingua Brasileira de Sinais no município de Natal; outro diz respeito a obrigatoriedade da entoação do hino de Natal pelos alunos da rede municipal; um terceiro autoriza a prefeitura a realizar convênio com a CETESB; um outro institue a indetificação de torcedores ao adquirir ingressos para eventos esportivos; e o último cria o Multirão da Solierariedade em Natal, com a finalidade de desenvolver parcerias público-privadas na esfera muncipal.

Em seis meses de trabalho, o vereador Ney Lopes Júnior apresentou 19 projetos de lei e 82 requerimentos à Câmara Municipal.

Ney Júnior participa de duas sessões solenes e uma extraordinária nesta sexta

Nesta sexta-feira (17), a Câmara Municipal do Natal sedia uma série de eventos que antecedem o recesso parlamentar. No primeiro deles, o América Futebol Clube recebe homenagens em sessão solene pelos 94 anos completados no último dia 14. A sessão acontece às 10h.

Em seguida acontece a sessão extraordinária para votar o reajuste salarial dos agentes de saúde. Após a aprovação da proposta, serão disponibilizados até 600 cargos para os agentes de combate às endemias e mil postos para os agentes comunitários de Saúde.

Encerrando os trabalhos do legislativo, acontece uma sessão solene em que serão homenageados integrantes da comitiva portuguesa que estará em Natal participando da Semana de Lisboa em Natal.

Oito deputados municipais de Lisboa serão agraciados com diplomas de honra ao mérito, e dois receberão as comendas Padre Miguelinho. A solenidade se inicia às 12hs, com a presença da governadora Wilma de Faria e da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa.

O recesso na Câmara Municipal do Natal acontece do dia 18 de julho a 03 de agosto.

Lei que regulamenta transporte de valores é promulgada

O Diário Oficial do Município promulgou nesta quarta-feira (15) a lei Nº 0279/2009, de autoria do vereador Ney Lopes Jr.(DEM), que proíbe, durante o horário de atendimento ao público, a transferência de valores e bens patrimoniais nos interiores de instituições públicas e privadas, que trabalham com grandes quantias em dinheiro.

A proposta objetiva garantir maior segurança à população que utiliza diariamente os serviços de shoppings, casas lotéricas, bancos, escolas e outras instituições que trabalham com embarque e desembarque de carros de valores (carros fortes). Caso as empresas de transferência de valores não cumpram a determinação será estipulada uma multa entre R$ 10 mil e R$ 100 mil.

O autor da lei afirma que a medida é tanto educativa, quanto de segurança. “Acredito que não é interessante para uma criança, por exemplo, visualizar os guardas armados, mesmo sendo um objeto de trabalho.”

O parlamentar completou, “A medida também é de segurança, porque o fluxo de embarque e desembarque aumenta a possibilidade de assaltos em momentos em que as pessoas estão utilizando os serviços dos diversos estabelecimentos.”, explicou Ney Jr.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ney Júnior concede entrevista ao Repórter 98

Áudio está disponível no site www.neylopesjr.com.br

O vereador Ney Lopes Júnior acaba de conceder entrevista ao programa Repórter 98, da 98FM. Com o jornalista Felinto Rodrigues, o democrata conversou, entre outros assuntos, sobre a Semana de Natal em Lisboa.

"Não temos como fomentar o turismo se não divulgarmos a nossa cidade. Nós precisamos fazer com que o mundo conheça Natal."
De acordo com o vereador, até o início do ano, a Secretaria de Turismo praticamente não existia. "Não tinha Chefia de Gabinete. Se um empresário quizesse investir, iria procurar quem, se a secretaria não funcionava? Este erro só foi corrigido com a reforma administrativa", completou.

RESULTADOS DA VIAGEM
Entre os resultados apontados como positivos pelo vereador, ele citou a realização de contatos com o Ministério Cultura de Portugal, para que o governo possa recuperar ou construir museus que resgatem a história portuguesa em Natal.

"Também foi assinado uma espécie de protocolo de intenções, através do ual Portugal vai permitir que os professores da rede municipal que se destacarem no exercício de suas funções recebam bolsas para cursos de reciclagem nas Universidade de Lisboa e Coimbra."
Ney Júnior também relatou que conheceu em Portugal, um projeto pelo qual o governo disponibiliza computadores adaptados com a cesso à internet para crianças. "Nós já tivemos a idéia de também fazer essa adaptação para portadores de necessidades especiais."

Lembrando a Copa do Mundo de 2014, o parlamentar citou ainda a visita ao estádio de Benfica, que foi recosntruído e pode servir de modelo para o que será feito com o Machadão.

"Nós também tivemos um intercâmbio legislativo com a Assembléia Municipal de Lisboa. Trocamos experiências nos mais diversos campos. Conhecemos como funciona a Defesa do Consumidor e o Tribunal de Arbitragem."

Ney Júnior ressaltou ainda que a Compahia Aérea TAP estava pretendendo cancelar alguns voos "e após a viagem já fala em aumentar o número de voos entre Lisboa e Natal.

"Tivemos reunião com mais de 100 empresários portugueses. A maioria não sabia sequer que Natal existia. Portanto, foi uma viagem positiva porque extrapolou o limite do turismo. Partiu para o social, o cultural e político. Espero que todos esses pontos venham a ser efetivados. Não só espero como vou cobrar."

Câmara discute LDO para depois entrar em recesso

A Câmara de Natal discute a partir desta terça-feira, 14, a Lei de Diretrizes Orçamentárias do município, que deve ser votada até a próxima quinta-feira.

De acordo com o vereador Ney Lopes Júnior, a Casa não pode entrar em recesso, a previsto para começar na sexta, sem antes encerrar o processo de votação da LDO. "A Câmara só pode entrar em recesso após sua aprovação. É lei", ressaltou Ney Júnior.

O vereador lembra ainda que o recesso se dará apenas às sessões ordinárias. Nos gabinetes, o trabalho continua.

Ney Júnior participa de lançamento do Prêmio Via Livre de Jornalismo


O vereador Ney Lopes Júnior participou do lançamento do Prêmio Via Livre de Jornalismo, promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana da prefeitura. O evento ocorreu no Versailles Tirol e contou com a presença da prefeita Micarla de Souza e do secretário responsável pela pasta, Kelps Lima. Além da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, Nelly Carlos.

O objetivo do prêmio é estimular os profissionais da imprensa na formação de uma nova cultura de trânsito e transporte em Natal, colaborando na discussão que aponte caminhos e soluções para a melhoria da mobilidade na cidade.

O prêmio total do concurso, incluindo todas as categorias concorrentes é de R$ 48.500,00, sendo – R$ 6 mil para os primeiros lugares e R$ 2.500,00 para os segundo lugares. Haverá ainda um Premio de Excelência, no valor de R$ 6 mil, para o melhor trabalho entre os premiados, que também receberá um certificado.

Concorrem reportagem publicadas no período de 2 de fevereiro de 2009 até às 18 horas do dia 03 de setembro de 2009. Mais informações no http://www.premiovialivre.com.br/.

Ney Júnior comenta entrevista através do Twitter

O vereador Ney Lopes Júnior tem utilizado o seu Twitter para externar algumas opiniões sobre fatos relacionados à Câmara de Natal. Nesta segunda-feira, com repercusão em outros blogs, o vereador comentou as declarações feitas pelo ex-prefeito Carlos Eduardo, ao Jornal 96, da 96FM, sobre a CEI dos Medicamentos.

"Ouvi a entrevista do ex-prefeito na 96FM. Carlos Eduardo literalmente cria fatos para justificar o injustificável e acusa pessoas de bem.", comentou Ney Júnior. No programa, o ex-prefeito voltou a tecer críticas aos membros da Comissão.

O endereço do twitter de Ney Júnior é o www.twitter.com/neylopesjr

Projeto que proíbe inauguração de obra pública inacaba está em tramitação

Já está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal o projeto de lei do vereador Ney Lopes Júnior que proíbe a inauguração de obra pública municipal inacabada.

Esse é mais um dos projetos de destaque do parlamentar, que acaba de completar seu primeiro semestre de trabalho na Casa e já tem duas leis promulgadas.

Ney Júnior propõe nova audiência para debater a cultura

O vereador Ney Lopes Júnior entrou com requerimento na Câmara municipal para realização de uma nova audiência onde a cultura será o tema principal.Desta vez, o foco será a necessidade da preservação do patrimônio cultural e seus impactos na sociedade moderna.

A idéia da audiência surgiu de uma reunião que o vereador Ney Lopes Júnior teve com o presidente da Fundação Capitania das Artes, César Revoredo, na semana passada. Entre outros assuntos, eles conversaram sobre grandes eventos e políticas de promoção à cultura em Natal, assim como formas de desburocratizar a legislação relacionada ao tema.

Memória
A primeira audiência pública proposto por Ney Júnior para debater políticas de incentivo à cultura na capital e região metropolitana aconteceu no dia 14 de maio, no plenário da Câmara. Bastante prestigiado, o encontro contou com a presença de representadas das entidades ligadas aos governo municipal e estadual, artistas e produtores culturais.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ney Júnior presta solidariedade aos membros da CEI

Elpídio Júnior

O vereador Ney Lopes Júnior usou a tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira, 7, para se solidarizar com os membros da CEI dos Medicamentos, em virtude das declarações que o ex-prefeito Carlos Eduardo tem dado em entrevistas recentes.

“Fomos agredidos verbalmente, o que vem se tornando rotina. O ex-prefeito Carlos Eduardo, usando de adjetivos inoportunos, tenta a qualquer custo desqualificar e menosprezar o papel importantíssimo que esta casa exerce.”, disse Ney Júnior.

O democrata aproveitou para parabenizar o presidente da comissão, pelo trabalho. “Vossa excelência vem conduzindo com brilhantismo, isenção e imparcialidade esta CEI.”

O pronunciamento foi encerrado com a afirmação de que a CEI não acabará em Pizza. “Talvez a sociedade de Natal se surpreenda porque ela não acabará em Pizza. Ela acabará apontando os verdadeiros responsáveis por esses fatos que surpreendem a cada dia o nosso povo.”

Comissão de Justiça despacha todos os projetos em tramitação

A Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Natal, da qual o vereador Ney Lopes Júnior faz parte, despachou nesta semana todos os projetos em tramitação na comissão.

O fato, segundo Ney Júnior, é considerado inédito por servidores da casa que sempre acompanharam os trabalhos da CCJ.

Projeto dos Concursos Públicos também é promulgado

O vereador falou ainda, em seu discurso na tarde desta terça-feira, 7, sobre uma outra lei de sua autoria, que também foi publicada no Diário Oficial do Município e já está em vigor.
"Outra lei que foi aprovada e que e julgo altamente importante e de um alcance social sem tamanho para nossa cidade, é a dos concursos públicos.

Ao longo da minha vida, acompanhei a luta de muitos estudantes que buscam no concurso público, uma oportunidade de exercer com dignidade suas funções.

Eu tive a oportunidade de me formar em direito, em jornalismo, mas sei que muita gente não tem essa oportunidade.

Antes existia uma indústria das taxas de inscrição, com pagamento de livros, apostilas, alimentação, sem ter sequer a certeza da convocação.

Os estudantes passam anos e anos se preparando e quando passam em algum concurso público, não tem sequer a garantia da contratação. Essa injustiça eu busquei corrigir no projeto de lei.

No sentido de que a partir de agora, está garantido a todos aqueles que passarem nos concursos públicos do município de Natal, a convocação imediata.

Agora, a lei obriga que os editais venham discriminando o número de vagas. Se um concurso é para 20 vagas, uma vez publicado o resultado, a prefeitura passará obrigatoriamente a contratar os 20 primeiros colocados.

Já o direito subjetivo se aplica a quem passou em vigésimo primeiro lugar."

"A sensação é do dever cumprido", diz Ney Júnior, após publicação de leis no Diário Oficial do Município

Elpídio Júnior

O vereador Ney Lopes Júnior subiu à tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira para falar da satisfação e o do sentimento de dever cumprido em relação aos dois projetos de lei de sua autoria que foram promulgadas e já estão em vigor no município de Natal.

“A sensação do dever cumprido, uma vez que um deles trata do direito do consumidor. Uma esfera em que sempre atuei como advogado e jornalista e agora, como vereador, com a oportunidade de também poder fazer leis que venham a melhorar a qualidade de vida das pessoas. De garantir direitos que muitas vezes as pessoas têm previstos na legislação e na grande maioria são descumpridos até mesmo por desconhecimento.

A primeira lei estabelece a obrigatoriedade das empresas enviarem correspondências referentes a cobranças com no mínimo dez dias de antecedência. Uma lei que surgiu dos anseios da própria sociedade, já que os juros de pagamentos atrasados vêm embutidos na fatura, e o consumidor sempre paga a conta. Isso não podemos
permitir.

Se uma conta de luz chega atrasada, a quem o consumidor vai pedir socorro? Se vai ao correios foi culpa da empresa. Se vai à empresa, a empresa diz que a culpa é dos Correios.

Até então não havia nenhuma legislação que tratasse do assunto.

Essa legislação vem até para proteger lojistas, comerciantes e empresários, porque eles também terão como comprovar a data da emissão do boleto. Portanto, o meu intuito foi colaborar também com a atividade dos empresários, mas sobretudo proteger os direitos do cidadãos.

A aprovação desta lei não foi uma vitória somente minha, mas desta casa, porque nos dois turnos foi aprovada por unanimidade."

terça-feira, 7 de julho de 2009

Ney Júnior questiona de quem é a responsabilidade

Após a leitura da carta que o ex-prefeito Carlos Eduardo enviou para tentar justificar sua ausência à CEI, todos os membros da comissão criticaram a postura do ex-gestor e disseram que os argumentos apresentados por ele são frágeis.

Um dos vereadores que se mostraram frustados com ausência foi o democrata Ney Lopes Júnior. “Uma das perguntas que eu iria fazer seria de quem é a responsabilidade pelo caos com os medicamentos”, disse Ney Júnior(DEM). O vereador disse que o prefeito mais uma vez age de forma negligente quando se omite a dar informações.

“Ao mesmo tempo envia esse documento tentando justificar. Outro fato que me surpreende é tentar misturar e confundir a cabeça do cidadão natalense atribuindo à administração de Micarla de Souza falhas que tem a ver com o período que esteve na prefeitura”, afirmou.

O vereador foi incisivo ao citar a legislação referente à CEI que recomenda, em casos de ausência não justificada, usar a justiça para que os esclarecimentos sejam prestados. “A minha interpretação é que houve uma falta não justificada e este documento não satisfaz a expectativa dos membros desta CEI. Sugiro que haja uma intervenção judicial”, disse.

O prefeito foi convocado a depor novamente nesta quinta-feira, às 9h.

Carlos Eduardo falta depoimento da CEI

A Comissão Especial de Inquérito que investiga irregularidades no sistema de armazenagem e distribuição de remédios da Secretaria Municipal de Saúde nos anos de 2007 e 2008 pretendia ouvir na manhã desta segunda-feira, 6, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. No entanto, a CEI recebeu uma carta que foi lida em plenário, pelo presidente da comissão, vereador Hermano Morais (PMDB), onde o ex-prefeito apresentou seus argumentos e comunicou sua ausência na reunião.

Segundo Carlos Eduardo, ele teve acesso à documentação apurada pela CEI no dia 2 de julho, através de seus advogados. O ex-prefeito afirma não ter recebido documentos importantes pertencentes ao inquérito. “Estes documentos foram sonegados ao meu conhecimento”, escreveu.

Segundo ele, até 2007 o Departamento de Material e Patrimônio (DMP) funcionava adequadamente, apesar de haver a demanda por uma melhor estrutura. “Não há explicação para a administração atual em 90 dias não ter melhorado a estrutura atual. Havia recursos para o rebaixamento do teto para climatizar o depósito”, justificou.

Carlos Eduardo acredita ser vítima de um viés sensacionalista e político onde o rancor político da atual administração montou um cenário de destruição para prejudicar sua administração. “Acredito que esta CEI toma o mesmo rumo da farsa política da administração atual. Razão pela qual não participo”, relatou no documento enviado à CEI.

sábado, 4 de julho de 2009

Lei Municipal obriga empresas a emitir cobranças com 10 dias de antecedência

Foi publicada nesta sexta-feira(03), no Diário Oficial do Município, a lei municipal 0277/2009, que dispõe sobre a postagem ou remessa direta de avisos de cobrança.A lei é de autoria do vereador Ney Jr. e obriga a partir de agora, as empresas sediadas em Natal a emitir com tempo mínimo de dez dias, anteriores ao vencimento, para entregar essas correspondências contendo o carimbo da data de emissão.

Ainda segundo a lei, os clientes que receberem o documento de cobrança com prazo inferior ao estipulado ficam desobrigados do pagamento de multas ou encargos por atraso até o limite de dez dias após o vencimento da fatura.

Segundo o autor da lei, o vereador Ney Lopes Jr.(DEM), é comum o consumidor receber boletos, contas de energia e água com dias de atraso, sendo os juros inseridos na fatura seguinte. “Diante do corre-corre do dia-a-dia, a gente deixa pra lá, mas veja quanto isso não influi no orçamento, no decorrer dos anos. Daí a importância de criar uma lei que minimizasse essas perdas”, explica Ney Jr.

Outro detalhe é que em caso de descumprimento da lei será aplicado ao infrator multa de no mínimo R$ 1 mil e no máximo R$ 10 mil. A multa será corrigida mensalmente pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPC) até a data do efetivo pagamento, levado em consideração o potencial econômico do autuado.

O projeto apresentado pelo parlamentar no dia 21 de maio foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. Agora, a lei terá um prazo máximo de 120 dias para sua total regulamentação.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Vereadores Edivan Martins, Albert Dickson e Sagento Regina se solidarizam com Ney Lopes Jr.

Os vereadores Edivan Martins(PV), Albert Dickson(PP) e Sargento Regina(PDT)saíram em defesa do vereador Ney Jr.

Ainda nesta quinta-feira (02) os parlamentares complementaram a fala de Ney Lopes Jr. afirmando com veemência a idoneidade do vereador democrata no exercício do seu mandato.

O primeiro a se pronunciar foi o vereador Albert Dickson (PP) que estava no momento na presidência dos trabalhos:

“ Ney quero me solidarizar com você e parabenizá-lo por seu discurso. Nós que trabalhamos com você sabemos muito bem, da sua forma e conduta de agir. Você é militante da verdade, e ouso dizer que aqui nesta Casa você é um dos que mais e melhor representa a ética.

E tem realmente o espírito público com maior motivador do seu mandato. Quero aqui me solidarizar com você e dizer que, muitas vezes, as críticas são de feitas forma imaturas e não ética. Desde já quero subscrever o seu pronunciamento e parabenizá-lo mais uma vez.”afirmou Albert.

Em seguida o vereador do Partido Verde discorreu sobre o assunto:

“Quero também me congratular com o vereador Ney Lopes Jr. e dizer que você vereador é sim e muito ético, sério e um parlamentar extremamente atuante nesta casa. E receber essas críticas é bastante normal.

Muitas vezes elas são injustas e equivocadas, mas faz parte do processo democrático. Mas sei que você já superou essas colocações. E que não esquecerá de sempre ser ouvinte da opinião pública, e mais que será também sempre imbuído do espírito publico e do bem fazer para os cidadãos da nossa cidade.” disse Edivan Martins.

Por último a vereadora Sargento Regina do PDT solicitou um aparte e também pronunciou-se em favor de Ney Jr.

“Meu caro amigo e nenhum momento duvidei de você. Sei que foi a essa viagem para trabalhar. E tenho certeza que o fez durante todo o tempo em que lá esteve. Estou com você sempre.” disse Mary Regina

Ney Lopes Jr esclarece pronunciamento sobre a Semana de Natal em Lisboa

O vereador Ney Jr. usou o horário de liderança partidária, na tarde desta quinta-feira,02, para esclarecer as colocações feitas por ele, no pronunciamento da quarta-feira. Confira o pronunciamento do parlamentar:

“Gostaria de fazer uma ponderação e explicar o que quis dizer realmente, no meu pronunciamento ontem. Não sou de utilizar essa tribuna para ficar rebatendo as críticas que recebo, seja da imprensa ou da opinião pública, mas sinto que há necessidade de falar novamente sobre a viagem feita a Lisboa.

Primeiramente quero dizer que não entrei na política para fazer dela uma profissão, nem muito menos procurar benesses, ou para ter um salário fixo no final do mês, entrei para vida pública com sentido de defender o que acredito que poder servir de instrumento para melhorar a vida das pessoas da nossa cidade.

Quero colocar aqui a verdade dos fatos, não disse em nenhum momento que não devo satisfação a sociedade. O que eu disse é que eu não gostaria de estar tendo que esclarecer as críticas, e sim contar as boas experiências vistas na capital portuguesa, por todos que participaram da viagem.

Jamais diria que não tenho satisfação a dar, pois isso seria um contra-senso da minha parte. Tenho total consciência da responsabilidade que é ser um vereador, e se estou aqui foi justamente porque existiram milhares de pessoas que acreditaram confiaram em mim.

Devo satisfações sim , e é por isso que estou exercendo meu mandato muita coragem, dedicação e que vou sofrer ainda muitas críticas, mas que também não me intimidarei continuarei tentando inovar e fazer com que a Câmara Municipal melhore sua imagem já a tanto desgastada. Sei que mudanças muitas vezes geram impacto e resistência, mas podem ficar certos, que as pessoas que em mim votaram não as decepcionarei com nenhuma atitude desonra ou de vergonha.

Reitero que a viagem a Lisboa foi muito positiva, e trará em curto prazo de tempo boas mudanças para a cidade.

Finalizo dizendo que entendo muito bem as críticas, e colocações feitas são totalmente compreensíveis, diante do que vive a esfera política brasileira, sobretudo as Casas Legislativas do nosso país. O poder legislativo é sempre o poder mais criticado, por ser o que está mais próximo a população. Mas não somente por isso, mas principalmente porque a população está cansada e descrente da classe que a representa.

E que quero deixar bem claro meu posicionamento sou totalmente favorável a essa experiências de intercâmbio seja nacional ou internacional acredito muito que podemos tiara resultados práticos dessas relações estabelecidas nessas relações bilaterais. Não pensem que não vou cobrar as ações práticas, as quais se dispuseram os portugueses lá em Lisboa, para a nossa cidade. Quando vierem aqui ainda esse ano participar da mesma ação.”

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ney Júnior sobe à tribuna para falar de viagem a Lisboa


O blog publica agora os principais trechos do pronunciamento do vereador Ney Lopes Júnior, que falou na tarde desta quarta-feira, 1º, sobre a Semana de Natal em Lisboa:

"Subo à tribuna na tarde de hoje muito mais satisfeito e motivado, com a sensação do dever cumprido, que com a necessidade de dar explicações.

No entanto, como vivemos numa casa política, onde é comum e necessária a contraposição de idéias, debates e críticas, construtivas, entre governo e oposição.

Muito se falou na minha ausência, do vereador Edivan Martins, Dikson Nasser, Júlio Protásio, da viagem que fez a comitiva da prefeita de natal, Micarla de Souza.

Foram muitas lamentações. O que é uma pena, levar uma viagem dessa para o viés político.
São infundadas as críticas que foram feitas.

Críticas políticas, porque qualquer pessoa de inteligência mediana percebe e sabe que nunca, nenhum prefeito da cidade de Natal teve a iniciativa de levar o poder executivo, legislativo, judiciário, imprensa, empresários e classe artística para divulgar nossa cidade em outro pais e continente.
Pensar ao contrario seria ser contra a nossa cidade. Seria querer jogar para a platéia.

Porque pasmem, a nossa principal atividade econômica é o turismo. E nossa Secretaria de Turismo, que até votarmos a reforma, não tinha sequer estrutura de receber um cônsul.
Soubemos através da internet, das criticas.

As criticas que foram feitas denigrem a imagem própria casa, por renegar o poder de representatividade da Câmara Municipal de Natal.

Prefiro até acreditar que o que li tenha sido, de certa forma, desvirtuado das falas dos colegas vereadores, porque sei da visão que tem de enxergar além de um palmo do nariz a importância de um evento desta natureza para a cidade.

Espero que essas críticas tenham sido no campo político. Não que tem o que se criticar. Mas por mero instrumento de vendida política.

Onde foi citado claramente, com todas as letras, a expressão farra com o dinheiro público.

É fazer farra com o dinheiro público, conseguir recursos com o governo português para recuperar museus e pontos históricos da nossa cidade?

É fazer farra com o dinheiro público, conhecer projetos bem sucedidos, como recuperação de computadores para que crianças possam entrar no mundo cibernético?

Lembrei de Vossa Excelência, vereadora Regina, quando vi um sistema de segurança da cidade de Lisboa.

Lembrei de Vossa Excelência, vereadora Júlia Arruda, quando vi membros da assembléia municipal de Lisboa, jovens como nós, preocupados com o futuro da cidade de Lisboa.

Em julho, estaremos recebendo uma comitiva por juristas e deputados municipais, para darmos continuidade ao intercambio cultural que iniciamos.

A revolta de parte da população não é culpa da prefeita, nem dos vereadores. A culpa é da imagem dos políticos no Brasil. É por isso que terminam focalizando a Câmara Municipal.

O poder político no Brasil não se dá respeito. Daí as criticas em cima da casa e da prefeita, que revoluciona o turismo da cidade do Natal.

Àqueles que têm a descrença total, eu peço um voto de confiança.

Disse a prefeita, vossa excelência tem que enfrentar as críticas que fazem a esta viagem e programar novas viagens desta natureza. E cobrar resultados concretos que venham beneficiar nossa cidade e o nosso povo."

Câmara Municipal homenageia Batalhão Itapirú e seu comandante

Uma dupla homenagem ocorreu na noite dessa terça-feira (30) na Câmara Municipal do Natal. Em sessão solene, foram celebrados os 170 anos do Batalhão Itapirú, e seu comandante, o tenente coronel Francisco Humberto Montenegro, recebeu a honraria do título de cidadão natalense. As homenagens foram propostas conjuntamente pelos vereadores Ney Lopes Jr.(DEM)e Hermano Morais (PMDB).

A importância do Batalhão Itapirú para a capital potiguar é marcada por sua presença em diversas áreas de atuação. Além de guardar os interesses da pátria e proteger os cidadãos, o exército tem prestado serviços na assistência à saúde e social.

“O Batalhão se destaca por sua atuação na defesa do meio ambiente em Natal, sendo guardião do Parque das Dunas. Além disso, tem colaborado em momentos de calamidade pública, como secas e enchentes, na distribuição de alimentos, e em muitas outras ocasiões em que foram necessários”, disse o parlamentar em discurso

Para o coronel, ser cidadão de Natal é um grande orgulho. “Em Natal, eu comecei minha carreira de oficial de exército, e tive minhas primeiras experiências profissionais. Vivo a minha terra Natal”, declarou ele, em agradecimento à honraria.

Comandantes do policionamento da capital e militares da Marinha e do Exército se fizeram presentes à solenidade, que teve a participação dos vereadores Bispo Francisco de Assis (PSB), Sargento Regina (PDT), Júlia Arruda (PSB), Franklin Capistrano (PSB) e Raniere Barbosa (PRB).

Acompanhe o dia-a-dia de Ney Júnior no Twitter

O vereador Ney Lopes Júnior também aderiu ao Twitter, uma rede social que permite ao usuário ler ou escrever pequenas notas sobre o seu dia-a-dia. Acessando agora a página do parlamentar, você terá um resumo da viagem que ele fez à Portugal, acompanhando a comitiva da prefeita Micarla de Souza.

Ney Júnior apresenta resultados de Semana de Natal em Portugal

O vereador Ney Lopes Júnior já está em Natal, após viagem para Lisboa, onde participou da Semana de Natal em Portugal. Na tarde desta quarta-feira, 1º, ele fará pronunciamento no plenário da Câmara para falar sobre os resultados do evento.

Nota do blog
O blog se antecipa e publica algumas das impressões que o vereador irá apresentar na tarde de hoje. Para Ney Júnior, a Semana de Natal em Lisboa foi um sucesso. "Respeito a opinião de todos, mas ser contra um evento deste significa falta de visão."

Entre os resultados da viagem, o vereador também deverá ressaltar as reuiões em que empresários portugueses demonstraram interesse em realizar investimentos em Natal, visando a Copa de 2014, e a visita à projetos sociais desenvolvidos pelo governo português.

"Um desses projetos é o que o governo de Lisboa investe em computadores adaptados para crianças. Excelente idéia. Podemos ampliar para portadores de necessidade especial.", afirma.