sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ney Lopes Jr fala sobre os problemas enfrentados pela população de Natal quando chove

Os estragos causados pelas chuvas que atingiram a cidade de Natal nos últimos dias também foram lembrados pelo vereador Ney Lopes Jr, quando ele subiu à tribuna da Câmara Municipal na sessão da última quinta-feira, 26. Para ele, o maior problema é a falta de planejamento das obras de drenagem realizadas no município.

- A gente vê na televisão as casas das pessoas sendo invadidas, mas as nossas não são. A gente vê as pessoas perdendo suas coisas, em meio a toda aquela água, mas parece que aquilo não tem nada a ver com a gente. Mas tem. Mesmo sendo um problema de praticamente todas as cidades do país, não podemos deixar de discutir nesta casa, o que acontece em nossa volta quando chove.

O vereador disse ainda que irá convidar o Secretário de Obras do Município, Demétrio Torres, para debater com os vereadores, sobre o planejamento das obras que estão em andamento na cidade para tentar diminuir os estragos causados pelas enchentes.

Ney Jr apresenta voto de pesar a família de Toinho Guedes

Ney Lopes Jr registrou o falecimento do barbeiro Antônio Guedes, que faleceu na última segunda-feira, 23. No plenário da Câmara Municipal, o vereador lembrou de quando era levado pelo seu pai, o ex-deputado Ney Lopes, ainda criança, para cortar o cabelo com "Seu Toinho Guedes", como era conhecido.

"Toinho Guedes cultivava uma amizade muito grande por todos que lá passavam. Apresento voto de pesar a sua família, em nome de seus filhos Beto e Márcia Guedes, que sofreram a dor da perda de um pai e de um homem que deixou profundas raízes de amizades em Natal.", falou o vereador.

Ney Jr cobra cópia dos contratos às secretarias de saúde do estado e do município

Na Câmara Municipal, a próxima audiência pública sobre a crise da saúde está marcada para a terça-feira, 3 de março. Com a proximidade do encontro, o vereador Ney Lopes Jr, que coordena os trabalhos da comissão administrativa que vai fiscalizar os contratos assinados entre o poder público e as cooperativas médicas, subiu à tribuna para pedir pressa na entrega das cópias dos textos.

"Eu venho aqui quase que implorar para que as secretarias de saúde do estado e do município enviem as cópias dos contratos. Caso contrário, na próxima terça-feira, estaremos aqui debatendo as mesmas coisas que foram apresentadas nas audiências anteriores", falou o vereador. Para Ney Jr, sem poder ler o que está escrito nos contratos, não há como apontar as possíveis falhas e apresentar eventuais soluções para os problemas por quais passa o setor.

Durante seu pronunciamento, nesta quinta, 26, Ney Lopes Jr foi aparteado pelos vereadores George Câmara, Franklin Capistrano, Bispo Francisco e Raniere Barbosa. Todos parabenizaram o empenho do vereador nos trabalhos da comissão de saúde e se aliaram a ele, no pedido de urgência pela entrega das cópias dos contratos.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Projeto obriga empresas a postar contas com dez dias de antecedência


O vereador Ney Lopes Jr apresentou um projeto de lei à Câmara de Natal, que obriga empresas e órgãos públicos sediados em Natal, a postar suas contas com no mínimo dez dias de antecedência, para evitar que o consumidor seja lesado, mesmo que em centavos. Essas correspondências devem conter o carimbo da data de emissão.

“É comum o consumidor receber a conta de luz com um/dois dias de atraso. E os juros vem embutido na fatura seguinte. Diante do corre-corre do dia-a-dia, a gente deixa pra lá. Mas veja quanto isso não influi no orçamento, no decorrer dos anos. Daí a importância de um projeto como esse”, explica Ney Jr.

Segundo o texto, os clientes ou consumidores que receberem o documento de cobrança em prazo inferior ao estipulado ficam desobrigados do pagamento de multas ou encargos por atraso até o limite de dez dias após o vencimento da fatura. Em caso de não cumprimento da lei, será aplicada multa entre mil e dez mil reais.

Ney Jr apresenta projeto que proíbe transferência de valores em estabelecimentos comerciais

O estacionamento de carros-fortes em frente a bancos, casas de câmbios, shoppings e outros estabelecimentos por onde circula um grande número de pessoas, expondo ao perigo, não só os transportadores, vigilantes e funcionários, mas também a população, é uma das principais causas de assaltos e violência nesses locais. Repetem-se na crônica policial do país tais ocorrências, que põem em risco a vida de muitas pessoas.

A Constituição Federal de 1988 revogou a resolução nº 679/87 do CONTRAN, que permitia o livre estacionamento de veículos de transporte de valores, remetendo ao município a atribuição de legislar sobre essa matéria por se tratar de assunto de interessa local.

Foi pensando nisso que o vereador Ney Lopes Jr apresentou à Câmara de Natal um projeto de lei que proíbe, em horário de atendimento ao público, o transporte, embarque, desembarque e a transferência de valores e bens patrimoniais, no interior de shoppings centers, casas de câmbio, centros comerciais, supermercados, estádios esportivos, agências bancárias e estabelecimentos que manuseiem valores expressivos de dinheiro.

A lei também se aplica nos casos de atendimento a agências bancárias e similares, que se localizem a uma distancia de 500m2 de estabelecimentos de ensino, em horários destinados a entrada e saída de alunos, sejam eles públicos ou privados.

Já as empresas e estabelecimentos financeiros, que possuírem local apropriado para o embarque, desembarque e transferência dos valores, assumindo a responsabilidade civil e penal por danos causados a terceiros, estariam liberadas.

De acordo com o projeto, o descumprimento da lei sujeita o infrator à aplicação de multa entre dez e cem mil reais. Nos casos de reincidência, o estabelecimento será interditado e haverá a suspensão do alvará municipal de funcionamento.

Projeto garante convênio com Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo

O vereador Ney Lopes Jr apresentou à Câmara de Natal um projeto de lei que autoriza a prefeitura a firmar convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

O convênio tem como objetivo uma parceria técnica na elaboração de um projeto de saneamento básico para a cidade de Natal, treinamento de pessoal em preservação do meio ambiente, entre outros programas de cooperação científica.

De acordo com o vereador, a Cetesb dispõem de acervo tecnológico de alto nível e pleno reconhecimento mundial. “Ela é considerada, no ranking das empresas globais que preservam o meio ambiente, como a de melhor nível de qualidade e eficiência na América Latina e Caribe.”, afirma Ney Jr.

Ele diz ainda que a CETESB mantém permanentes cursos de curta duração, em reciclagem e aperfeiçoamento na área ambiental, o que permitirá que a Secretaria do Meio Ambiente de Natal credencie técnicos e servidores para freqüentar esses cursos, sem ônus de taxas de matrículas, criando os meios necessários à qualificação de pessoal técnico especializado no meio ambiente.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Ney Jr participa da abertura oficial do Carnaval em Natal


O tradicional Baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu, nesta quinta, 19, marcou o início oficial do carnaval na capital.


Ao lado dos vereadores Ney Lopes Jr e Edivan Martins, a prefeita Micarla de Sousa entregou a chave da cidade ao rei e à rainha do Carnaval 2009.

As imagens são de Canindé Soares.

Projeto obriga estabelecimentos a disponibilizarem telefones de táxis



O vereador Ney Lopes Jr se encontrou na última quinta-feira, 19, com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Natal, Aléxis Manguinho. Eles conversaram sobre o projeto de lei que o vereador apresentou na Câmara Municipal, sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais disponibilizarem para os clientes informações de telefones de táxis credenciados no município.

De acordo com o texto, todos os estabelecimentos comerciais e similares que comercializem bebidas alcoólicas e ofereçam local para o consumo estarão obrigados a inserir avisos nos cardápios e disponibilizar cartazes de fácil visibilidade com números de telefones locais de cooperativas de táxi, ou de profissional habilitado e registrado para o serviço.

Os cartazes devem ter o tamanho de 60 cm x 70cm com a inscrição: NÃO DIRIJA SE CONSUMIR BEBIDA ALCÓOLICA. CHAME UM TAXI. Abaixo, devem estar inseridos os números dos telefones dos profissionais e/ou cooperativas que oferecem o serviço.

O descumprimento da lei sujeita o infrator à advertência por escrito, na primeira autuação. E à aplicação de multa no valor de um mil e quinhentos reais na reincidência, corrigida mensalmente pelo Índice de Preço ao Consumidor (IPC) até a data do pagamento. Na terceira vez, haverá a interdição do estabelecimento e suspensão do alvará de funcionamento.

“O projeto certamente contribuirá para reduzir acidentes com veículos automotores em Natal, provocados pela ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.”, disse Ney Jr, que espera a aprovação da proposta pela Casa.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ney Jr apresenta projeto que obriga empresas a postar suas contas com no mínimo dez dias de antecedência

Dois projetos de autoria do vereador Ney Lopes Jr foram apresentados esta semana. O primeiro é o que obriga as empresas a postar suas contas com no mínimo dez dias de antecedência, para evitar que o consumidor seja lesado, mesmo que em centavos. Essas correspondências devem conter o carimbo da data de emissão.

“É comum o consumidor receber a conta de luz com um/dois dias de atraso. E os juros vem embutido na fatura seguinte. Diante do corre-corre do dia-a-dia, a gente deixa pra lá. Mas veja quanto isso não influi no orçamento, no decorrer dos anos. Daí a importância de um projeto como esse”, explica Ney Jr.

O outro projeto é o que autoriza a prefeitura a celebrar convênio com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Governo de São Paulo, Cetesb. “Essa parceria é necessária e não vai gerar gastos para a prefeitura de Natal. Uma cidade que já teve água de qualidade, mas que por falta de planejamento se encontra na situação atual, colocando em risco as futuras gerações.”, disse o vereador.

Para ele, a Câmara precisa, no embalo da gestão participativa que a prefeita propôs, sugerir e contribuir com políticas públicas que visem a melhoria da qualidade de vida do povo de Natal.

Ney Jr requer homenagem ao cantor e compositor Fernando Luiz

Entre os requerimentos apresentados esta semana pelo vereador Ney Lopes Jr, está uma sessão em homenagem aos 40 anos de carreira artística do cantor e compositor potiguar Fernando Luiz. Segundo Ney Jr, Fernando é um homem determinado, que vem lutando em favor da cultura potiguar e natalense. “Ele tem história e pode contribuir apresentando propostas para o desenvolvimento da cultura em nossa cidade”.

Ainda falando de homenagens, Ney Jr requereu um voto de congratulação ao Colégio Imaculada Conceição, CIC, que vai completar 107 anos de existência. O colégio é dirigido pela Irmã Mércia Maria Alves dos Santos.

Ney Jr diz que exemplo tem que vir de cima


O vereador Ney Lopes Jr, DEM, foi enfático quando se dirigiu ao vereador Raniere Barbosa, PRB, na tarde desta quarta-feira, 18. Raniere questionou as verbas destinadas à publicidade da prefeitura.

Em seu discurso, Ney Jr disse que se propõe a pedir algumas explicações à prefeita Micarla, desde que o vice-presidente da república, José Alencar, que é do mesmo partido de Raniere, detalhe os gastos do governo federal neste ponto. “Proponho que o governo federal também reduza seus gastos com publicidade, afinal estamos tratando de dinheiro público.”

Ney Lopes Jr afirmou que se sente muito feliz em fazer parte da Câmara ao lado da prefeita Mircala de Souza. Ele lembrou que caminhou com ela durante a campanha e disse que acredita na determinação que ela tem em mostrar para Natal aquilo que há muito tempo a cidade clama.

Ele disse ainda que apesar de fazer parte da base de apoio ao governo municipal, reconhece que não há democracia sem oposição e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo grupo de oposição à prefeita.

"Se existe um partido que faz oposição verdadeira é o DEM", diz Ney Jr

O vereador Ney Lopes Jr, DEM, aproveitou o pronunciamento do vereador Luiz Carlos, sobre o caso das denúncias de indicação para cargos em estatais por parte do governo federal, para expressar sua opinião a respeito do assunto. As denúncias foram publicadas na edição do último final de semana da revista Veja, que trouxe em suas páginas uma entrevista com o senador peemedebista Jarbas Vasconcelos.

Ney Jr disse que esse tipo de indicação é natural, mas não esperava isso de pessoas que sempre criticaram o rateamento de cargos. Ele lembrou que o seu partido já foi acusado várias vezes de nunca deixar o poder, independente de quem estivesse com o poder. “Agora, o Democratas não faz parte da base, o que mostra quanto foram injustas essas acusações do passado. Se existe um partido que faz oposição verdadeira ao presidente Lula é o Democratas.”

Entre outros parlamentares, Ney Jr citou o exemplo do senador José Agripino, que na condição de líder do partido, há oito anos exerce um papel importante no cenário nacional.

“Acho estranho o Palácio do Planalto ainda não ter se manisfestado. Porque os que estão lá são os mesmo que acusaram o meu partido no passado”, continuou Ney Jr.

O vereador foi mais longe e disse que interpreta o silêncio como uma confirmação das denúncias apresentadas pelo senador Jarbas Vasconcelos.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ney Jr fala sobre viagem ao Rio em pronunciamento

Em seu pronunciamento na seção desta terça, 17, o vereador Ney Lopes Júnior, DEM, falou sobre a viagem que fez ao Rio de Janeiro, ao lado do vereador Júlio Protásio e do presidente da Câmara de Natal, vereador Dickson Nasser, ambos do PSB. No Rio, eles conversaram com o presidente da Câmara da cidade, Jorge Felipe, e com o prefeito Eduardo Paes, do PMDB.

Entre os assuntos tratados na Câmara, foi discutido um possível intercâmbio de funcionários entre as duas casas legislativas, para que os profissionais possam se aprimorar conhecendo uma realidade diferente da que estão acostumados a trabalhar.

“Não queremos dizer que os funcionários de uma casa são melhores que os de outra, mas apenas que por viverem realidades diferentes, eles podem ganhar muito com a experiência e realizar um trabalho melhor quando voltarem.”, disse Ney Jr.

Outro assunto discutido com o presidente da Câmara do Rio foi o regimento interno, a contratação de profissionais concursados para prestar assessoria técnica aos vereadores e a Lei Orgânica do Município.

Segundo Ney Jr, os vereadores não são obrigados a saber de tudo, daí a necessidade de um concurso para técnicos que prestem assessoria e possam ajudá-los nos vários setores. Sobre o regimento interno, ele disse que precisa ser feita uma reformulação, para que o trabalho dos vereadores ocorra de forma mais ágil, moderna e eficaz.

Quando falou sobre a Lei Orgânica, Ney Jr foi aparteado pelo vereador Raniere Barbosa, do PRB. Ele lembrou que as normas atuais, em vigor há onze anos, ainda não se adequaram às novas emendas constitucionais, portanto, estão ultrapassadas.

Ainda em seu pronunciamento, Ney Jr falou sobre a visita que os vereadores fizeram ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, seu colega de militância liberal dos tempos do PFL Jovem. Entre outros assuntos, eles conversaram sobre UPAs e segurança no trânsito. No Rio, câmeras foram instaladas para monitorar alguns pontos da cidade.

Júlio Protásio destaca papel de articulador exercido por Ney Jr

Como do Rio de Janeiro, os vereadores partiram para Brasília, Ney Jr também aproveitou o pronunciamento desta terça, 17, para falar sobre os resultados obtidos com duas reuniões. Uma no Ministério de Minas e Energia, onde foi firmado um convênio no valor de cem mil reais, outra, na Secretaria da Receita Federal, comandada por Lina Vieira, que liberou um caminhão de computadores para o programa de inclusão digital desenvolvido pela Câmara.

Após o pronunciamento do vereador Ney Lopes Júnior, o vereador Júlio Protásio destacou o papel de articulador que o democrata exerceu para que esses recursos fossem obtidos para a cidade. “Ney Jr cativou amizades ao longo de sua vida que são importantes e podem ajudar bastante a nossa cidade”, disse Protásio.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ney Jr preside comissão administrativa que avalia contratos com as cooperativas médicas

O vereador Ney Lopes Júnior será o presidente da comissão administrativa da Câmara que vai promover uma ampla discussão sobre o problema da saúde na capital. A comissão irá avaliar, inclusive, os contratos firmados entre o poder público e as cooperativas médicas.

O grupo de trabalho será formado pelos integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, por representantes das entidades envolvidas, da Assembléia Legislativa e do Congresso Nacional.

De acordo com Ney Jr, as reuniões da comissão serão realizadas todas as terças.

Ney Jr participa de audiência pública sobre a crise na saúde


A agenda do vereador Ney Lopes Júnior foi intensa nesta terça. O primeiro compromisso na Câmara foi a audiência sobre a crise na saúde pública de Natal, com representantes de entidades ligadas ao tema e integrantes da Comissão de Saúde, da qual Ney Jr. faz parte.
Durante a audiência, o vereador destacou a necessidade do avanço das discussões para uma decisão prática e anunciou a criação de uma comissão administrativa para avaliar os motivos da crise e uma eventual solução.

Ainda na ocasião, a sindicalista Soraia Godeiro parabenizou o interesse de Ney Lopes Júnior pela saúde pública, pela ética e disposição com a qual encampa as lutas sociais.

No próximo dia 3 de março, uma nova audiência será realizada pela Casa, com a participação do Conselho Nacional de Saúde.

Hoje, o foco dos debates foi a questão dos contratos firmados entre o poder público e as cooperativas médicas.

Vice-líder de Micarla, Ney Jr defende prioridade da prefeita no começo dos trabalhos

O vereador Ney Lopes Júnior reafirmou hoje a necessidade de se resolver rapidamente a atual crise por qual passa o setor da saúde pública de Natal.

Como vice-líder da prefeita Micarla de Souza, ele disse que irá priorizar o tema neste início de administração a pedido da própria gestora. “Também daremos prioridade a outros assuntos, mas o foco inicial é para a saúde”, afirmou o vereador.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ney Lopes Jr visita prefeito do Rio e relembra tempos de militância na Juventude Liberal


Os vereadores Ney Lopes Jr (DEM), Júlio Protásio (PSB) e Dickson Nasser (PSB), presidente da Câmara de Natal, foram recebidos no último dia 8 de fevereiro pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Foi uma visita de cortesia, segundo Ney Júnior, que foi militante da Juventude Liberal no mesmo período de Paes.

Os dois relembraram os tempos de militância, e o prefeito falou sobre sua administração.

Eduardo Paes disse que irá ajudar à prefeita Micarla de Sousa no que for preciso, lembrando que há pouco tempo ela esteve no Rio para visitar as Unidades de Pronto Atendimento do Estado.


Os vereadores ainda participaram de um encontro com representantes da mesa diretora da Câmara do Rio, para discutir a Lei Orgânica do Município.